40.0
  • info@soerad.com

Hospital Soerad - Abuso de poder/negligência médica

Joana apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
No passado dia 11 de Janeiro de 2022, apresentei-me, em desespero, no Hospital Soerad de Torres Vedras para tentar que fosse resolvida uma amigdalite que me atormentava há quase uma semana. Já tinha sido medicada com imensas coisas, por imensas pessoas e infelizmente nada estava a resultar.
Durante a inscrição, fui informada que se a doutora sentisse necessidade de ser feito um teste covid, que teria que o fazer com um custo de 40€, mais os custos do EPI para fazer o teste que seriam 25€.
Fui mandada para o consultório para aguardar e a doutora veio fazer-me perguntas sobre o meu estado de saúde, sem nunca me tocar no assunto teste covid.
Sem me avisar, saiu do consultório, foi vestir o EPI e disse que não era necessário fazer um teste pois se tratava de uma amigdalite e eu tinha um teste válido com 3 dias, feito no hospital.
Estive com a doutora uns simples 10min, tempo esse que serviu para olhar para a minha amígdala e me dizer que teria que levar mais duas doses de penicilina e que se não resultasse teria que ser vista por um otorrino. Dirigi-me à farmácia para comprar então a penicilina, e voltei às instalações e foi-me dada então a mesma por um enfermeiro (ou seja, não voltei a ver a doutora que me atendeu).
O que não seria de espantar, é que quando fui pagar a minha conta, tive que pagar a consulta, mais o EPI usado pela doutora, vestido sem motivo aparente.
Ontem, dia 12 de janeiro, fui internada no centro hospitalar de Torres Vedras, local onde vou ficar durante alguns dias pois a situação é bastante grave e uma médica que me cobra 70€ por uma consulta não conseguiu ver isso.
Posto isto, gostava de saber qual foi a lógica de tudo isto e exijo uma resposta a esta reclamação pois os tempos estão dificeis para todos e isto é literalmente brincar com a carteira e com a saúde dos pacientes. Um abuso de poder autêntico por parte do setor privado, enquanto estes pobres coitados do hospital público estão completamente lotados de camas ocupadas e de trabalho e conseguem dar resposta e ajudar os pacientes com toda a sua força e consideração, dando o máximo que podem.
Data de ocorrência: 11 de janeiro 2022
21 de janeiro 2022
Exma. Sra. Joana Varatojo,

Em resposta à exposição supracitada o Hospital SOERAD vem por este meio informar que:

1. Segundo as indicações da Direção Geral de Saúde, e da boa prática médica, dado o contexto de pandemia, doentes mantendo sintomas respiratórios sem melhoria, devem ser observados com EPI se se necessário testados ou retestados para a infecção a SarsCov2 - o que duma maneira objetiva e competente foi previamente informado
2. A sua exposição responde à segunda questão que se a melhoria não se registasse teria de ser observada pela especialidade de ORL - fato informado duma maneira também objetiva e peremptória pela médica que a observou.

Atenciosamente,

Sérgio Borges
OM 38242
Graduado Med Interna
Coordenação Atendimento Permanente
Hospital SOERAD
28 de janeiro 2022
Boa tarde, antes de mais.

O que me foi informado foi que caso fosse necessário realizar o teste à Covid, teria que pagar o EPI e o mesmo teste e que ambos teriam custos. Não me foi informado que em qualquer caso teria que pagar o EPI, sendo que o enfermeiro que me administrou a injeção de penicilina não usava qualquer fato e esteve em contacto mais próximo a mim do que a doutora que simplesmente olhou para a minha garganta e me receitou penicilina.

Por falta ou não de informação passada, não é justo nem faz sentido o procedimento, ainda para mais se foi na Soerad que me informaram que eu tinha um abcesso na amígdala mas foi preciso eu ir ao hospital para me informarem que realmente a penicilina piorou a minha situação, pois a mesma não faz, de todo, drenar ou diminuir um abcesso.
Sendo uma médica de medicina geral, não deveria receitar medicação sem saber se melhora ou piora o meu estado de saúde e isso sim preocupa-me mais do que qualquer dinheiro que eu tenha gasto. Fiquei internada alguns dias e a levar, se me permite a expressão, dose de cavalo intravenosa para conseguir recuperar e evitar que este abcesso pudesse espalhar uma inflamação e ter repercussões bastante graves na minha vida.

Como eu, mais pessoas estão a gastar o dinheiro que não têm no Hospital Soerad e eu não posso permitir que abusem da profissão que têm para brincarem com a saúde das pessoas, nem muito menos do pouco dinheiro que tenho e que me faz suar um mês inteiro para o receber.

A senhora em questão, recebe um ordenado a vestir fatos que CUSTAM 30 EUROS aos pacientes e a falar sem saber, o que digo sem receio que é brincar com a saúde das pessoas.

Aguardo feedback com soluções e não com artes do bem comum, pois a informação que dão aos pacientes é errada e não, não fui eu que ouvi mal porque a senhora da administração tal como me enganou, também trocou as voltas à doutora a passar informação mal e fui eu que posteriormente tive que explicar à doutora toda a minha história.

Eu quero pagar aquilo que me compete. Aliás, quero pagar para ser atendida em condições porque se pagamos setor privado é para alguma coisa. Como isso não aconteceu, muito pelo contrário, exijo que a reclamação seja vista com atenção por quem de direito e que seja resolvida.

Obrigada e um bom trabalho.
11 de fevereiro 2022
Boa tarde.
Continuo sem uma resposta e gostava de obte-la em breve.

Obrigada.