40.5

IADE - Falta de cumprimento de prazos estipulados

Bernardo Baptista
Bernardo Baptista apresentou a reclamação
8 de novembro 2019
No seguimento do meu pedido para obter o Certificado de Habilitações/Diploma referente à licenciatura em Marketing e Publicidade no estabelecimento de ensino superior IADE - U (Universidade Europeia), foi-me dito pela Sra. Susana Valdívia Costa (com a qual foi tudo tratado telefónicamente e por e-mail), que pertence aos quadros da Universidade, que o prazo seria de vinte (20) dias úteis a partir do dia do pagamento da quantia de 75,00€ (setenta e cinco euros) referente ao citado Certificado/Diploma. Nos e-mails trocados, referi que seria com algum caráter de urgência que fazia este pedido, pois necessito deste documento para a minha atividade profissional.

No dia 10 de outubro procedi ao referido pagamento e ao envio do comprovativo por e-mail para a Sra. Susana Valdívia Costa, com a qual todo o processo foi tratado por via telefónica e e-mail, ao qual não obtive resposta, sendo que dia 25 de outubro enviei outro e-mail à Sra. Susana Valdívia Costa para me confirmar a receção do e-mail com o comprovativo referente ao pagamento, pois não obtive a resposta que solicitei, ao que me foi respondido que "A emissão do Diploma está dentro do prazo, que tal como referido é de 20 dias uteis após o pagamento.Assim que o mesmo estiver pronto para levantamento, entraremos em contacto.".

Assim, chegamos a dia 08 de novembro, último dia do prazo de 20 dias úteis que me foi dado, sendo que ninguém entrou em contacto comigo para o levantamento do Certificado/Diploma. Entrei em contacto com a Universidade, que me respondeu que a Sra. Susana estaria, à tarde, no back-office das 15h00 às 18h00. Assim sendo, enviei um outro e-mail à Sra. Susana a questionar a situação (ao qual não obtive resposta) e liguei várias vezes para o contacto telefónico da Sra. Susana, que não me atendeu.

Vendo o caso mal parado, dirigi-me pessoalmente à Universidade, onde, para meu espanto, me foi informado que a Sra. Susana não estava lá, mas sim em formação noutro local (lembro que me disseram que estaria lá da parte da tarde). Sendo que dia 8 de novembro é uma sexta feira, e devido ao aparente (mas mais que óbvio...) mau funcionamento da instituição e à falta de brio profissional e de respeito da Sra. Susana, teria de ficar para segunda feira a obtenção do documento, ao qual me opus pois o prazo acabava dia 8 e não dia 11, dado que necessito do documento para, precisamente, dia 11. No entanto, e devido a não estar mais ninguém na dita instituição que me pudesse facultar o documento e/ou ajudar de alguma maneira, não tive outra hipótese senão vir-me embora sem o documento pelo qual paguei a tempo e horas.

Acho inadmissível que brinquem com a vida das pessoas desta maneira, quando foram avisados do caráter de urgência, mesmo assim estendem o prazo ao máximo e, ainda assim, conseguem falhar com a data, entrando em incumprimento, devido a toda a situação previamente relatada.

Esta Sra. colocou em causa a minha atividade profissional com a sua total falta de sentido profissional e com o seu total desprezo pelos prazos oficiais que ela própria me transmitiu. Peço, encarecidamente, que esta Sra. seja alvo de um processo disciplinar, pois é inadmissível como, com um prazo tão extenso como 20 dias úteis, e com tantas trocas de e-mails e chamadas telefónicas, e com o conhecimento por escrito de que era uma situação urgente, mesmo assim conseguem colocar a minha vida profissional e pessoal em causa ao não respeitarem os prazos que a própria Sra. e a instituição colocaram.

Esta é, apenas, mais uma de muitas provas do mau funcionamento da dita Instituição IADE-U, que peca bastante em profissionalismo, dedicação, brio e, acima de tudo, respeito. Infelizmente, conhecendo como conheço a dita instituição, nada acontecerá, e mais pessoas sofrerão do mesmo mal que eu, pois nunca na vida vi uma dita instituição ter tanta falta de respeito para com os seus alunos e ex-alunos.
Data de ocorrência: 8 de novembro 2019