54.0

Hyundai - Avaria Tucson 1.6 novo zero km

Fábio Casquinha
Fábio Casquinha apresentou a reclamação
18 de setembro 2019
No dia 18 de Abril de 2019, adquiri na Santogal H sito, na Av. Casal Ribeiro 46 c, 1049-027, um automóvel novo de marca/modelo Hyundai Tucson Diesel 1.6 CTDI executive.

Em 24 de maio de 2019, entrei em contacto com a vossa empresa, a fim de verificarem, o seguinte problema: luz avisadora de sistema de escape (DPF), como consequência o carro perde força e potência. À data fui informado que o carro efetivamente tinha de ‘’desenvolver mais em viagem’’ uma vez que andava muito em “cidade” (algo que não compreendo nos dias de hoje), este mesmo problema após desligar o carro a luz desaparece, mas voltou a acender por mais duas vezes até que dia 27 do mesmo mês surgiu um segundo alerta: luz indicadora de avaria (MIL), entrei em contacto com a Santogal novamente onde foi marcada uma visita à oficina.

Dia 30 de maio de 2019, solicitei o reboque da minha companhia de seguro onde o mesmo levou a viatura até a oficina da Santogal Alcabideche, foi desligada a luz (MIL) na máquina, no entanto a situação não ficou resolvida e no dia 1 de junho de 2019, fui levantar a viatura e passado cera de 40 minutos ficou novamente com o mesmo problema, entrei novamente em contacto com a Santogal, referenciada anteriormente, e a indicação que foi dada - era para não desligar o carro até que a regeneração do filtro de partículas seja feita por completo - e nesse mesmo dia mantive o carro ligado 3h sem sucesso, ou seja, o problema mantinha-se, até que tive de desligar a viatura.
Dia 12 de junho voltaram a acender as duas luzes (DPF) e (MIL), foram tiradas fotografias comprovativas das luzes indicadoras.
Dia 17 de junho, a viatura entra novamente na Santogal e esteve 3 semanas ( até ao dia 9 de julho) nas vossas oficinas a mudarem o sensor do filtro de partículas,
Sem novamente resolverem o problema uma vez nem passado 24 horas a luz (DPF), volta a ligar tendo de levar novamente a viatura a vossa oficina.

Apesar de ao longo deste tempo – cinco meses no total- ter sido compreensivo com a situação inicial, ter recebido um carro de categoria inferior e em tempo até a ‘’gasolina’’ enquanto a minha viatura se encontrava a substituir o sensor do filtro de partículas, infelizmente venho a constatar que até a data de hoje dia 17 de setembro de 2019 estou privado em absoluto da viatura DOIS MESES E MEIO seguidos, a pagar uma prestação sem usufruir da mesma e sem receber informações concretas sobre o que se passa e qual a solução para resolver o problema.

Assim, como consumidor que sou vejo os meus direitos a serem postos em causa uma vez que de acordo com a Lei da defesa do consumidor, lei n.º 24/96, de 31 de julho, com a sua redação atual, no artigo. 4º onde refere “Os bens e serviços destinados ao consumo devem ser aptos a satisfazer os fins a que se destinam e a produzir os efeitos que se lhes atribuem, segundo as normas legalmente estabelecidas, ou, na falta delas, de modo adequado às legítimas expectativas do consumidor”, hora como se pode verificar não é o que está a acontecer neste caso concreto.

Uma vez que a viatura não está conforme, como se pode verificar e pelas entradas na vossa oficina e pela não resposta e demora da vossa parte, tenho o direito de acordo com ao artigo 12º a Lei da Defesa do consumidor, em que “à indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos”, aplicado neste caso concreto.

Deste modo, venho pela presente accionar a garantia, solicitando que V. Ex.as., se dignem mandar substituir a viatura por uma nova ou solicito a resolução do contrato e deserção de todos os custos e gastos tidos até a data, uma vez que as várias reparações não resultaram, pondo em causa o bom funcionamento da mesma, a qual não tenho garantias de segurança e onde tenho vindo a perder toda a credibilidade e a confiança na marca e na viatura em questão.
Data de ocorrência: 18 de setembro 2019
Hyundai
18 de setembro 2019
Exmo. Sr.

Desde já agradecemos a sua comunicação.

Informamos que a situação por si exposta encontra-se em acompanhamento pelo nosso departamento de Apoio ao Cliente, este irá contactá-lo através do seguinte endereço: apoioaocliente@hyundai.pt.

Hyundai Portugal

Desejo-lhe sorte. Infelizmente pela experiência que tenho, a marcar não resolve nada e vai empurrar o problema com a barriga.