Hospital São João
Centro Hospitalar de São João, EPE
  • Alameda Professor Hernâni Monteiro
    4200-319 Porto
  • geral@chsj.min-saude.pt

Hospital São João - Falta de bom senso e civismo do balcão central do hospital.

Antonia
Antonia apresentou a reclamação
29 de março 2017

Há uma generalizada falta de bom senso e civismo por parte do balcão central do hospital do são joão relativamente a gravidas em filas de espera .

Ignorar quem precisa de atendimento prioritáriose e não der prioridade em filas é punivel por lei dá multa até mil euros
Esta nova lei obriga a que as entidades públicas e privadas deem prioridade no atendimento , grávidas .
Caso a lei não seja cumprida, a multa pode ir dos 50 aos 1.000 euros.
Se até aqui apenas a boa educação “ajudava a ter prioridade, a lei esta em vigor e é para ser cumprida . As grávidas tem prioridade em empresas públicas e privadas que prestem serviço de atendimento presencial ao público.
Caso o atendimento prioritário seja recusado, deverá ser apresentada uma queixa por escrito . Na prática, para que não haja qualquer tipo de contraordenação, as entidades têm de assegurar a prioridade nas filas. Caso contrário, a contra-ordenação prevista é punível com coima de 50€ a 500€ ou de 100€ a 1000€, consoante a entidade infratora seja pessoa singular ou coletiva.
A nova legislação prevê a obrigatoriedade de concessão de prioridade a grávidas, para todas as entidades que prestem atendimento presencial. As regras passam a ser válidas também para entidades privadas.

No meu caso dirigi-me no dia 29- 03-2017 pela 9h: 54 e 29 segundos ao balção centão do hospital de são João fim de requerer uma senha para consulta de CCR obstetrícia endocrinologia e fui muito mal atendida. Havia uma fia de mais de 15 pessoas a espera de tirar uma senha para serem atendidos no balção central . Dirigi-me ao balcão e referi a uma senhora do balcão nº 02 que eu queria uma senha para a tal consulta .
Como tal apresentei a minha requisição da consulta marcada ,como gravida, o que prova que eu estou grávida e foi-me dito por esta senhora que eu teria que esperar no fim da fila .
Reclamei disse que tinha direito a prioridade e dirigi-me ao inicio da fila para usufruir da prioridade que tenho direito por lei.
AS pessoas no inicio da fila recusaram-se a dar-me prioridade e até mesmo hove quem começasse com insultos . Houve ma senhora que disse saia daqui que as consultas não são aqui. Houve um senhor na faixa dos 50 anos , este insultou-me e descriminou-me perguntando se eu tinha cartão de cidadão para poder tirar a senha de prioridade.
Ora bem tudo isso aconteceu na presença dos funcionários do balcão central presentes neste dia naquela manha , que por pura ignorância , falta de bom senso e civismo se dignaram apenas a olhar e nada fazer no que compete o seus deveres de cumprir a lei.
É de lamentar ....
Por sorte uma senhora , grande ser humano chamou-me e disse que eu poderia passar na frente dela , e com um gesto de agradecimento agradeci-lhe e aceitei o seu bom gesto. Não fosse esta senhora eu gravida de 7 meses , ainda que com uma barriga não muito visível estaria no fim da fila a espera sabe-se lá quanto tempo ?
É de lamentar a falta de civismo......

O funcionário do balção central , do balcão nº 9 que deveria ter vergonha cara e estar calado quando esta senhora ofereceu-me o seu lugar , ainda teve uma grande LATA de dizer assim: Olha aquela senhora não se importa de lhe dar sua a vez. Deveria ter vergonha na cara e estar calado.
Ignorar quem precisa de atendimento prioritários e não der prioridade em filas dá á multa até mil euros e o balcão central do hospital do são João não respeita e nem cumpre a lei.
Tirei a minha senha , graças uma boa senhora que me concedeu a sua vez fui chamada para o balcão nº 10 onde fui atendida por um ser humano tão mal criado.

Perguntei a esta senhora do balcão nº 10 para explicar-me onde consta que gravidas com prioridade tem que estar a espera numa fila com mas de 15 pessoas ?
E o porque que, as gravidas que se dirigem ao balção central dependem da boa fé de algum utente na fila para que possam usufruir da prioridade a que tem direito por lei ?
A resposta que esta senhora do balcão nº 10 deu-me foi assim: Ja não esta atendida ? Quando vai a consulta de obstetrícia também não fica a espera?
A minha resposta foi que sim quando vou a consulta de obstetrícia fico a espera porque lá a maioria das utentes são gravidas na mesma situação que eu , e por esta razão não posso exigir prioridade a quem tem o mesmo direito que eu .
Aqui no balcão central não estão os utentes todos grávidos , ou será que estão ?
Aqui peço prioridade porque tenho direito a pedir .

O balcão central do hospital de são João não tem civismo.

Na prática, para que não haja qualquer tipo de contraordenação, as entidades têm de assegurar a prioridade nas filas. Caso contrário, a contra-ordenação prevista é punível com coima de 50€ a 500€ ou de 100€ a 1000€, consoante a entidade infractora seja pessoa singular ou coletiva.
A nova lei obriga a que as entidades públicas e privadas deem prioridade no atendimento a pessoas grávidas .
Se até aqui apenas a boa educação “ajudava a ter prioridade, a Lei esta em vigor e deve ser cumprida grávidas passam a ter prioridade em empresas públicas e privadas que prestem serviço de atendimento presencial ao público.
Caso o atendimento prioritário seja recusado, deve-se apresentar uma queixa por escrito.
Quem não cumprir a lei está sujeito a uma multa

A multa será sempre aplicável à entidade que não conceder essa mesma prioridade, porque, mesmo que haja alguém na fila que não queira ou que não esteja disposta a conceder essa mesma prioridade, compete sempre à entidade que está a fazer o atendimento fazer impor esse atendimento prioritário, ainda que possa haver pessoas na fila que não concordem com o mesmo.

Pedi o livro de reclamação e apresentei a minha reclamação fez seguir a reclamação para a entidade por não cumprimento do atendimento prioritário.

Data de ocorrência: 29 de março 2017
Ver perfil de
30 de março 2017

Atenção que esta lei tem exceções e uma delas abrange precisamente os serviços de saúde. Consulte a lei e informe-se antes de reclamar.