56.5
  • apoioaocliente@hyundai.pt

Hyundai - Defeito no banco não assumido pela marca

Pedro Gomes apresentou a reclamação
22 de novembro 2022
Em Outubro de 2021 durante uma viagem o banco do condutor ficou com um buraco. Após a reclamação ter sido feita numa oficina oficial, foi-me dito que a marca não assumia o defeito por o problema se devia a uma má utilização, apesar de nem terem desmontado o banco para verificarem se há algum problema na sua estrutura e o banco não apresentar qualquer marca de mau uso. Após várias reclamações feitas através da mesma oficina a decisão não mudou e apenas falta levar o caso para tribunal, porque não tenho mais opções para tentar fazer valer os meus direitos. Fui recolhendo várias opiniões, entre estofadores e engenheiros que trabalham na indústria automóvel, em que o problema pode ser da estrutura do banco ou da espuma (o banco nunca foi desmontado). Em anexo coloco fotos, em que se pode ver o quanto o problema agravou ao longo deste ano desde que o problema se iniciou.
Não vou avançar para tribunal, porque só o tempo que vou perder não me vai compensar os 40€ que vou gastar num conceituado estofador para me resolver o problema. Mas escrevo esta reclamação como forma de protesto e para deixar a questão se a satisfação de um cliente não deveria valer muito mais do que 40€.
Data de ocorrência: 22 de novembro 2021
Hyundai
22 de novembro 2022
Exmo(a). Sr(a). Pedro Gomes,

Desde já agradecemos a vossa comunicação.

Informamos que a situação por vocês exposta no dia 2022-11-22 se encontra em acompanhamento pelo nosso departamento de Apoio ao Cliente, que irá contactá-los através do seguinte endereço: apoioaocliente@hyundai.pt.

Hyundai Portugal
8 de dezembro 2022
Conforme já referido, a marca não assume o defeito dizendo que o problema se deve a fatores externos, mesmo sem desmontar o banco para poder analisar o problema. Coloco abaixo a resposta que tive a esta exposição.

"Exmo. Sr. Pedro,

Acusamos a receção da sua exposição a qual mereceu a nossa melhor atenção.

No seguimento do exposto e após contacto com o Reparador Autorizado de V.Exa., fomos informados de que a deformação apresentada no banco do seu i30 é o resultado de fatores externos pelo que, e conforme poderá consultar no Passaporte de Serviço que acompanha o seu Hyundai, não poderá ser enquadrada na Garantia Contratual Hyundai."

Conforme referi, recorri a um estofador (que é onde a oficina oficial recorre para fazer os trabalhos de estofador) para resolver o problema e anexo as fotos onde se pode ver os problemas no interior do banco, onde se verificaram que os velcros estão descolados e fora da sua posição, o espuma está danificada numa zona em que o velcro está fora da posição e descolado e o forro está danificado.
Fica mais do que evidente a falta de qualidade e os defeitos que este banco apresenta e que se iniciaram quando a viatura ainda não tinha 2 anos nem 24000Km.

Agora podem responder que não se responsabilizam pelos defeitos porque recorri a uma oficina não autorizada para corrigir a situação, quando a marca nem sequer se dignou a desmontar o banco para poder analisar os problemas.
27 de dezembro 2022
Não voltei a ter qualquer resposta da marca.
Pedro Gomes avaliou a marca
10 de janeiro 2023

Inadmissível não assumirem um defeito no banco numa viatura com menos de 2 anos e cerca de 23000 km. Marca não é de confiança.