Hospital Veterinário de Massamá
Hospital Veterinário de Massamá
  • Rua Dr. Francisco Ribeiro Spínola, nº1, loja 1
    2745-872 Queluz
  • hvm.geral@gmail.com

Hospital Veterinário de Massamá - Péssimo atendimento à minha gata que acabou por falecer

Catarina Alexandra
Catarina Alexandra apresentou a reclamação
19 de março 2021
Na noite do dia 08 de Março de 2021 a minha gata, Luna, teve 2 filhotes. O primeiro filhote infelizmente nasceu com o intestino de fora da barriga e por isso às 23:32 liguei para o Hospital Veterinário de Massamá a explicar a situação e pediram-me para enviar uma fotografia do gatinho por email para o médico veterinário perceber o que se passava. Eu fiz isso, enviei uma fotografia do gato. Passado 20 minutos mais ou menos, ligaram-me para informar que deveria de ir com urgência para lá, e eu, claro que fiz isso.
Cheguei ao Hospital Veterinário de Massamá na madrugada do dia 09 de Março e a médica veterinária que estava de serviço observou o gatinho e infelizmente o prognóstico não foi o melhor tendo acabado por ser eutanasiado.
Mas o problema não está aqui. O problema está em ter chamado à atenção de que o sangue que a minha gata deitava tinha um cheiro estranho e aquilo que me foi dito foi "pode ser normal e que podia passar" tendo em conta que tinham feito apenas um Raio-X à Luna e não parecia haver mais gatinhos dentro do útero, pois bem, eu não era veterinária e acreditei tendo em conta que a veterinária disse que caso a minha gata continuasse a perder sangue para de manhã ligar porque podia ser necessário fazer uma ecografia, o meu erro.
Trouxe a minha gata para casa e na manhã no dia 09 de Março percebi que a minha gata continuava a perder uma quantidade significativa de sangue e que o cheiro continuava fétido, como se estivesse algo podre, peço desculpa por esta expressão mas é a que mais se adequa.
Liguei novamente para o Hospital Veterinário de Massamá ao 12:09 e o que me foi dito foi que não podiam fazer ecografias e por isso iam encaminhar para o Hospital Veterinário do Restelo.
Pedi para me enviarem o papel da ecografia por email para apresentar no Hospital Veterinário de Restelo e assim que me enviaram o pedido da ecografia às 13:06 (quase uma hora depois), fui logo com a minha gata para lá.
Depois de estar duas horas no Hospital Veterinário do Restelo, onde não tenho razão de queixa, e sendo a condição da Luna débil, disseram que ela teria que ser operada de urgência porque tinha restos fetais dentro do útero.
Levei novamente a minha gata para o Hospital Veterinário de Massamá para ser operada.
A minha gata foi operada no dia 09/03/2021 e sempre me disseram que o médico iria entrar em contacto, pois se não fosse eu a ligar durante o resto da tarde ninguém me dizia nada. Mas o pior não está aqui.
No dia a seguir, 10/03 ligámos para saber mais informações e o que nos foi dito foi que tinha sido uma cirurgia complicada mas que se encontrava estável apesar dos valores das análises. Estava com anemia, os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos estavam baixos e havia outro valor relacionado com o fígado que também estava baixo.
Também me foi dito, que a Luna não comia e eu disse que como ela não estava em casa era capaz de estranhar e não comer.
Durante a tarde, liguei e disseram que a Luna ainda não tinha comido e eu voltei a dizer que era difícil fazer com que a gata comesse ração porque em casa tínhamos o mesmo problema.
No dia a seguir, no dia 11/03/2021, ligaram-me e disseram que a Luna estava um pouco irritada mas que poderia ter alta porque como não comia poderia ser que em casa comesse e eu disse tudo bem.
Fui buscar a Luna e disseram-me que tinha que dar 4 medicamentos e eu pensei que ia ficar tudo bem.
A Luna chegou a casa e começou a rosnar-nos, algo que ela nunca tinha feito mas passado, no entanto, passado algum tempo começou a acalmar e consegui fazer com que ela comesse.
É aqui que as coisas começam a piorar.
Durante o dia 12/03, a Luna foi novamente a uma consulta de rotina às 9 da manhã e disseram que parecia estar tudo bem, no entanto, segundo o relatório que se encontra em anexo apenas fizeram análises e verificaram a cicatriz. Pois bem, cheguei a casa e durante a tarde a Luna vomitou depois de comer.
No dia 13/03, acordei às 8 da manhã para dar a medicação à minha gata e passado uma hora, por volta das 9:11, ela vomita novamente e foi ai que percebi que algo de errado se passava.
Ligámos para o veterinário e disseram para levá-la novamente, no entanto, um familiar conhecia um veterinário bom em Lisboa e acabámos por levá-la lá, onde assim que a Luna foi vista questionaram "Como é que deram alta a esta gata?".
A Luna estava com febre, com uma infeção generalizada, uma infeção que já tinha atingido todos os órgãos, incluindo um pulmão que já estava infetado e continuava com anemia.
A Luna nunca deveria ter tido alta com uma infeção mas o pior não é isto, o pior é que depois da cirurgia, não terem feito outra ecografia, simplesmente porque não tinham o aparelho para a fazer.
Um hospital veterinário que não tem um aparelho de ecografia, quando no site dizem que fazem exames complementares?
E menciono o que está descrito no site:
“O Hospital Veterinário de Massamá (HVM) efetua inúmeros exames de diagnóstico para animais de estimação, contando para o efeito com os aparelhos mais sofisticados do mercado e com profissionais com formação adequada e com experiência comprovada na área de imagiologia.
A este nível dispomos de um moderno laboratório de testes e de análises clínicas e realizamos ecocardiografias, eletrocardiografias, ecografias, endoscopias, Holters, Raios-X, ressonâncias magnéticas (MRI) e TAC, cujos resultados são fundamentais para uma deteção rápida e eficaz do problema.“
No dia 14/03/2021, a Luna ficou internada na Associação Zoófila Portuguesa e infelizmente no dia 15/03/2021 acabou por falecer.
No dia 16/03/2021, foi pedido ao Hospital Veterinário de Massamá que enviasse o relatório médico da minha gata para perceber o que tinha acontecido porque não era normal num veterinário haver um diagnóstico e noutro hospital veterinário ter sido outro e ainda terem chamado a atenção de que algo não estava certo. Durante a chamada foi dito que a médica ia entrar em contacto para ficar a par da situação.
Acrescento também que no dia 16/03/2021 às 21:44, hora que eu acho que não se deve ligar a ninguém, a médica veterinária que telefonou tentou insinuar que poderíamos não ter dado a medicação. Uma insinuação grave.
Menciono também que a Luna teria uma consulta no dia 19/03, ou seja, para um veterinário que dizia que a condição da Luna era um pouco débil, uma consulta de reavaliação apenas para a semana a seguir é um pouco estranho.
Isto parece um caso de pura neglicência do Hospital Veterinário de Massamá que no dia que a minha gata foi pela primeira vez ao lá devia ter feito uma ecografia e nunca um Raio-X, ou no mínimo fazia as duas coisas.
Como é que veterinários que têm que tirar uma licenciatura fazem isto a um animal de 9 anos que sempre demonstrou ser saudável?
Como é que eu dou um valor absurdo, e posso mencionar, 800€, para tratarem da minha gata e ela sai daí ainda pior?
Como é que deixam um animal sair de um hospital sem fazerem mais exames e apenas análises como se as análises fossem dizer qual era o estado da Luna por dentro?
Como é que ninguém tem a noção de que estavam meter em causa a vida da Luna? Porque é que têm um estabelecimento aberto se não querem trabalhar com o devido profissionalismo que os animais merecem?
Nada vai trazer a Luna, de volta e neste momento só quero que quem foi negligente seja responsabilizado.
A minha gata morreu e não quero que haja mais Lunas nesse, dito, Hospital Veterinário de Massamá.
Data de ocorrência: 19 de março 2021
Catarina Alexandra
11 de abril 2021
Agradecia ter uma resposta à minha reclamação