Smartphones e Gadgets - Marcas

17 de outubro 2022
Caros Srs.

Assunto: Resposta à Reclamação P20 PRO

Amadora, 2022-10-10

Conforme relatei ao Sr. Gabriel Verissimo na chamada telefónica realizada em Agosto a tampa traseira estalou, com um pequeno toque de uma colher de sobremesa quando a mesma estava como sempre dentro da capa original da Huawei. Isto sucedeu, pois, larguei a colher sem querer tendo a mesma tocado na capa a uma distância inferior a 10 cm, causando uma pequena fissura na tampa, tendo a referida alastrado com o decorrer do tempo. Isto sucedeu por via dos problemas de saúde (Neurológicos) que eu tenho.
Inclusivamente nunca tenho o telemóvel à mesa mas como recebi uma chamada do Hospital tive de atender a mesma, e o equipamento acabou por ficar na mesa.
O impacto provocado pela colher nunca poderia causar este dano! Existindo ainda a possibilidade da referida tampa se encontrar fragilizada.
De referir que o equipamento não tem qualquer dano ou risco pois está imaculado, a sua utilização sempre foi cuidada, como é possivel verificar pelo documento de entrega na Decsis.

Após esta situação optei por adquirir uma capa Huawei flip case e a tampa traseira deixou de estar visível.

Como referi anteriormente dirigi-me à vossa loja na Av. Antº Augusto Aguiar onde ao contrário do que sempre aconteceu, tive um atendimento miserável indigno e incorrecto, tendo reclamado de tal facto no Livro de Reclamações, e até à presente data a mesma não obteve resposta. A Decsis sempre teve um tratamento de excelência para com o cliente!

Dado que necessitava de reparar o aparelho pois a bateria do mesmo estava inoperacional, e o período de garantia estava a finalizar, desloquei-me à Decsis. Na altura fui esclarecido pelo Sr. Rui Sequeira (Um Profissional Inexcedível e um Ser Humano Extraordinário) que para reparar o aparelho eu tinha de assinar a folha para puderem recepcionar o Equipamento Huawei P20 Pro. Sucede que para substituir a bateria existe a necessidade de retirar a tampa traseira do telemóvel, apesar de aquecido ao retirar a tampa dos equipamentos com a certificação IP 67 e 68 a mesma acaba por partir pois o material utlizado para garantir a estanquicidade é de alta resistência.
Na Decsis o Sr. Rui Sequeira esclareceu-me que necessitava de colocar uma tampa nova pois tinha de testar o aparelho quanto à sua estanquicidade, algo que nunca foi por mim usado.

Nota: Muitas vezes o aro/moldura também é danificado.

Como tal, parece-me que existe da vossa parte um aproveitamento no sentido de me penalizar com o valor que à partida seria da vossa responsabilidade pois estava inerente ao trabalho a executar.

Quero ainda mais uma vez reafirmar que passaram de um serviço de excelência para um serviço miserável na loja oficial:

1- Mentem ao cliente.
2- Não são capazes de perceber um período de garantia.
3- Enviam um orçamento sem nexo. Posteriormente invocam outra causa para justificar o orçamento do cabo USB C.
4- São incapazes de assumir as responsabilidades, pretendem que o cliente assine um documento sem qualquer nexo além da folha de obra.
5- Após efectuar a reclamação a colaboradora da Loja no Livro da Tamet identifica a loja como Huawei mais uma pérola!
6- Solicitei para ser contactado pela responsável pois a mesma não estava presente, o que não aconteceu até à presente data!
7- Optei por não deixar o equipamento, depois de ter falado com a técnica que está identificada na Reclamação pois perdi toda a confiança naquela profissional e no vosso serviço.
8- Desloquei-me à Decsis e coloquei lá o equipamento pois o mesmo aproximava-se do terminus da garantia e a bateria teve uma degradação muito rápida na última semana. A única forma de o colocar dentro da garantia seria assinar a referida folha de obra e esperar pela resposta da reclamação realizada.
9- Dada a falta de resposta à reclamação efectuada em loja realizei uma nova através da vossa linha de apoio.

Qual não é o meu espanto quando sou confrontado com a vossa resposta, como é óbvio não posso aceitar a vossa argumentação!
O Huawei P20 Pro está como novo. Refiro que esta tampa foi trocada nos primeiros meses pois na altura a mesma foi danificada, e como é óbvio paguei a reparação. Mas nesta altura, o evento em causa não poderia causar este dano!

Na altura em que realizei a reclamação no vosso apoio ao cliente apresentei a situação relativa ao equipamento Huawei P30 Lite com o IMEI 864 056 040 367 101 que estou a utilizar até à resolução da situação do P20 Pro, que se encontra na Decsis. Dado que a garantia do P30 Lite terminou durante este período, e este é o meu telemóvel de reserva, quando começou a ser usado demonstrou que se encontrava com problemas e que necessitava de ser reparado, ao abrigo da garantia. De notar que este equipamento quase não foi utilizado até esta data.
Na altura solicitei uma autorização de extensão da garantia para o P30 Lite pois a mesma ocorreu durante a permanência do P20 Pro para reparação, questão também não resolvida até ao momento.
Obviamente não me é possível entregar o P30 Lite e ficar incontactável!

Embora a minha resposta seja tardia por problemas de saúde, solicito resolução destas situações com a máxima brevidade.

Melhores Cumprimentos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta da Huawei - mobile.pt@mail01.huawei.com

Assunto: RESPOSTA À RECLAMAÇÃO P20 PRO RE: Huawei - Customer Care Portugal

Bom dia Sr. Mário Almeida,

Obrigado por contactar a Huawei Customer Service Portugal.

Após consultar o Centrp Técnico sobre este caso, informamos que uma tampa partida é um dano não coberto pela garantia.

Pode consultar a nossa Politica de Garantia através da nossa página web:Produtos não cobertos pela garantia.
Esta política de garantia não cobre defeitos e danos resultantes de:Utilização e desgaste normal do equipamento ou de outra forma devido ao normal envelhecimento do equipamento.

Da utilização do produto para além do que é indicado e de forma habitual. Qualquer tipo de desmontagem, reparação, alteração ou modificação efetuada por qualquer pessoa para além da HUAWEI ou de um centro de assistência autorizado.

Utilização indevida, abusiva, negligente ou acidente causado de qualquer forma.Testes, operação, manutenção, instalação inadequada ou qualquer alteração ou modificação do produto, tendo o manual do utilizador do produto como referência.

Submeter o produto a comida ou líquidos, corrosão, ferrugem ou utilização de corrente errada.Riscos ou danos às superfícies plásticas e a todos os componentes expostos derivados duma utilização normal.Utilização fora do permitido como indicado no manual do utilizador do produto.

Como aceitou o pré-orçamento da tampa traseira aquando entrega do equipamento.

Ou seja, foi informado desde o início que a tampa estava partida e que a reparação teria um valor de 40€ e assinou a folha em como aceitava pagar o valor pela reparação.

Assim sendo, para levantar o equipamento terá de pagar o valor pré aceite, conforme assinado no momento da entrega.

Com isto, uma vez mais, agradecemos a confiança depositada na nossa marca, e esperamos que esta informação seja extremamente útil.
Atentamente,
Gabriel V.
Huawei - Customer Care Portugal
Resposta Mário de Almeida - mobile.pt@mail01.huawei.com

Caros Srs.

Assunto: RESPOSTA À RECLAMAÇÃO P20 PRO

Amadora 2022-10-10

Como é óbvio Sr. Gabriel V. reenviar a mesma resposta inclusive com o mesmo erro ortográfico é de muito mau tom e inapropriado.

Como tal escale a situação para o seu superior hierárquico, para resolução da situação.

ERD

Resposta Mário de Almeida Huawei Tech. Portugal - Tecnologias de Informação, Lda.

Ao cuidado do: CEO da

Huawei Tech.Portugal - Tecnologias de Informação, Lda.

Sr. Tony Li

Avenida Dom João II, 51B 11º A
1990-085
LISBOA

Assunto: RESPOSTA À RECLAMAÇÃO P20 PRO

Amadora 2022-10-10

Sr. Tony Li

Agradeço resposta global a todo este processo pois a v/ loja de Lisboa (Tamet) e o serviço de “apoio ao cliente” são inqualificáveis…

Envio em anexo o email inicial, não me sendo possível reproduzir as chamadas telefónicas efectuadas.

Ainda sou um cliente Huawei na empresa sou à mais de 8 anos, mas com este tipo comportamento / atitude terei de reconsiderar.

Compro soluções e não problemas!

Não é uma questão de valor, mas sim de princípios!

É muito mau o v/ Pós-Venda neste momento! Se quiser detalhes do que lhe digo estarei ao seu dispor, basta uma simples chamada telefónica.

Agradeço resolução com a maior brevidade.

Melhores Cumprimentos
Data de ocorrência: 17 de outubro 2022

Boas,

Este tipo de situação é cada vez mais recorrente, dado que os SP que prestam serviços, às empresas tem genericamente pouca qualidade no atendimento, em muitas delas é mesmo inexistente.

Invariavelmente as empresas contratantes não querem gerir estas situações com os seus clientes, e pretendem uma solução a um preço baixo. E depois deixam de ter Clientes satisfeitos.

No caso em apreço a Huawei até novembro de 2021, tinha um atendimento de excelência prestado pela DECSIS na loja de Lisboa! Neste momento o "serviço" é prestado pela Tamet, e o mesmo é Inqualificável!
Tentei contactar diretamente a Huawei via email, mas tal não me foi possível apenas está disponível uma linha de suporte do SP, que tem uma atitude inadequada para com o cliente, e que não escala devidamente as situações.

O Foco das Empresas deve ser SEMPRE o CLIENTE!

Há empresas que só se apercebem deste facto quando já não os tem! Clientes devem ser estimados e acarinhados. É SEMPRE A PUBLICIDADE MAIS EFICAZ E ECONÓMICA!

A bem dos Clientes!