Hospital São João

Lurdes Mesquita Babo
Lurdes Babo apresentou a reclamação
2 de setembro 2015

Ex.mos Srs.

Os m/ melhores cumprimentos.

Acabei de apresentar reclamação eletrónica junto da ERS, ( A sua reclamação foi inserida no sistema e será tratada o mais rapidamente possível. | Your complaint has successfully submitted and will be treated as soon as possible) , bem como ao próprio hospital de São João com o seguinte teor:

"Cerca das19.30h entrou uma doente nova na enfermaria onde me encontro- Traumatologia, Piso 8, cama 3, Sala A, entrou uma doente nova acompanhada da mãe e do pai e da avó e de seguida o avô, segundo afirmou por ter sido atropelada, estando desde as 9h da manhã na urgência e na pequena cirurgia do hospital. Nesse momento estava cá de visita o meu marido e a minha filha que lhe disponibilizaram de imediato as únicas 3 cadeiras existentes para uma enfermaria onde ainda ontem estavam cinco (5) doentes. À porta da entrada da enfermaria estavam, pelo menos, mais 3 pessoa familiares da doente. Às 20h o meu marido e a minha filha saíram, como ditam as regras. De imediato entraram as restantes pessoas, sendo que entretanto o avô saiu para a porta da enfermaria. Entrou uma Sra. e Sr. também familiares da mesma. De seguida veio o marido da doente que segundo referiu estaria internado neste hospital. Depois passou a ficar á entrada da enfermaria o avô, o pai e outro Sr. familiar da mesma. Dado que , não obstante eu ter vindo do Algarve depois de passar pelo centro de saúde de albufeira, onde esperei 3 horas por uma ambulância para ser transportada para o hospital de faro e de não ter sido operada, segundo afirmaram por indisponibilidade dos serviços e, ainda, ter feitp uma viagem de carro até ao hotel onde estava hospedada em Vilamoura e depois de carro para aqui, com fratura bimaleolar do tornozelo esquerdo e de me ter sido colocada pulseira verde; ao ser internada foi ordenado na ortopedia que o meu marido e a minha filha se despedissem de mim no dito departamento.
Por isso, pretendo saber as razões desta diferenciação de tratamento. Sendo que, não me deixaram estar acompanhada quase todo o tempo por ninguém dos meus familiares apesar de estar numa cadeira de rodas e ter de a arrastar para chegar ao médico, ter de arrrastar para regressar ao médico etc sozinha. Segundo aqui me afirmaram a razão de ainda não ter efetuado cirurgia deve-se ao facto de ter passado mais de 6 h e estar com dificuldade em debelar o edema no tornozelo. Acresce a isto que sou uma doente com uma insuficiência das supras renais de causa hipofisaria,. A doente após ter confrontado os Srs Enfermeiros com a razão desta diferenciação pretendeu sair da enfermaria e foi colocada na do lado.
Lembro que situações de stress são prejudiciais para a minha doença. Mais acrescento padecer de meningioma cerebral localizado na região parietal esquerda".

Data de ocorrência: 2 de setembro 2015