IATI Seguros - Reclamação por cancelamento de reserva de hotel

Paulo Servolo apresentou a reclamação
17 de maio 2022
Em 21/11/2020 contratualizei com a Iati Seguros de Viagem, o seguro IATI Estela Individual + Cancelamento de 05/05/2022 a 15/05/2022.
Para a viagem reservei viagens e alojamentos, ente os quais o Hotel Košická 12 em Praga, República Checa pelo valr de 60€ de 11 a 15/05/2022.
Em, 03/05/2022, o Booking responsável pela reserva dos alojamentos indica que terminou o contrato com o Hotel Košická 12, Prague 10, Praga, 101 00, República Checa, e como tal a minha reserva iria ser cancelada, sendo disponibilizado em alternativa a Rezidence Jiskra Jiskrova 1566, 250 01 Brandýs nad Labem-Stará Boleslav, República Checa, pelo valor de 177,00€.
A reserva do Hotel Košická, confirmada, foi para o centro de Praga na República Checa, pelo que a alternativa deveria ser igualmente em Praga ou no máximo até 2 km do centro.
Como se pode verificar a residence Jiskra fica a cerca de 30 km de Praga o que não se pode considerar alternativa, pelo qual indiquei ao Booking que não aceitava o hotel indicado, tendo obtido a resposta que poderia escolher outro hotel, mas só me seria reembolsado 177€.
Efetuada a pesquisa em 03/05/2022, de hoteis em Praga durante as datas pretendidas 11 a 15/05/2022, devido à proximidade da data e à forte procura na zona o preço mais barato que consegui encontrar foi 416€. Não havendo outra opção, fui obrigado a pagar a nova reserva, sob pena de ter de cancelar toda a viagem, por um custo ainda maior.
Considerando que esta situação, se configura como um incidente coberto pela apólice, solicitei um pedido de assistência e reembolso dos custos adicionais com o cancelamento.
A resposta da seguradora IATI, foi:
"Lamentamos informar que, após revisão da documentação enviada e das condições da apólice contratada, o seu pedido não poderá ser aceito, uma vez que não se encontra previsto nas garantias contratadas que se especificam nas condições gerais e particulares: Não há cláusulas que especifiquem reembolso por cancelação de hotel"
O Cancelamento da reserva é-me completamente alheio, e como tal, não me podem ser assacadas responsabilidades, pelo que sendo um seguro de viagem, o alojamento e as viagens devem estar cobertas pela apólice.
Constato que muito embora seja publicitada que as despesas de cancelamento com um valor máximo de 2.000€, a seguradora está a desresponsabilizar-se de honrar o contrato assumido, pelo qual venho submeter a presente reclamação.
Com os melhores cumprimentos
Data de ocorrência: 11 de maio 2022
26 de maio 2022
Boa tarde Paulo,

Lamentamos a sua insatisfação.

Visto que, devido a razões de proteção de dados, não podemos informar com mais detalhes por esta via,
por favor, contacte-nos por e-mail (siniestros@iatiseguros.com) e informá-lo-emos sobre o assunto.

9 de junho 2022
A IATI Seguros continua a informar que o cancelamento não encontra previsto nas garantias contratadas que se especificam nas condições gerais e particulares: Não há cláusulas que especifiquem reembolso por cancelação de hotel.
7 de julho 2022
A IATI Seguros não dá resposta à reclamação
8 de julho 2022
Bom dia Paulo,

Devemos informá-lo de que os meus colegas não receberam nenhuma informação sobre o seu caso para o e-mail anteriormente indicado: siniestros@iatiseguros.com

Aguardamos a sua resposta, de modo a agilizar a sua situação.

8 de julho 2022
Exmos senhores
A situação foi reportada para os vossos serviços AS5007355 - REEMBOLSO, pelo que claramente estão a prolongar propositadamente a situação
Com os melhores cumprimentos
11 de julho 2022
Bom dia Paulo,

Como já foi informado, não há cancelamento de viagem pelo motivo indicado.

Pode consultar as causas de cancelamento nas condições da sua apólice.

11 de julho 2022
Exmos senhores,
A viagem Não foi cancelada porque eu tive de pagar o valor da nova reserva, se tivesse cancelado tudo e solicitado reembolso V. Exas iriam dizer que o cancelamento não está incluído nas condições da apólice, então o prejuízo seria muito maior.
Não fui eu que o decidi cancelar o alojamento, foi o hotel que o fez unilateralmente, isso é uma situação que me ultrapassa, deveria estar coberta pelo seguro.
V. Exas publicitam:
"O seguro IATI Standard é ideal para viagens de lazer a destinos urbanos pela Europa em viagens que não incluem a prática de atividades ou desportos de aventura. Também adequado para dar cobertura intermediária para a maioria dos destinos turísticos a nível mundial, pois oferece uma cobertura de despesas médicas de 300.000€. Sempre com as nossas coberturas essenciais, como repatriações, roubo e danos de bagagem, além de coberturas complementares como adiantamento de fundos, atrasos e perdas de serviços, etc."
Mas depois quando as situações acontecem desresponsabiliza-se das Perdas de Serviço, etc.!!!!!
com os melhores cumprimentos
27 de julho 2022
Constata-se assim que as garantias publicitadas pelo seguro IATI na contratação dos seguros de viagens, depois na pratica não se aplicam.
10 de agosto 2022
Gostaria de perceber em que e que se enquadram as "perdas de serviços" publicitadas pela IATI Seguros
Paulo Servolo avaliou a marca
12 de setembro 2022

Nem tudo o que está escrito nas condições gerais publicitadas pela marca, quando dos sinistros se aplica, pelo que os consumidores devem estar atento às questões particulares