Hospital São João

13 de junho 2018

Utente: Rafael Aguiar Madureira
Serviço: Urgência Pediatria -
Especialidade: Ortopedia
Data e hora admissão: 18-05-2018 – 20H:35 (aproximadamente)
Esta reclamação surge pelo mau atendimento e poderá não estar preciso nas horas dado que não estive a olhar e a registar as horas exatas de cada acontecimento.
Saliento que só fomos à urgência a esta hora porque o Rafael tinha compromissos na escola e só chegou às 20H00 da visita de estudo.
Fomos sem jantar para podermos despachar o assunto rapidamente.
Relatório Cronológico:
• 20H: 35 - admissão à triagem, correu sem atrasos.
• 22H 00 – Depois de todo este tempo fomos chamados para consulta com médica e encaminhados para fazer RX, note-se que não havia muita gente em espera.
• RX feito, fomos esperando na sala de espera e víamos pessoas a serem chamadas que não apresentavam gravidade… não tinham gesso… não apresentavam stress e iam tendo alta! Nós sempre à espera e a respeitar a publicidade que corria no monitor do Hospital para aguardarmos calmamente a nossa vez!
• 23H:20 – Já chegava de esperar! - Fui por iniciativa bater à porta do consultório:
o Já era outro médico Dr. José Miguel Lopes! Questionei pela demora em chamar o meu filho.
o Não mandou entrar e sentar! Do seu lugar consultou o PC e informou-me que não tinha o RX do meu filho no PC!
o Perguntei porque os outros jovens eram chamados à frente do meu filho e reforçou que sem o RX não podia chamar!
o Disse-me com desrespeito para eu ir ao gabinete de RX perguntar o que se passava! Sério disse-lhe eu!
o Entretanto não sei precisar se o outro médico entrou depois ou a meio desta conversa ou se já lá estava no consultório.
o O Sr Dr. José Lopes, que não estava a gostar de ser chamado à razão diz-me “Está-me a fazer perder tempo e tenho utentes para tratar!” - Reparem que o meu filho deixou de ser utente a tratar! – O Sr. Dr. Não podia ligar para o gabinete de RX à procura de respostas?
o Quando saímos do gabinete para ir ao RX ver o que se passava, o meu filho que estava com gesso, ao fechar a porta com essa mão não a conseguiu segurar e esta bateu com alguma força.
o No RX pediram desculpa e enviaram o RX pelo correio interno… Não me souberam explicar o que se passou e eu não estava com paciência para os questionar!
o A caminho da sala de espera cruzamo-nos com um dos médicos que estava no gabinete – Disse-lhe de imediato que o RX já tinha aparecido e ia para o gabinete! – O Sr. Dr. respondeu sem parar para falar comigo diretamente que teria sido desnecessário ter batido a porta! - Respondi que não teria sido eu. – Ele disse, bem alto, que sabia que tinha sido o meu filho. Fiquei passado! - Questionei o meu filho que me explicou que com o gesso na mão não tinha conseguido evitar que a porta se fechasse daquela forma! – Disse ao meu filho para explicar por palavras dele o que tinha acontecido e para apresentar as suas desculpas aos médicos!
• 23H:30 – O Rafael cheio de fome e a cair de sono! - Os outros utentes que tinham chegado depois de nós continuavam a sair! – Lá nos chamaram!
o Vou tentar explicar o “quadro” que encontrei no gabinete médico:
 O Dr. José Miguel Lopes na secretária em frente ao computador;
 O outro médico (o que se cruzou comigo no corredor) sentado numa cadeira ao lado de braços cruzados e com as pernas cruzadas, esticadas e apoiadas numa barra da maca que lá estava de apoio. Fantástico! De um respeito fora de série! Com uma expressão de desdém e de desrespeito pelos utentes! Que rico exemplo para o meu filho!
o O meu filho começa por explicar o que se passou e os Srs Doutores nem responderam. – De imediato Sublinhei ao Sr. médico que o meu filho não era mal-educado! – O Sr Dr. logo a desculpar-se que não tinha dito que o meu filho era mal-educado… realmente!? Então quis dizer o quê? E ficamos num bate argumentos e o Sr. Dr. não saía daquela posição de falta de respeito e arrogante!
o Voltei a questionar do atraso e porque tinha que ser eu a ir ao RX? – Porque é que eles não seguem os utentes por ordem de chegada e tentam ver o que se passa?
o Vieram com a resposta dos abandonos da urgência e a declinarem responsabilidades no atraso – SEMPRE COM ARROGÂNCIA!
o A determinada altura e pelo adiantar da hora!... apresentei as minhas desculpas pela demora do RX e eu, o Pai, é que era o culpado pelo atraso e pela demora na consulta! – Pedi muitas desculpas e pedi para despacharem o assunto.
o Referi que iria apresentar queixa e os Srs Doutores continuavam donos da razão e da verdade! Incentivaram e concordaram que deveria apresentar queixa ISTO NUMA INTENÇÃO DE GOZO E DE IMUNIDADE E SEM APRESENTAREM QUALQUER SINAL DE RECONSIDERAREM…
FANTÁSTICO O SERVIÇO PÚBLICO!
Esta reclamação resume-se a algumas questões e reflexões:
- Triagem OK;
- Porquê tanto tempo para a primeira consulta se não havia grande movimento na urgência?
- Rx realizado sem stress;
- Abandono do Utente durante cerca de 1H30 depois do RX sem que ninguém procure saber o que se passa… Não sei quanto tempo esperava mais se não fosse reclamar…?
- Os médicos acham que nós temos de ir procurar respostas? Porque não fez isso internamente?
- O meu filho deixa de ter prioridade de tratamento porque alguém se esqueceu de enviar um RX?
- É claro que fiquei exaltado e respondi com a arrogância à arrogância do médico e à sua declinação de responsabilidade pela falta do RX no sistema e o facto de me ter mandado ir à procura de respostas! SINCERAMENTE!
- Aquela “forma de atender” um utente é inadmissível – o Sr. Dr. parecia que estava numa esplanada e a julgar “ lá de cima o Outro” que precisava de atendimento de uma forma ARROGANTE!
- Em nenhum momento houve desculpas pelos médicos!
- É este o exemplo que damos de trabalho e de educação aos nossos filhos?

Agradeço se dignem responder e estou disponível para falar novamente com estes dois Senhores!

Maia 13 de junho de 2018

Data de ocorrência: 13 de junho 2018