14.1

Iberdrola - Alerta: nunca façam fé na palavra dos angariadores

Maria Moura
Maria Moura apresentou a reclamação
12 de agosto 2019

Venho alertar os cidadãos/consumidores de energia para que nunca façam fé na palavra dos angariadores Iberdrola e nunca assinem nada à porta! (quando muito fiquem com os impressos para ler atentamente e ver se a proposta escrita corresponde ao que é prometido verbalmente pelos angariadores). Os angariadores contratados não têm quaisquer escrúpulos, mentem sem qualquer pudor... enganam as pessoas preenchendo os impressos e - à traição - subscrevem em nosso nome - e sem o nosso conhecimento - pacotes de serviços adicionais (não mencionando sequer a existência desses mesmos serviços, omitindo também - é óbvio! (à posteriori) - o acréscimo de custos/mês na fatura). Na minha família houve duas vítimas destes métodos fraudulentos em moradas diferentes por angariadores diversos, mas em comum tinham o facto de estar ao serviço da Iberdrola... Houve ainda a abordagem e tentativa de angariação junto de outros familiares nossos que só não caíram na fraude porque já estavam alertados por nós.
Dão a assinar documentos que não correspondem ao que garantem verbalmente e quando as pessoas se dão conta de que foram burladas e que assinaram algo julgando que iriam beneficiar de descontos, mas que na realidade as vai vincular a custos acrescidos, vêem-se a braços com enormes chatices e prejuízos - no mínimo - de tempo e energias dispendidas para reverter a situação. Ou até prejuízos económicos com impacto de relevo na faturação mensal.
Apesar de eu já ter procedido à Livre Resolução do contrato com a Iberdrola, vejo-me agora confrontada com chamadas de marketing agressivo.
Relembro que no dia 4 de Junho de 2019 me tocou à campaínha um angariador Iberdrola muito persuasivo, simpático e bem falante que no final do preenchimento do contrato me pediu um copo de água e sem eu ter dado conta- nem me ter prestado qualquer informação ou esclarecimento - pôs duas cruzes no Ponto 6- SERVIÇOS ADICIONAIS E PACOTES DE SERVIÇOS (Pacote Proteção elétrica lar e Manutenção Gás- de frisar que eram os serviços adicionais mais caros e que o angariador os subscreveu em meu nome- à traição!). Assim como colocou uma cruz de consentimento - à traição - no Ponto 8 para autorizar a divulgação dos meus dados pessoais. Disto tudo já dei conhecimento à Iberdrola logo na altura em que procedi à Livre Resolução do contrato - como a Iberdrola poderá confrontar no meu e-mail de reclamação para os serviços datado de: 13 Jun 2019, 15:05
Nunca, mas nunca, na vida dei o meu consentimento para divulgação dos meus dados pessoais e esse vosso angariador fê-lo por mim - nas minhas costas! Esse angariador Iberdrola apresentou-se como sendo Cabo-verdiano e estudante de direito na Universidade Nova de Lisboa, deixou-me o seu nome escrito de forma ilegível mas escreveu o seu nº de telemóvel : 933102649.
Na troca de correspondência entre mim e a Iberdrola dei conta de todos estes factos.
Acontece que há poucos dias, mais precisamente no dia 8 de Agosto de 2019 - pela primeira vez sou contactada para o meu telemóvel pessoal - pelo nº 211345913 do Centro de prevenção de doenças ósseas e cardiovasculares para marketing agressivo (tenho este número de telemóvel há mais de 7 anos e nunca mas nunca antes tinha sido contactada para este número pessoal para marketing agressivo ou outro...). A senhora que me telefonou sabia o meu nome completo e tinha os meus dados.
Quero deixar bem claro que não autorizei - nem autorizo - a Iberdrola a dilvugar os meus dados pessoais.
Solicito que a Iberdrola me identifique este seu angariador com o nome completo e respectiva morada para que eu possa avançar com uma queixa na Polícia por fraude e abuso de confiança.
Pretendo ainda avançar com uma queixa à Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Sem outro assunto, com os meus melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 12 de agosto 2019
Maria Moura
15 de agosto 2019
A senhora gestora diretora Comercial Iberdrola Carla Costa https://www.publico.pt/2019/03/17/economia/entrevista/erse-fizer-auditoria-vera-energia-100-verde-1864683 GABA-SE DA DUPLICAÇÃO de clientes neste artigo de Março de 2019. Passo a citar este excerto: "Sim. Posso dizer-lhe que já duplicámos a carteira face ao ano passado; estávamos nos 150 mil clientes, agora já temos mais de 300 mil, portanto mantemos o objectivo do meio milhão para final de 2020. E temos mais de 600 mil contratos, porque temos serviços associados, como as avarias e um seguro de garantia de desemprego ou doença. " O que ela não diz é que contrata burlões para virem a nossas casas vincularem-nos a serviços extra dos quais não nos foi dado qualquer conhecimento. Os angariadores servem-se das nossas assinaturas para subscreverem em nosso nome- à traição - serviços que nunca quisémos e dos quais nem tivemos conhecimento da sua existência... Algém neste país tem de pôr termo a estes ABUSOS!!!
Isto mais parece uma máfia organizada. Não olham a meios para vincular as pessoas à traição!!! E isto não pesa na consciência da senhora Carla Costa??? Deita a cabeça na almofada e consegue descansar???