• Edif.d.sancho I - Quinta da Fonte
    2740-244 Porto Salvo

HP Hewlett Packard - Portátil não reparado dentro da garantia

Alexandre Correia apresentou a reclamação

Venho pelo presente meio, apresentar a minha insatisfação relativa ao serviços pós-venda da HP.
O portátil em questão é um HP Pavilion 15-n007ep (5CD3421790), que foi adquirido em Maio de 2014, na Worten, juntamente com uma extensão de garantia. Sou um estudante de Engenharia no Técnico e planeava completar a minha formação com este portátil, daí ter tomado as providências para que isso fosse possível.
O aparelho foi sujeito a um grande uso diário, tanto em termos de transporte, em meios apropriados, como em utilização para trabalho. Tem como é claro, algumas mazelas menores, oriundas deste desgaste. Nunca deu qualquer sinal de falha, até à situação que passo a descrever.
No dia 16 de abril de 2016, após ausentar-me de um gabinete individual de estudo, e deixando o computador ligado, deparo-me que, ao regressar o computador encontrava-se desligado. Sendo a primeira vez que o portátil me falha, estranhei, até porque a luz correspondente ao carregador, encontrava-se ligada. Após alguma tentativas de o ligar, de novo, utilizando os passos descritos pela HP, para reinicialização da BIOS, confirmei que o aparelho estavam, de facto, avariado.
Como àquela hora, os serviços da HP encontravam-se fechados, tive que esperar pelo dia seguinte para efectuar a chamada. A mesma foi feita, para saber como se procederia para a reparação do mesmo. O operador informou-me que a HP não tem instalações de reparação em Portugal, logo o portátil teria de ser enviado para Espanha, mas que a empresa acarretava os custos do mesmo. O mesmo insistiu, por algumas vezes, se não queria fazer uma extensão de garantia do portátil, para precaver qualquer tipo de situação que a garantia actual não cobrisse, fosse coberta. Estando confiante da seriedade da empresa, declinei sempre as ofertas.
A empresa SEUR tratou do transporte do equipamento. Veio buscar o equipamento dia 20/04, sexta-feira. Segundo a previsão da HP, o portátil deveria estar comigo, arranjado, dia 02/05. Para mim, em si, já era um incómodo grande estar sem o aparelho. No entanto, a data parecia bem aceitável.
O problema começou depois. Passada a semana e sem receber informações da HP. No dia 02/05, ligam-me a informar que o aparelho possui danos físicos que resultaram na falha e que a garantia não está ao abrigo destes danos, entre eles, o facto do carregador do portátil estar com a caixa aberta, estando, no entanto em perfeitas condições de funcionamento. Perguntam-me se quero o orçamento da reparação, sendo que seria a única forma de me repararem o aparelho. De forma a pensar no assunto, pedi. Segue-se em anexo, o mesmo, de forma a verem o absurdo que é. Queriam substituir praticamente todos os componentes do portátil, por um preço que me custaria quase tanto como o aparelho.
Na semana seguinte, voltei a ligar para a HP, a explicar a situação toda, de novo e a rejeitar o orçamento apresentado. Foi-me dito que seria contactado pelo departamento técnico, nas 48 horas seguintes, o que não se verificou, tendo de ficar sem aparelho mais algum tempo. Só foi estabelecido contacto, de novo dia 10/05, sendo que serviu apenas para me tentar convencer que seria a única forma de reparar o aparelho. Recusei, de novo e o computador, foi-me devolvido no dia seguinda, dia 11/05.

Em suma:
- mais de 20 dias sem computador, que é essencial para o meu trabalho.
- portátil não reparado dentro garantia.

Já informei a DECO do sucedido, tal como o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (para quem não sabe, como funciona: * PROIBIDO *://www.centroarbitragemlisboa.pt/sections/directo/como-recorrer) e irei recorrer até às últimas instâncias para que tenha o computador reparado e o tempo despendido, compensado.

Desta forma, desaconselho fortemente os aparelhos HP a todo o tipo de estudantes que usem os equipamentos com grande frequência, sob pena de não terem os seus aparelhos reparados aquando de avarias dentro da garantia.

27 ago 2020
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de atividade