40.5

IADE - Cobrança indevida e falta de qualidade

Raquel Lippi Januario
Raquel Januario apresentou a reclamação
5 de novembro 2020
Em 2019 matriculei minha filha Haissa Lippi Januario no Iade para cursar Designer Gráfico, durante todo o ano a proprina foi cobrada o acordado na matrícula 433,89, mesmo sendo realizado aulas online perdendo muito a qualidade do ensino, mas ok aceitamos a situação.
No inicio do ano letivo de 2020 já começou com as aulas online atrasadas porque a universidade estava com encerrada por causa de amianto detectado nas suas instalações e até agora não iniciou a presencial.
Outra reclamação é quanto a bagunça e falta de respeito no atendimento que não é mais feito direto com o IADE e sim com a secretaria da Universidade Europeia, que somente atende o telefone dizendo ser da secretaria e solicitando que envie e-mail para todos e quaisquer assuntos que precisamos resolver.
Minha filha demorou 15 dias para responder um e-mail de adequação de cadeira.
Porém e o que estou totalmente indignada é que no mês de outubro divulgaram na área do aluno o valor da propina deste semestre e do próximo, sendo que realizei o primeiro pagamento em 13/10 no valor de 396,41 porque minha filha já tinha adiantado uma cadeira desse ano no ano passado, portanto hoje recebi uma MSG do banco dizendo sobre uma ordem de débito de 582,29 de propina onde consultei na área do estudante e estavam todas as demais reajustadas para 489,40, que me assustou completamente e me deixou perplexa.
Liguei hoje dia 05/10 as 17:40 o número 213939623 na secretaria da universidade europeia, cuja atendente de nome Sheila escutou meu questionamento e disse que era para enviar e-mail para tesouraria, eu insistindo porque a propina já vence dia 09/11 e que não tinha esse tratamento quando fiz a matrícula no IADE, me passou para uma sua supervisora Sandra que consultou no sistema o valor da propina e somente me disse que foi reajustada porque estavam adequando as proprinas e tinha pago a menor o mês passado, sem sequer me dizer porque disso....
Jamais poderia fazer isso, porque uma vez divulgada na área do aluno, entendo que já é oficial e não cabe mais alterações.
Seja qual for a justificação desse absurdo, não concordo e não vou pagar os novos valores divulgados na área do estudante, inclusive porque nem tenho condições de pagar esse valor.
Tenho print da tela do computador da minha filha com os valores anteriores e com os valores atualizados e peço que seja corrigido de imediato.
Uma vez que, pelo direitos de consumidor que tenho uma vez divulgado o valor, ele que deverá ser o pago.
Uma vergonha tantos erros e falta de qualidade nessa Universidade que se intitula uma das mais antigas de Portugal e referência na área de designer.
Quero que seja regularizado com a maior urgência, pois em uma época tantas dificuldades financeiras, ainda há instituições que não tratam as pessoas com respeito e dignidade, nem mesmo pagando caro.
Data de ocorrência: 5 de novembro 2020
Raquel Lippi Januario
Raquel Januario avaliou a marca
6 de agosto 2021

A matricula foi cancelada assim como as mensalidades posteriores ao cancelamento, porém jamais indicaria a instituição a qualquer pessoa.