54.2
  • Lake Towers - Edifício D, 5ºC
    Rua Daciano Baptista Marques 245
    4400-617 Vila Nova de Gaia
  • apoioaocliente@hyundai.pt

Hyundai - Não assume garantia de 2 anos de embraiagem trocada ao abrigo da garantia

Daniel apresentou a reclamação
20 de dezembro 2018

Possuo um Hyundai i30 de 2012 adquirido novo, que até à data, além da embraiagem de origem, já levou 2 embraiagens novas ao abrigo da garantia.

A ultima delas foi em Maio de 2017, altura em que o carro tinha cerca de 90.000 km e, segundo me indicaram na oficina, seria uma embraiagem "reforçada" pois realmente tinham detectado que as embraiagens anteriores não eram adequadas para o automóvel em questão.
No mês passado, ou seja, Novembro de 2018, desloco-me novamente à Hyundai a queixar-me exactamente dos mesmos sintomas que anteriormente, que o Chefe da Oficina após andar no carro também verificou, indicando que teria que ser substituido alguns componentes da embraiagem, e que ia apenas pedir a aprovação para substituir o material em garantia e que me contactava depois.
De notar que o carro tem actualmente 113.000km, ou seja, passou 1 ano e 6 meses e 23.000km desde a última troca de embraiagem.

A minha reclamação é então, de que após 1 mês à espera de noticias sobre este assunto, decidi telefonar para a Hyundai e disseram-me que receberam resposta de que a reparação não podia ser feita ao abrigo da garantia pela seguinte razão:
- Como a última troca já foi efectuada ao abrigo da garantia do veículo, essa mesma peça não possui qualquer tipo de garantia.

Ora, uma resposta destas é simplesmente lamentável da parte da Hyundai Portugal.
Estamos a falar de uma peça que claramente não é adequada para o veículo em questão. Estamos a falar de um carro que em 113.000km já precisa da sua 3º embraiagem nova, sendo que a ultima durou cerca de 23.000km.

Em consulta com o Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, indicaram-me o seguinte:

- Nos termos do Artº 5º do Decreto-Lei nº. 67/2003, de 8 de Abril, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Decreto-Lei nº 84/2008, de 21 de Maio havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de 2 anos a contar da sua entrega.
- Assim, o componente colocado em garantia goza de uma nova garantia de 2 anos.

Solicito que façam nova análise do caso e que seja aceite a troca da embraiagem ao abrigo da garantia que a mesma possui.

Data de ocorrência: 20 de dezembro 2018
Hyundai
21 de dezembro 2018
Exmo. Sr.

Desde já agradecemos a sua comunicação.

Informamos que a situação por si exposta encontra-se em acompanhamento pelo nosso departamento de Apoio ao Cliente, este irá contactá-lo através do seguinte endereço: apoioaocliente@hyundai.pt.

Hyundai Portugal
2 de abril 2019
É lamentável a Hyundai continuar a tentar fechar uma reclamação que não só continua para resolver como até à data nada fez para a tentar resolver.
15 de abril 2019
Mais uma tentativa de fecho desta reclamação sem sequer tentarem solucionar a mesma. Continuem...
15 de maio 2019
E continuamos a aguardar uma resposta fundamentada por parte da Hyundai....

É uma vergonha a marca andar a tentar fechar reclamações, as quais não se esforça nada para tentar resolver. Uma vergonha!!

Daniel Autor
15 de maio 2019

Helder, tem toda a razão. É mesmo uma vergonha a marca Hyundai tentar andar a fechar reclamações em vez de as tentar resolver.

Verifiquei que também está a sofrer o mesmo tipo de comportamento por parte da marca, e com uma pequena pesquisa no resto das queixas do "portaldaqueixa.com" pode-se verificar que existem mais casos assim.