No dia 11 de setembro comprei um veículo da marca Hyundai, modelo Tucson 1.6 CRDI 48 V Hybrid de 2020 com 54000km no Stand N-Auto em Torres Novas. Na viagem de regresso a casa, a luz indicadora de avaria do motor acendeu e já não desapareceu do painel de instrumentos. O carro entretanto ficou parado e posteriormente foi agendada uma inspeção mecânica para o representante da Hyundai em Évora para verificar o problema. A oficina da Hyundai em Évora identificou o problema: necessidade de substituição de dois injetores de combustível e 3 velas de ignição. Segundo as informações da oficina em Évora, o valor da reparação é elevado e para procederem à reparação , têm de obter uma autorização da sede da marca. Acontece que desde o dia 26 de setembro a sede da Hyundai ainda não deu essa autorização e não sabem quando a vão obter e não sabem também quando é que a viatura será reparada.
A viatura encontra-se dentro da garantia de fábrica e tem também a garantia do stand onde foi comprada, pois por lei, todos os carros usados têm uma garantia mínima de 18 meses.
No dia 11 de outubro, liguei para a oficina da Hyundai em Évora para saber se já tinham mais alguma informação , sendo a reposta negativa.
Liguei depois para o stand onde a mesma foi comprada e falei com o proprietário do stand , que me disse que não tinha nada a ver com a situação , mas que quem tinha de resolver o problema era a Hyundai, pois a viatura encontra-se abrangida pela garantia da marca. Entretanto o proprietário do stand ligou para a Hyundai e expôs o problema. Neste telefonema, fiquei a saber que um injetor da viatura já tinha sido reparado/substituído e que também já tinham substituído o filtro de partículas. Estas intervenções foram realizadas numa oficina da marca.
No dia 15 de outubro desloquei-me à oficina onde se encontra a viatura para saber se a oficina já tinha tido alguma resposta por parte da sede da Hyundai, o que me disseram que não, que aguardavam ainda por essa dita autorização.
Tendo eu imensa experiência na condução de veículos a diesel, pergunto: como é possível um veículo com pouco mais de 50 000km já ter substituído um injetor e necessitar de substituição de outros dois injetores, necessitar de substituição de 3 velas de incandescência, já para não falar da chamada técnica que que se encontra ativa para a substituição da bomba de óleo? .
Por curiosidade, ao pesquisar problemas em viaturas deste modelo em grupos de proprietários de viaturas idênticas por todo o mundo, verifiquei que este problema já aconteceu a várias viaturas noutros países. Isto significa que possivelmente será um defeito da marca e que a mesma deveria assumir.
Resumindo, hoje é dia 16 de outubro e continuo sem resposta: estou sem carro para me deslocar e não sei quando é que estará reparado.
Data de ocorrência: 26 de setembro 2024
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.