Hospital Veterinário da Tapada das Mercês
  • hvt@sapo.pt

Hospital Veterinário da Tapada das Mercês - Falta de profissionalismo

Ana Simões Correia
Ana Correia apresentou a reclamação
26 de junho 2022 (editada a 27 de junho 2022)
Falta de aptidões técnicas do diretor clínico do HVT e da equipa de médicos veterinários que neste hospital assistiram a minha cadelinha Pixie . Depois de mais de três anos de acompanhamento próximo e frequente em consultas praticamente mensais no último ano, não foi feito um diagnóstico atempado e adequado da patologia de que o paciente padecia - doença renal crónica - com sintomas relatados em tempo oportuno e com muita antecedência: falta de apetite, diarreia, vómitos, prostração e febre. O diagnóstico correto só foi efetuado e comunicado cerca de oito dias antes do falecimento - eutanásia - altura em que, já tarde e com a doença em estado avançado, foi ministrada a medicação necessária que se revelou ineficaz para assegurar um mínimo de qualidade de vida. Solicito e aguardo uma explicação fundamentada para o sucedido.
Data de ocorrência: 22 de junho 2022
Exma Srª Ana
Gostaria em nome do Hospital Veterinário da Tapada ( HVT) e em meu nome pessoal lamentar a perda da Pixie.
Durante os anos em que a Pixie foi acompanhada no HVT padeceu de várias patologias em nada relacionadas com a doença final. Estas sempre foram corretamente diagnosticadas e medicadas com o devido conhecimento do seu tutor o Sr José Correia.
O Sr. José esteve sempre presente ao longo destes anos existindo uma relação de confiança e transparência, sendo informado integralmente de todos os actos clínicos e tendo acesso às análises realizadas.
A doença que se refere iniciou-se a 8/6/2022, queapós extensos exames e sempre com aconcordância do Tutor José Correia diagnosticou-se uma Insuficiência renal por cálculos, mas com valores de Creatinina normais, sendo medicada adequadamente para a patologia em questão.
A Pixie teve períodos insidiosos, alguns melhores e outros com recaídas, mas foi sempre apoiada pela equipa dedicada do HVT e pelo seu Tutor José.
A 20/6/2022 o estado da Pixie deteriorou-se e as análises revelaram um aumento da Creatinina, determinando o seu internamento.
Neste momento determinado, a Srª Ana decidiu assumir-se como tutora da Pixie alegando que o seu irmão, o Sr. José, não estaria em condições de tomar decisões por não ser apto psicologicamente, facto nunca anteriormente referido ao Hospital por nenhum membro da sua família.
A mudança de tutor foi originada pela decisão do Sr. José de realizar eutanásia após doença prolongada e debilitante da Pixie e que estava devidamente informado e esclarecido. Como a Srª não concordou assumiu as decisões de perlongar o tratamento para depois autorizar a eutanásia uns dias depois.
Em momento algum foram tomadas más decisões técnicas, pelo contrário, toda a equipa tinha muita estima pela Pixie e foi com tristeza que a vimos partir. A Sra. Ana solicitou uma reunião com o Diretor Clinico em que tudo lhe foi explicado em termos técnicos para que pudesse estar a par do historial clinico da Pixie que não acompanhava, mas que apesar do seu estado de saúde complexo teve toda a assistência e exames adequados.
Lamentamos a sua perda, mas sabemos e o Sr José reconhece que que foram realizados todos os exames e tratamentos possíveis bem como proporcionada a assistência adequada ao seu animal.
Compreendemos a sua frustração perante este quadro complicado e arrastado que a Pixie padeceu, mas não consideramos que da nossa parte tenha havido qualquer falha técnica, ética ou deontológica.
Infelizmente os nossos companheiros não nos acompanham durante tanto tempo como gostaríamos.
Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que seja necessário.
Ana Correia
30 de junho 2022
Exmos. Senhores,

Solicito que me sejam disponibilizados todos os exames de diagnóstico, incluindo análises clínicas, realizados à Pixie ao longo dos anos em que foi assistida nesse hospital.
Refuto, por falta de exatidão e rigor, toda a argumentação expendida na resposta acima.
Refuto, por ter presenciado atuação em contrário, a afirmação relativa ao anterior Tutor da Pixie de que “esteve sempre presente ao longo destes anos existindo uma relação de confiança e transparência”. De facto, numa das últimas consultas anteriores aos internamentos da Pixie, o seu Tutor foi impedido de entrar e de participar nessa consulta. Quando se preparava para a acompanhar foi-lhe dito “o senhor espera cá fora”.
Refuto a afirmação que me é dirigida “Como a Sra. não concordou assumiu as decisões de perlongar o tratamento para depois autorizar a eutanásia uns dias depois”.
Decidi, como não podia deixar de ser, obter informações sobre o protocolo a seguir no estado clínico da Pixie, ao que me foi dito por uma médica desse hospital que o protocolo seria o internamento para tratamento. Protocolo que entendi dever ser cumprido.
Como julgo que esse hospital sabe, decisões desta natureza não se tomam de forma irrefletida nem precipitada, devendo ser sustentadas em critérios clínicos.
Depois do último internamento, a Pixie teve alta e foi para casa com uma anemia gravíssima (19%). Não reagia, não se mexia, não comia e fez diarreia com fezes cor de ferrugem. Falei de imediato com a médica que lhe passou a alta e informei-a do seu estado. Deixando claro que a decisão é da responsabilidade dos tutores, ainda assim aconselhou uma transfusão de sangue.
Optámos pela eutanásia tendo em vista acautelar a qualidade de vida e a dignidade do animal, evitando prolongar inutilmente o seu sofrimento.

Por fim, não posso deixar de salientar a gravidade que assume a divulgação de informações sobre dados pessoais sensíveis do anterior Tutor da Pixie. Para além de se encontrarem sujeitas a sigilo profissional, a confidencialidade e reserva desse tipo de informações encontra-se legalmente protegida.

Aguardo informação sobre o levantamento dos documentos solicitados.
Ana Correia
15 de julho 2022
A minha reclamação ainda não está resolvida. Aguarda o envio de documentação solicitada.
Ana Simões Correia
Ana Correia avaliou a marca
23 de setembro 2022

Péssimos serviços. Falta de deontologia profissional, de profissionalismo e de honestidade. Foco no lucro e desatenção aos cuidados médicos aos animais. Comunicação deficiente com os seus tutores e falta de consideração e respeito pelos respetivos direitos. Não voltarei nunca mais à Clínica Veterinária da Tapada das Mercês nem a recomendo a ninguém.