Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
7.5
Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, E.P.E.

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca - Falta de atenção

Maria
Maria apresentou a reclamação
28 de março 2019
Hoje às 13h33 dirigi-me a este hospital com a minha para realizar três exames de oftalmologia. Tirei a senda D40 e qual o meu espanto quando a funcionária xxx me informa que “ não sendo a minha mãe deficiente profunda, nem amputada, nem cega, nem grávida, com bebé e nem com suporte de O2, a senha de prioritários não se aplicava”, a minha mãe anda de cadeira de rodas porque não consegue andar muito nem por muito tempo. Bem, como não sabia se existia alguma excepção no Decreto-Lei n° 58/2016, desculpei-me. A funcionária xxx inscreveu mesmo assim a minha mãe e indicou-nos a sala de espera 8. O primeiro exame estava marcado para as 13h55 e o seguinte para as 15h30. Confirmei no balcão 3/4 se era ali o local para esperar e mostrei mais uma vez as prescrições dos exames.
Às 14h30 a técnica da sala 55 chega e eu fui perguntar à sra enfermeira se estava muito atrasado ao que me responde que tenho que ir ao gabinete 55 e perguntar. Como a porta estava fechada não quis incomodar mas passados 15m (14h45) uma médica entra no gabinete e deixando a porta aberta, vejo a técnica a mexer no telemóvel, conforme podem confirmar na fotografia que envio em anexo.
Voltei ao balcão 3/4 a perguntar se situação era normal... mandaram-me para o gabinete do utente apresentar uma reclamação.
Veio uma funcionária que muita atenciosa foi falar com a chefe do serviço, presumo eu. Minutos depois tinha a enfermeira a vir ter connosco para perceber o que se estava a passar e depois de acompanhá-la, diz-me que estou na sala de espera errada, que a minha mãe já tem falta noutro serviço e que já nem deve conseguir fazer os exames. Ainda tentou falar com a técnica, da sala 55, mas espantem-se, não estava na sala... depois de esperar mais uns minutos, sugeri que fosse com a minha mãe ao PA5 fazer os exames e depois regressaria. Assim o fizemos.
Chegadas ao PA5, a técnica já tinha ido embora, “fartou-se de chamar pelas sras...já foi embora”. Sim, eram 2 doentes, a minha mãe é uma sra invisual de nome Maria José, se a memória não me falha, que por má informação estávamos na sala errada.
O sr enfermeiro, deste serviço, diz-nos que a técnica que faz a biometria já se foi embora e que teremos de marcar o exame para outro dia, mas que o técnico de campimetria irá fazer o exame da minha mãe, mesmo estado fora do seu horário de trabalho.
Às 15h50 a minha mãe entra para fazer o exame. Termina o exame e o técnico, muito profissional e simpático disse para irmos mais cedo no dia da consulta para fazermos o exame que estava em falta.
Como o exame é demorado, fomos com alguma pressa, dentro da velocidade segura para uma cadeira de rodas, até à sala de espera 8 e fui falar com a sra enfermeira (outra). Diz-me que tenho que regressar ao balcão 4, vou ao balcão 4 mais uma vez diz-me que não sabem nada e que tenho que ir perguntar aos técnicos “mas já foram embora”. Voltei à sra enfermeira e manda-me de volta ao balcão, por acaso uma auxiliar ouve a conversa e alertou a sra enfermeira que tinha que eu tinha que “falar com os técnicos nos gabinetes”, neste caso o 55 mas que já tinham ido embora...
“ Terá que voltar noutro dia, vá ao balcão remarcar os exames”, diz a sra enfermeira.

Vou marcar os exames e o sistema não permite a marcação para o mesmo dia, um ficou para dia 13 e outro para 16 de abril mas, porque há sempre mais qualquer coisa, “terá de falar com a dra para marcar a consulta para outro dia, terá de desmarcar a do dia 4 mas eu aqui não posso fazê-lo.
Saí do hospital às 17h10 com uma carga de nervos, pois nunca mas nunca imaginei que este hospital funcionasse assim. Foi erro atrás de erro, ninguém olhou para as folhas que eu mostrei com os exames assinalados, mesmo quando insisti para tal e apesar de ter confirmado 6 vezes que estava ali, presente. Foi preciso reclamar para me informarem que estava no local errado.
Data de ocorrência: 28 de março 2019
resposta enviada à reclamante
Maria
Maria avaliou a marca
21 de outubro 2020

É necessário um outro hospitalar linha de Sintra ou aumentar este.