Sinais de Esperança, Unipessoal Lda

Hospital Veterinário da Trofa - Péssimo e negligente serviço

Pedro Machado
Pedro Machado apresentou a reclamação
21 de fevereiro 2020
Fui para uma consulta de urgência com a minha cadela e foi-me dito que teria de ficar internada para tratamento imediato e exames. Paguei 214,50eur. No dia seguinte nenhum exame tinha sido suficiente para chegar a uma solução e já me pediam mais 250eur para prosseguir com mais exames e mais internamento. Percebi imediatamente que me estavam a tentar cobrar o máximo possível para fazer o mínimo possível. Levei-a de la para outra clínica onde para fazer mais do que havia sido feito ali e para mais um internamento me cobraram 50eur. Tive de correr muito atrás para me fornecerem os resultados dos exames que supostamente teriam feito e os resultados são todos inconclusivos... Sinto-me altamente enganado por este Hospital veterinário onde importante é apanhar o dinheiro aos clientes e não tratar dos animais.
Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2020
21 de fevereiro 2020
Em resposta à reclamação do senhor Pedro Machado, tutor do animal XICA, venho por este meio descrever o caso clínico do paciente:

O paciente deu entrada no Hospital Veterinário da Trofa dia 16 de Fevereiro pelas 15:30 horas por anorexia com 3 dias de duração. Após anamnese, para além da anorexia, foi identificada a existência de um vómito durante este período, corrimento nasal e tosse episódica.
Ao exame de estado geral foi possível documentar reflexo traqueal, corrimento purulento e lesões crónicas de pele de forma generalizada, incluindo cauda e região posterior. Após ter sido documentada alguma atrofia muscular, foi-nos referido que existia alguma fraqueza por parte do animal nos “últimos tempos”.
Com base nos achados da anamnese e exame fisico geral facilmente se explicam (como obviamente foi justificado verbalmente com o proprietário/tutor) os exames complementares recomendados. Sinais respiratórios (tosse episódica e corrimento purulento nasal) foram investigados por intermédio de um estudo radiográfico de duas projecões (Latero-lateral e Ventro-dorsal) e cultura bacteriana do pus nasal (cultura e antibiograma), sinais cutâneos crónicos são investigados com perfil de Tiroide (despiste de Hipotiroidismo) e, como qualquer animal geriátrico que não esteja a comer voluntáriamente ou seja iniciada qualquer investigação clínica, um perfil de análises gerais. É portanto este conjunto de pontos (consulta em regime de urgência, exames complementares de diagnóstico e internamento de apoio e investigação de vinte e quatro horas) que justificam os 214,50 Euros que cliente menciona. Importa salientar que, ao contrário do que é exposto na reclamação, todos os exames complementares foram entregues em mão na altura da “Alta” ou enviados mais tarde quando estão disponíveis. É fácil mesmo para alguém que não é da área da saúde, perceber que nem todos os exames tem resultados imediatos ou nas primeiras 24horas após requisição. Existiu ainda o cuidado de ter sido emitido um relatório médico (habitualmente pago) para entrega no novo centro de atendimento médico-veterinário que eventualmente o paciente seria reconduzido.
Relativamente à segunda acusação (esta um pouco mais grave) onde é colocada em causa a seriedade dos nossos serviços e ética profissional, a resposta, mais uma vez, é fácil. O paciente tinha/tem vários problemas concomitantes pelo que é absolutamente normal recomendar investigações adicionais ou internamento caso não existam melhorias. Após 18horas de internamento, apesar de mais activa, Xica mantinha anorexia e inapetência. Obviamente que a recomendação clinica nunca poderia passar por alta médica. Adicionalmente, com paciente já com outra disponibilidade para a movimentação, verificou-se um mau posicionamento do membro anterior esquerdo e dificuldades gerais (dor) na marcha. Sendo assim, nestas 24 horas seguintes, aliando o facto do paciente não ter melhorias significativas aos múltiplos potenciais problemas infecciosos respiratórios (cultura em espera), problemas crónicos endócrinos (T4+TSH em espera), problemas (neuro)ortopédicos, foi recomenda manutenção de internamento e estudo radiográfico do membro anterior esquerdo, coluna Toraco-lombar e ecografia abdominal. Por motivos óbvios, novos exames, com outros objetivos de investigação claros, implicam mais custos.
O nosso objetivo no Hospital é investigar todos os problemas que os animais apresentam e apresentar diagnósticos finais. Inclusivamente, em animais que padecem de várias patologias em simultâneo. Sem existir uma investigação detalhada, é impossível responder com exatidão de qual dos processos tem maior impacto na vida do paciente. O senhor Pedro Machado não tem que saber que um paciente com Hipotiroidismo pode cursar com fraqueza e anorexia, não tem que saber que um problema de compressão discal pode provocar fraqueza e anorexia, não tem que saber que uma infeção respiratória superior ou inferior pode cursar com fraqueza e anorexia, mas tem que saber ouvir e procurar entender as razões pelas quais um médico veterinário recomenda o que quer que seja. Relativamente a testes inconclusivos que são mencionados (deduzimos que se refere ao valor de T4+TSH), apenas lhe podemos dizer uma palavra: medicina. São resultados perfeitamente comuns, sem qualquer intervenção humana para que sejam “inconclusivos” e que devem apenas ser interpretados dentro do quadro clínico do paciente.
Em suma, não é preciso ser médico veterinário para perceber que todos os exames recomendados são justificados. Por outro lado todos os custos foram apresentados e todos os ficheiros enviados.

Só podemos lamentar o estado geral da paciente e esperar que os melhores cuidados sejam proporcionados.
Sem mais,

HVT