Hospital São João
Centro Hospitalar de São João, EPE
  • Alameda Professor Hernâni Monteiro
    4200-319 Porto
  • geral@chsj.min-saude.pt

Hospital São João - Carta enviada 3 dias úteis antes da consulta, chega 2 dias depois da consulta.

Sandra Isabel Soares Ferreira
Sandra Ferreira apresentou a reclamação
20 de outubro 2016

Venho por este meio, indignada, informar sobre um caso que me aconteceu a mim mas está cada vez mais acontecer a muita gente que tem consultas no Hospital de S.Joao.

No dia 6 de Julho de 2016 fui a uma consulta no USF Alto da Maia com o médico Dr. João Costa Leite a pedir para retirar o implante hormonal que tenho no braço, mas para tal eu tinha que ser reencaminhada para a Ginecologia do Hospital de S. João. Normalmente, na secretaria do centro de saúde conseguem ver, mais ou menos, quando irá ser marcada a minha consulta (informação dada pela secretaria que estava de serviço nesse dia), mas nesse dia o sistema estava em baixo por isso não foi possível ver.

Esperei, esperei pela carta do hospital e nada, até que dia 13 de Outubro recebi a tão aguardada carta (passado 3 meses), para verificar que a minha consulta tinha sido 2 dias antes, ou seja no dia 11 de Outubro as 14:20.
Agora vocês dizem, deve ter sido erro dos correios, mas não.

Anexado a este email vai a carta e o envelope.

Como podem verificar na carta, a mesma foi assinada pelo medico Carlos Alberto M M Rocha no dia 6 de Outubro, ora dia 6 foi a uma Quinta-Feira, logo até dia 11 só tinha 7, 10 e 11 de Outubro para a carta ser entregue, mas se fosse entregue a dia 11 já não ia a tempo também.

Então eu liguei para la no dia 13 às 16:14 e a menina, muito simpática, fez me as questões:
- No envelope não vem nenhuma referencia de correio azul? A qual eu respondi não. (como podem verificar no anexo do envelope).
Mas eu disse-lhe que mesmo que fosse por correio azul não iria chegar a tempo porque de 6 a 11, com o fim de semana no meio, so iria ter 7, 10 e 11 para ser entregue, ou seja impossível. O que a menina concordou comigo. Até disse que a carta devia ter mandada muito mais cedo porque no caso de eu estar a trabalhar tinha que dar o aviso. (De momento estou ajudar o meu pai no café dele em Ermesinde todos os dias por isso claro que tinha que avisar com antecedência que iria ter de faltar).

Ela pediu desculpa e ainda disse que pelos vistos já não era a primeira vez que isto acontecia e que o medico que assinou só iria estar nesta Terça presente (dia 17 de Outubro), logo para eu esperar pelo telefonema dela.

Ora entretanto, eu trabalhando num café/restaurante, mencionei a minha situação a um senhor que costuma ir lá, ao café, todos os dias e que faz diálise no Hospital de S. João, qual é o meu espanto quando ele diz que a ele já lhe aconteceu muitas vezes também.

Então chega a hoje, dia 20 de Outubro (Quinta-Feira) e ligo para o hospital às 14:58 outra vez a ver como estava a situação. Desta vez atende-me outra pessoa.
Explico-lhe a situação e ela primeiro diz que a culpa e dos correios porque por correio azul devia ter chegado na data, ora é quando lhe explico o mesmo que expliquei a colega, que no envelope não tinha nada a indicar que tinha ido por correio azul e que mesmo por correio azul não iria chegar a tempo. Ela diz que tenho que ir verificar com os correios porque não e normal porque as cartas saem todas pelo mesmo distribuidor e que saem sempre por correio azul e devia ter chegado a tempo, logo eu repito que mesmo que fosse por correio azul que não iria chegar a tempo e que a colega dela concordou comigo, ao qual ela me responde que a colega dela não percebe nada e que não sabe as normas do hospital (Já com o tom exaltado).

Se a colega dela não sabe nada então porque esta lá a trabalhar? Foi o que eu disse, e mencionei que a colega e clientes do café me tinham dito que pelos vistos já não era a primeira vez que acontecia. Ao qual ela me responde e dito "ela pelos vistos sabe mais que eu" com um tom cínico.

Eu indignada pergunto quando irei ter a minha consulta então, e ela diz que não tão cedo quanto espera. Mas eu não tenho culpa de eles terem um director incompetente, disse eu, e os utentes não tem culpa dos erros deles. Lá ela vem com a conversa que o medico e muito bom e que se ouve algum erro foi da minha ou da parte dos correios.

Depois ela menciona-me que eles estão associados a uma empresa, à 1 ano, que manda mensagens 2 dias antes da consulta avisar que tenho consulta marcada e pergunta se recebi tal mensagem e se alguma vez recebi, ao qual eu respondo não. Ela diz que é impossível porque devia ter recebido, mas pois, não recebi e disse-lhe mesmo "agora vai culpar a Vodafone?". Ela diz que vai reclamar com a empresa porque o Hospital não está a pagar um serviço que não funciona, ao qual eu concordei.

Depois disse que tinha que esperar que o recado chega-se ao medico e que depois via-se.

Já no primeiro telefonema com a colega eu disse-lhe mesmo assim "se já aconteceu várias vezes porque ainda ninguém reclamou, tenho que ser eu?". Logo é isso que estou a fazer, amanha vou fazer a reclamação oficial no Hospital mas antes quero que saibam esta historia e que por favor, investiguem.

Eu até choro, uma pessoa a espera de uma consulta a tanto tempo para depois acontecer isto? Existem outras pessoas com problemas muito mais graves, casos muito mais graves e que são de muito mais longe que eu e como é que essas pessoas ficam? Mal claro, é que ainda levo com a senhora na segunda chamada a dizer "ah, agora vai esperar muito, não espere ser atendida tão brevemente"?

O meu caso é 1 em não sei quantos mas que existem mais casos como o meu sim, existem e isto não pode ser levado de leve. Alguém se tem que responsabilizar porque o utente não tem culpa da incompetência dos outros. O utente tem o direito de ter um bom serviço de saúde em que as cartas são mandadas a tempo para depois não ficar surpreendido a receber uma carta atrasada. Depois são mais 3 ou mais meses a espera por uma consulta.

Já não gostava do Hospital de S. João porque houve um dia a poucos anos atrás que entrei nas urgências com dores que ate me custava a respirar e deram-me pulseira verde e esperei das 21 horas até as 5 horas da manha do dia seguinte e nem fui atendida, ainda tinha dois amarelos e um verde a minha frente. Sai e fui ao privado de Gondomar, onde lá trataram-me como nunca fui tratada no Hospital de S. João. Eu esperei 8 horas e sai e nem fui atendida mas tinha lá uma senhora que tava a espera a 12 horas, sim 12.

Data de ocorrência: 20 de outubro 2016
Sandra Isabel Soares Ferreira
Sandra Ferreira avaliou a marca
12 de dezembro 2020

Nunca tive boas experiencias com este hospital.