IATI Seguros - Reembolso

Paulo Grave apresentou a reclamação
11 de abril 2020
Referência: AS5004360

Comprei um seguro de Viagem na Iati Seguros, porque queria um seguro que me desse tranquilidade na minha viagem. Ora, a viagem começou logo mal com a bagagem perdida durante 2 dias após a minha chegada a Costa Rica. Segui o protocolo e fiz reclamação na companhia aérea, contactei a Iati e abri um processo, foi-me dito que tinha um plafond de 300€ por passageiro para comprar itens essenciais e o valor gasto seria posteriormente reembolsado mediante apresentação das facturas das despesas.
Quando no final da viagem, já em Portugal, no dia 3 de Março de 2020 enviei as facturas (no valor total de 121,66€) por carta registada para procederem ao reembolso.
No dia 9 de Março respondem a informar que o reembolso foi autorizado e que entre 14 a 21 dias úteis receberia o valor na minha conta.
Passados os 21 dias úteis, sem qualquer reembolso recebido, volto a contactar, informando que não tinha ainda recebido o reembolso e questionando o porquê do atraso. Respondem novamente a dizer que devido ao lockdown em Espanha os prazos de reembolsos tinham sido alargados e que iriam contactar a sede a questionar. Voltam a responder no dia 7 de Abril a informar o seguinte:

"Após consulta com o departamento financeiro, constatou-se que de fato houve uma incidência com sua transferência bancária.

Gostaríamos de nos desculpar e informar que dentro de um novo prazo de 14 a 21 dias úteis se realizará a nova transferência.

Gratos por sua compreensão.
Melhores cumprimentos,
Mariana N
ARAG S.E., Sucursal en España
Gestão administrativa de Reembolsos
Assistência em Viagem "

A minha analise da situação é:
1.Passou o tempo previsto nas condições contratuais para procederem ao reembolso e o mesmo não foi feito.
2.Informam que devido a pandemia os prazos para reembolso foram alargados, a ser verdade não fui informado desse alargamento de prazos como deveria ter sido.
3.Como se fosse completamente normal, indicam que tenho que esperar mais cerca de 1 mês para receber o reembolso devido, nem se dignam tentar acelerar o processo tendo em conta a falha, sem justificação, por parte da Iati Seguros.

Para mim, errar é humano, mas a capacidade de resolver os problemas é que distingue os bons dos fracos serviços.

Hoje, dia 11 de Abril de 2020, após 2 meses da viagem (que para segurança comprei um seguro, que não foi o mais barato mas pensei ser de qualidade), continuo à espera do reembolso.
Neste momento, e tendo em conta a minha experiência pessoal com a IATI Seguros, não recomendo esta companhia de seguros, devido ao seu fraco serviço.

Melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 11 de abril 2020
Paulo Grave avaliou a marca
20 de junho 2020

Bom seguro. O apoio a cliente da IATI Espanha é muito bom, no entanto o mesmo não acontece em Portugal.