55.5

António Fernando Martins da Silva
António Silva apresentou a reclamação
11 de junho 2018

Exmos. senhores:
Venho por este meio reclamar uma situação que me esta a desagradar profundamente.
Eu sou cliente da Hyundai à cerca de 20 anos. O primeiro carro da Hyundai foi o Accent e vendi com desaseis anos. Carro esse que nunca tive qualquer prolema que não fosse resolvido logo de imediato e sem qualquer prejuízo da parte do cliente.
Com base nesta experiência que tinha sido positiva da Hyundai, fui promovendo a marca, com base na minha experiência. Posso dizer que só em minha casa temos quatro carros Hyundai e colegas de trabalho já são cinco carros, mas as coisas infelizmente mudaram para mim.
Troquei de carro, há cerca de quatro anos para o I20, 1100 CRDI e comecei a ter problemas com o filtro de partículas.
Durante estes anos fui à oficina dos Vitorinos na Amadora, cerca de oito a nove vezes com o óleo acima do nível.
O Vitorinos, têm sido inexcedíveis no acompanhamento e a tentar resolver o problema e têm reportado tudo aos Engenheiros da Hyundai. O carro já esteve uma semana a fazer testes na oficina, já foram mudados inclusive os injetores e não encontram qualquer problema.
Os Vitorinos contactam-me com regularidade para estarem ao corrente da situação e quando o nível sobe, pois não tenho alternativa, senão lá ir para retirar o que esta a mais ou mudar o óleo e o respetivo filtro.
Estive na oficina no dia 04/06/2018, por causa do mesmo problema, na qual foi resolvido de imediato que foi mudar o óleo e o filtro, uma vez que o óleo não estava em condições e porque já era a segunda vez após a revisão. O carro foi metido à máquina, não tem qualquer erro. Mais uma vez, esta anomalia foi reportada a Hyundai e a resposta foi: “Como o carro faz poucos km por ano, deve mudar o óleo de seis em seis meses”. Fiquei estupefacto com a resposta, porque sempre ouvi o contrário, ou seja, quando se anda muito, deve-se mudar o óleo com intervalos mais curtos e essa informação não esta no livro de manutenções. Esta intervenção foi suportada por mim e amavelmente, foi-me oferecido a mão de obra, porque a Hyundai descartou qualquer responsabilidade, porque é assim que leio a resposta.
Faço às revisões conforme o plano de intervenções, sigo as recomendações da marca, que é andar em autoestrada e ando quase todos os dias cerca de 20 Km e naturalmente não posso fugir ao transito da cidade Lisboa, por isso sujeito-me ao para arranca como todos os outros. Faço diariamente cerca de 30Km.
O I20, é um carro citadino e por essa razão, deve estar feito para a conjuntura de uma cidade e por esse motivo não aceito a resposta que me foi dada em vez de reclamarem junto do fabricante.
Este carro foi comprado no Entreposto dos Olivais e não me fizeram nenhum questionário sobre as condições e trajetos que faço diariamente, porque se tivessem esse procedimento, provavelmente nas grandes cidades não vendiam carro nenhum.
Isto para mim é um problema na regeneração, do excesso na injeção de gasóleo e os intervalos estão a ser longos. Se os intervalos fossem mais curtos e com menos gasóleo, penso que melhorava. Outra situação é o carro não ter qualquer informação no painel, quer luminoso ou sonoro, no sentido de informar como esta o filtro de partículas. Pode acontecer desligar o carro, quando esta a acontecer uma regeneração. É possível alterar o programa e aproveitar um LED do painel para ter essa informação.
O carro termina a garantia este ano, não sei se será por isso que me deram aquela resposta para se livrarem de responsabilidades, não quero acreditar nisso.
Gostaria que tentassem resolver o problema e não desvalorizassem o cliente, porque eu só ponho gasóleo no respetivo deposito e não no cárter, logo é um problema que deve ter resolução. Gostaria que estivessem atentos às minhas sugestões.

António Silva

Data de ocorrência: 11 de junho 2018
Hyundai
22 de junho 2018
Exmo. Sr. António da Silva,

Desde já agradecemos o seu comentário, o qual recebeu o nosso melhor acompanhamento.

Relativamente à situação por si exposta e após averiguarmos junto do nosso Reparador Autorizado Hyundai – Vitorinos, fomos informados das intervenções realizadas ao seu i20. Uma vez que no seu i20 é praticada uma condução definida nos parâmetros de utilização sob condições adversas, sendo que o seu Hyundai circula em média menos de 30 Km/dia (parâmetro F: Condução repetida em curtas distâncias) e em condições de condução com paragem e arranque (parâmetro L). Os dois parâmetros referidos anteriormente poderão ser consultados no Manual de Instruções do seu i20 na página 22-23 do capítulo 7, sendo que anexo estas mesmas páginas.

No caso do seu Hyundai, a realização de uma regeneração do filtro de partículas diesel é apenas dada a conhecer ao utilizador através do aumento do consumo instantâneo e o aumento das rotações/min ao relanti, não existindo qualquer indicador luminoso referente a esta ação.

A regeneração do filtro de partículas é realizada em condições de temperatura e pressão ideais, sendo estas atingidas após alguns quilómetros dependendo também das condições externas e de utilização. O inicio da regeneração é controlado exclusivamente pela unidade do motor do seu i20, não existindo qualquer rotina definida (ex. realizar 45km para inicio de regeneração). No caso do seu i20 estar a efetuar uma regeneração deverá circular em rotações mais elevadas 1.500 ~ 2.500 rpm durante cerca de 25 minutos. Sendo que não deve desligar o motor, ou interromper a circulação.

O processo de regeneração dá-se também com o auxilio do óleo do motor sendo que por cada regeneração interrompida existe o retorno de parte da fuligem presente no filtro de partículas juntamente com o óleo novamente para o motor. Este retorno origina por sua vez a subida do nível do óleo e a sua contaminação.

Com isto, não significa que circule sempre mais de 100 km/dia com o seu i20, contudo deverá por vezes realizar uma condução em trajetos mais alargados, por forma a que o seu Hyundai possa efetuar a oxidação e remoção da fuligem existente neste mesmo componente.

Quanto à vida útil do óleo, esta é influenciada por diversos fatores, tais como, o número de regenerações efetuadas, terminadas e interrompidas, tempo, quilómetros, condições de condução e climatéricas.

António Duarte
Gestão de Clientes Hyundai
Dep. Desenvolvimento de Rede de Concessionários
apoioaocliente@hyundai.pt www.hyundai.pt

Hyundai Portugal, SA
Lake Towers - Edifício D, 5ºC
Rua Daciano Baptista Marques 245
4400-617 Vila Nova de Gaia
Esta resposta tem um anexo privado
António Fernando Martins da Silva
António Silva avaliou a marca
22 de outubro 2018

A marca deve estar mais atenta a reclamação dos seus clientes!