Hospital São João

Hospital São João - Reclamação

Sara Paz Barroso
Sara Barroso apresentou a reclamação
19 de novembro 2019
No passado dia 31 de Outubro do corrente ano pelas 7h 41m fui contactado por uma médica que me informou que estava disponível o bloco operatório para dia 14 de Novembro 2019, pois tinha sido proposta para lobectomia direita com istmectomia a qual aceitei, no seguimento do diagnóstico de um tumor folicular suspeito de neoplasia folicular.
Nesse contacto a médica com quem falei e de quem não registei o nome, deu-me indicação para no dia 14 de Novembro no hospital às 8h 30 m no piso 1 – acolhimento para ser internada tendo que estar em jejum de 12 horas.
Conforme combinado apresentei-me dirigindo-me á funcionária para me identificar tendo ela tomado nota da minha chegada e me dado indicação que iria ser chamada.
Passado cerca de 3 horas de espera estando á 15 h em jejum dirigi-me á funcionária e questionei sobre a hora agendada da minha operação pois desconhecia totalmente, quando fui informada que estava prevista ás 16h 30, foi quando demonstrei a minha indignação e perguntei porque é que me tinham dado indicações de ir para o hospital tão cedo e estar ao frio e em jejum á espera, quando me disseram que essa responsabilidade é de quem me contactou que nunca me deveria ter dito para lá estar de manha mas apenas ás 12h.
Passado mais 3 horas (18h de jejum) e depois de ver todos as pessoas que se encontravam á espera para ser chamadas passei-me e comecei a reclamar com a funcionária que entretanto estava a chamar mais pessoas para o internamento, foi quando me disse que estava há horas para conseguir falar com a responsável do internamento e que no meu serviço não havia vagas …
Fui de seguida encaminhada para outros serviços tendo sido “acolhida” no serviço de cirurgia plástica. A enfermeira que me acolheu depois de me ter visto sentada á espera com o meu marido no corredor depois de ter sido “largada” e que me abordou verificando que estava á minha espera á bastante tempo e tendo sido o meu processo mal instruído, encaminhou-me para a preparação da operação pois o bloco já estava á minha espera….
Quando cheguei ao bloco deveriam ser cerca das 16h 45m (estando á 20h em jejum sem sequer ter direito a um soro).
Quando a equipa me acolheu no bloco perguntaram-me onde tinha andado pois desde as 14h que perguntavam por mim pois já tinham indicação que já estava internada, não sabiam onde estava.
Acima de tudo quero demonstrar a falta de respeito que demonstram.
Quem informa os doentes da hora de ida para o hospital deveria ter mais respeito, e quem lida com o doente nas restantes horas deveria ter mais consideração pois por acaso aguentei as 20 h em jejum, mas podia ter consequências bastantes graves e não preciso de ser médica ou enfermeira para saber.
Data de ocorrência: 19 de novembro 2019