Hospital São João

Hospital São João - Falta de humanidade

Álvaro Manuel Paiva Pereira Sampaio
Álvaro Sampaio apresentou a reclamação
15 de setembro 2020
No dia 1 do corrente dei entrada no HSJ para ser operado a uma hérnia umbilical.
Estava previsto que a cirurgia se iniciasse cerca das 15,30 h.
Antes dessa hora, recebi a visita dum médico muito simpático que me informou que as cirurgias da manhã tinham feito atrasar as da tarde pelo seria operado mais tarde ou, na pior das hipóteses, no dia seguinte mas que iam tentar tudo para evitar passar para o dia seguinte.
Até aqui tudo bem.
Cerca das 16,30, vieram buscar-me para me levar para o bloco operatório.
Colocaram-me numa sala, junto ao mesmo, onde apareceu a médica anestesista e depois um enfermeiro que me fizeram algumas perguntas.
Estive ali muito tempo, cerca de uma hora ou mais, em grande ansiedade.
Fui percebendo que o problema estava no pouco espaço da sala de recobro para receber todos os doentes que saíam dos blocos operatórios.
Até aqui também não há reparo a não o problema da sala de recobro que não é imputável aos médicos e enfermeiros.
O que correu mal foi o seguinte: com todo o compasso de espera, a minha família estaria preocupada pois quando chegasse de novo à enfermaria já tinha passado demasiado tempo desde a hora em que me foram buscar para o "bloco".
Quando um Senhor enfermeiro se abeirou de mim, para uma qualquer pergunta de que já não me recordo, pedi-lhe, respeitosamente, que informasse a enfermeira de serviço da sala onde estava internado (cama 78) do atraso e que pedisse a esta que ligasse para a minha mulher para esta não ficar preocupada.
Tempos depois o mesmo enfermeiro voltou a aproximar-se de mim e perguntei-lhe se tinha atendido o o meu pedido. Respondeu-me que sim.
Quando saí do recobro e me levaram de novo para a enfermaria vi que eram 20,45 h.
Chegado lá, a Senhora Enfermeira, de nome Cátia, se não estou em erro, perguntou-me se queria que eu ligasse á minha mulher ou se preferia que fosse ela a fazê-lo.
Optei por ser eu, para aquela ficar mais descansada em ouvir a minha voz.

Foi aí que fiquei a saber que o senhor enfermeiro a quem pedira o recado não transmitiu.
A minha mulher e demais família chegada, estiveram em sobressalto demasiado tempo, sem necessidade.

Tudo o mais correu bem e relevo a mencionada Senhora Enfermeira acima referida, que entrou de turno no princípio da tarde do dia 1 e terminou às 8 h do dia 2.
Simpática, alegra, respeitosa, muito eficiente e dedicada.

a
Data de ocorrência: 15 de setembro 2020