IAD PORTUGAL SA

IAD Portugal - Má conduta e falta de ética na mediação de imóveis

Ana Estrelinha
Ana Estrelinha apresentou a reclamação
3 de julho 2019 (editada a 8 de julho 2019)
Bom dia, venho por este meio mostrar a minha indignação perante a má conduta da agente imobiliária afeta à IAD da zona da Nazaré que na intenção de obter o imóvel para venda prometeu soluções vantajosas, nomeadamente dividir a comissão com o proprietário e isentá-lo de despesas relativas a serviços prestados pela solicitadora. Situação que não sucedeu porque até à data fui eu que tive de pagar os serviços prestados à solicitadora, tendo sido confrontada com um valor de comissão que não corresponde ao combinado.
No dia 3 de janeiro enviei email para a empresa a relatar o sucedido que foi ignorado. Volvidos 6 meses sou contatada por um individuo que se apresenta como funcionário da sede da IAD, que utilizando um tom coercivo e pouco empático me diz que não lhe interessam os emails enviados por mim a relatar as atitudes pouco éticas da sua colega agente mediadora, acrescentando que se não pagar segue para contencioso.
Consciente de que a entidade reguladora do Instituto dos Mercados Públicos, do mobiliário e da Construção terá conhecimento desta situação agradeço que tenham a amabilidade de resolver este assunto com a maior brevidade possível.

Disponível para esclarecimentos necessários,
Data de ocorrência: 3 de julho 2019
IAD Portugal
15 de julho 2019
Exma. Senhora Ana Estrelinha,
Endereçamos a V. Exa. os nossos cumprimentos.
Tomámos conhecimento da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Manifesta o seu descontentamento relativamente aos serviços prestados pela IAD Portugal, S.A.
Recordamos a este propósito que:
A consultora mandatada por si cumpriu com todas as obrigações decorrentes do contrato celebrado entre V. Exa. e a IAD Portugal, S.A. enquanto representante desta última.
Na sequência, o negócio visado foi efetivamente concretizado nos termos acordados entre V. Exa. e o comprador e com a mediação da IAD Portugal,
A IAD Portugal, S.A. atua enquanto Mediadora entre as partes, mas não se substitui legalmente a estas. Deste modo, quaisquer serviços de consultoria jurídica ou procuradoria têm como destinatárias as partes contratuais, pelo que estas sempre seriam as únicas responsáveis pela liquidação de quaisquer honorários devidos por serviços prestados no processo de compra e venda.
Quaisquer informações em contrário, não foram prestadas com o conhecimento da IAD
A IAD Portugal, S.A. pauta o exercício da sua atividade pelo estrito cumprimento das obrigações legais e regulamentares que disciplinam o nosso sector de atividade.
Face ao exposto, somos da opinião que o serviço em causa foi prestação com zelo e diligência de acordo com os critérios de qualidade estabelecidos pelo que aguardamos a regularização dos honorários devidos.
Permanecemos à disposição de V. Exa. para qualquer esclarecimento adicional.
IAD Portugal, S.A.
Ana Estrelinha
15 de julho 2019
Tal como foi referido, a agente imobiliária afeta à zona da Nazaré (IAD) agiu de má fé para obter um fim, sabendo que independentemente de ter alegado declarações falsas junto do proprietário para obter o imóvel para venda, estaria sempre protegida pelo contrato emitido pela IAD. Estratégias que resultam no imediato mas que a longo prazo colocam o "bom nome" da agência em causa, por falta de ética profissional.

A resposta da IAD a esta entidade (Portal da queixa), foi emitida sob pressão das entidades que protegem o consumidor, caso contrário esta agência nunca teria emitido qualquer resposta automática, dado que os tento contatar desde Janeiro do presente ano, sem sucesso.

Resta informar que a reclamação foi feita e emitida para todas as entidades competentes que protegem o consumidor e regulam as agências imobiliárias.
Pretendo com isto alertar os consumidores mais desprotegidos como eu para este tipo de "burlas" , que desconhecendo práticas agressivas por parte destes agentes imobiliários, pretendem ludibriar o consumidor alegando falsas mais valias. Muito cuidado antes de assinar o contrato mesmo que o agente comercial alegue que posteriormente repõe o valor acordado.

À semelhança de outras reclamações dirigidas a esta agência, a maior parte dos consumidores identifica como principais falhas más práticas profissionais e a falta de apoio ao cliente, ignorando pedidos de ajuda feitos à sede sita no Porto (IAD).

Com um pouco de sorte e depois de emitir uma reclamação no Portal da queixa, obtém uma "resposta padronizada" a solicitar a regularização dos honorários que passo a citar não estão de acordo com o combinado entre agente imobiliária e proprietário.
IAD Portugal
13 de novembro 2020
Exma. Senhora Ana Estrelinha,
Endereçamos a V. Exa. os nossos cumprimentos.
Tomámos conhecimento da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Os honorários devidos à IAD Portugal, S.A. são os que resultam do contrato de mediação imobiliária livremente assinado entre ambas as partes.
Permanecemos à disposição de V. Exa. para qualquer esclarecimento adicional.
IAD Portugal, S.A.