Hospital Veterinário Vasco da Gama

Hospital Veterinário Vasco da Gama,
Rotunda das Oliveiras, 1ª 427
1990-426 Lisboa

Lisboa, 30 de março de 2021

No dia 24 de março de 2021 dirigi-me ao Hospital veterinário Vasco da Gama na Rotunda das Oliveiras, freguesia Parque das Nações em Lisboa porque o meu animal de estimação, cão com o nome de Tobias, se encontrava doente sem caminhar.
Não apresentava qualquer dor na altura, mas não andava.
Foi examinado e fui informado que deveria efetuar umas análises de sangue e que recomendavam que ficasse em observação no hospital durante a noite para levar alguma medicação intravenosa. No dia seguinte seria melhor efetuar uma TAC e também que aconselhava em fazer fisioterapia numa empresa na Arrábida com quem têm “boas” relações.
Com a aflição do animal de não poder andar, aquela informação que me foi dada estava a ser bastante exaustiva, no entanto após reflexão aceitei de fazer as análises clínicas enquanto esperava pelo orçamento de internamento e TAC.
Em relação ao centro de fisioterapia avisaram logo que teria que ficar internado pelo menos um mês.
Fiquei a pensar como é que uma médica só olhando para o animal, sem qualquer análise feita ou exame, já sabiam que viria a ter necessidade de fisioterapia com estadia de um mês.
Enquanto faziam análises ao sangue apresentaram-me a proposta de custos
Neste caso a pernoita com a medicação seria €115.00, enquanto a TAC seria €120.00.
Após refletir e por me ter sido aconselhado pela médica que o estava a observar, aceitei de deixar o Tobias no Hospital para observação e medicação durante a noite de quarta para quinta-feira. Ficou combinado que no dia seguinte pela manhã me iriam contactar para dar o ponto da situação e avançar para a TAC.
De manhã fui informado que o Tobias tinha passado bem a noite e que se encontrava na clínica o médico ortopedista para o analisar e efetuar a TAC. Após conversa com este mesmo médico e conhecendo a proposta em cima mencionada com o valor de €120.00, aceitei em que fosso feito uma TAC ao Tobias.
Antes de fazer fui à caixa para pagar quando me apresentaram uma fatura de €270.00 para efetuar esta mesma TAC que tinham mencionado no dia anterior.
Questionei, e fui informado que a colega no dia anterior se tinha engando, pois, a colega tinha entregado uma proposta de TAC interno.
Pois com a aflição de ver o meu animal de estimação sem andar e sem ter qualquer conhecimento de atos médicos, não me podem obrigar a ter conhecimentos destes termos médicos. A proposta é apresentada e assim em boa-fé irei acreditar no que me é apresentado.
Fiquei bastante desiludido e apreensivo pois se fosse eu a enganar-me e não pagar a quantia que me é apresentada, o Hospital viria “atrás” de mim pedir o dinheiro.
Assim sendo, o Hospital deverá assumir a culpa pela má informação dada ao cliente, e venho por este meio pedir o reembolso da diferença apresentada: €150.00
Enquanto esperava para decidir se iria proceder com a TAC devido à diferença de preço, foi me feito três vezes uma pressão psicológica bastante grande:

1) Acusaram que estes valores estão tabelados, que seria um erro da parte da colega.
2) Tinha que decidir rápido pois o médico tinha mais que fazer e precisava de sair
3) Precisavam do gabinete onde estava à espera e não podia lá estar mais tempo
Com toda esta pressão tão grande, acabei de aceitar de pagar, vendo o meu animal de estimação sem poder andar.
Ao chegar a casa “caí” em mim e senti-me burlado, enganado e que o negócio do hospital não era cuidar de animais e fazer lucro, mas sim só lucro sem compaixão com os animais e os donos dos animais.
Estes episódios todos, adicionando as pressões psicológicas, passeio as seguintes noites sem dormir, pois, afetou-me bastante a minha saúde mental quando eu clinicamente já estou bastante frágil e a ser seguido clinicamente.
Para não bastar, quando fui pagar informei que queria o meu número de contribuinte incluído nas faturas. Foi me entregue as faturas sem o meu número contribuinte. Fui informado de que das três faturas só duas é que conseguiriam fazer um estorno e passar outra com o número de contribuinte, mas a terceira com um valor de €90, já não seria possível. Eu insisto até que em informaram que iriam ver uma fatura de outro cliente e que mais tarde iriam enviar por email.
Enviaram um email umas horas depois com o recibo, mas fiquei com a certeza que estariam a tentar “fugir” ao fisco ao não passar uma fatura com o número de contribuinte.
Estou à espera do TAC já há 4 anos, pois disseram que normalmente dura 48 horas, mas devido ao Covid que poderá durar 5 dias. Se quisesse receber mais cedo teria um custo de €50 ou €25 adicionais, o que achei estranho.
Se quisesse depois vir falar com o médico sobre a TAC teria outo custo de €25.00 e se quisesse um relatório pormenorizado que tinha outro custo de €25.00.
Estando uma pessoa fragilizada, com a tanta informação de valores, fica mesmo sem saber o que fazer e a pressão ser cada vez maior em aceitar valores.
Mantive a minha decisão de esperar os 5 dias.
Já contactei várias vezes o Hospital Vasco da Gama e dizem que a TAC está a ser analisado no Reino Unido e que demora 5 a 6 dias. (Já acrescentaram mais um dia)
A minha pergunta então foi se o relatório vinha em inglês ou português, ao que me responderam que vem em inglês, mas o médico depois que me iria explicar. Mas eu não quero que o médico do Hospital Veterinário Vasco da Gama me explique, pois eu quero levar a TAC com relatório para o meu veterinário em português.
Estamos em Portugal, qualquer documento é obrigatório em vir em português, é como os rótulos dos produtos nos supermercados, podem ser estrangeiros, mas tem que ter um rotulo português.
Na proposta que me apresentaram, também não fui informado que viria noutra língua.
Vou exigir, sem custos, que o relatório venha em português para mostrar e ser analisado pelo meu veterinário.
Data de ocorrência: 30 de março 2021
26 de abril 2021
Fui contactado uma vez a informar que me iriam devolver o excesso pago pelo exame pelo lapso. No dia seguinte contactaram a mãe, que não tinha nada a haver com isto, mas como tinham o número de telefone da mãe no sistema por causa de outro de animal de estimação que la foi, disseram à mãe que eu aceitei fazer o exame por isso não iriam devolver. “O animal estava em sofrimento e ia agora andar com ele de um lado para o outro para ver onde fazem mais barato quando foi o própio hospital que se enganou a informar o preço”... todos somos humanos e podemos nos enganar, por isso também podemos pedir desculpas ou recompensar quando algo corre menos bem.
Não aceitei que contactassem a mãe, quando não tinha nada a haver com o assunto.
Continua sem resolução e/ou pedido de desculpa e/ou reembolso.
Assunto: Resposta a reclamação (informamos que já enviámos resposta à reclamação para Ordem dos Médicos Veterinários) Como não conseguimos anexar documentos, transcrevemos a resposta enviada.

" O Tobias, cão macho de raça Pequinês, com 13 anos de idade deu entrada no Hospital Veterinário Vasco da Gama em horário de urgência na noite de 24 para 25 de Março.
O motivo da consulta foi dificuldades em andar desde o dia 23 e início de parésia, prostração e anorexia nesse dia.
Ao exame físico o Tobias taquipneia(dor?!), e sensibilidade profunda nos quatro membros com diminuição de próprioceção nos membros anteriores e posteriores direitos, com pulso femoral bilateral.
Devido à idade foi realizado um painel geral de análises sem alterações dignas de registo, excepto trombocitose marcada.
Foi sugerido internamento para monitorização da evolução e TAC e apresentadas estimativas e agendada consulta de neurologia para a manhã seguinte.
No dia seguinte o Tobias foi avaliado pela neurologia e apresentava tetraparésia ambulatória à esquerda, não ambuilatória à direita.
Na consulta foi detectado o erro na estimativa apresentada em urgência no dia anterior (TAC interno/seguimento - 120.00€) e que o valor da TAC a realizar tinha de incluir duas zonas (crâneo e coluna) e teria o custo de 270.00€, valor aceite e pago pelo tutor antes da realização do procedimento e após a explicação dada pelo neurologista em consulta.
Em seguida foi realizada anestesia para a realização de TAC.
Como se encontrava estável e sem dor, optou-se pela alta do Tobias, com tratamento conservativo com anti-inflamatório (Onsior), Conecta e IECA (Fortekor).
E só nessa altura foi referido que o problema do Tobias poderia não ser cirurgico e poderia necessitar de fisioterapia.
Aquando da alta o tutor foi ainda informado que o tempo de espera do relatório de TAC é de cerca de cinco dias úteis, pois as imagens são interpretadas por um diplomado do Colégio Europeu em Imagiologia. O tutor nitidamente angustiado com a situação questionou se o resultado poderia ser mais rápido, tendo sido dada a possibilidade de realização de pedido de urgência com o custo adicional de 50.00€, o qual o dono recusou (situação que afirma na sua reclamação "mantive a minha decisão de esperar os cinco dias").
Disponível para qualquer esclarecimento adicional
Hospital Veterinário Vasco da Gama"
12 de agosto 2021
O hospital veterinário não procedeu corretamente nem com o processo, nem com o contacto que fez, pois não fui contactado, mas sim a mãe, porque no passado já tinha ido lá com outro animal de estimação. O contacto deveria ter sido comigo, quando sabiam que estavam a falar com a mãe porque disseram mesmo que queriam falar com a mãe porque eu não estava bem.
Além que o que foi escrito em cima não corresponde completamente à verdade.
Enfim.
Aprendemos, e sei onde não ir.