14.1
Participações, SGPS S.A

Iberdrola - Angariadores usam de má fé omitindo informações que levam a custos acrescidos

Maria Moura
Maria Moura apresentou a reclamação
16 de junho 2019

Pretendo denunciar publicamente o abuso de confiança do angariadores selecionados para representar a marca Iberdrola. No meu caso, o angariador colocou cruzes nos serviços adicionais o que implicaria eu ficar a pagar 5,95+6,,95 (IVA não incluído). Ou seja mais cerca de 14 euros por mês na factura. O angariador pediu-me um copo de água e não sei se colocou as cruzes enquanto me ausentei para lhe ir buscar a água ou se já estavam previamente colocadas. O que é certo é que não o vi colocar as cruzes, fê-lo sem o meu conhecimento e sem qualquer consentimento.Ainda pôs cruzes indevidamente para consentir que os meus dados pessoais fossem usados após o termo do contrato e etc. Como dei conta da burla atempadamente já procedi à livre resolução do contrato.
No dia 14/07/2019 fiquei a saber que um dos meus filhos em 23 de Abril de 2019 foi igualmente vítima destas práticas desleais. Informaram-no que lhe estavam a dar o documento para ficar a pagar menos 11% na factura e deram-lhe a assinar - à traição - um seguro de proteção de pagamentos Iberdrola, cujo único benificiário irrevogável é a Iberdrola. O cliente paga e a única benificiária que fica protegida é a Iberdrola.... (E alguém nos paga - a nós- um seguro para nos proteger da má e fraudes que os angariadores da Iberdrola praticam ao serviço da marca??). Alerto ainda para que sem que seja prestado qualquer informação sobre o serviço de urgências elétricas e do respectivo custo 1,95/mês (sem Iva incluído). Já reclamámos com conhecimento à ERSE denunciando estas práticas desleais para que não haja mais consumidores de boa a serem vítimas da má fé dos angariadores ao serviço da Iberdrola. No meu caso a ERSE abriu um processo de averiguação intitulado PRÁTICAS COMERCIAIS DESLEAIS e já recebi um pedido de desculpas por parte da Iberdrola, mas o meu caso foi mais simples pois por lei posso fazer Livre Resolução.. O caso deste meu filho ainda está por solucionar e a ERSE ainda não teve tempo de abrir o respectivo processo. Lição aprendida: Nunca em circunstância alguma, assinar documento algum a quem nos bate à porta. Bem falantes, simpáticos e sorridentes, mentem despudoradamente e criam situações que são verdadeiras ciladas aos consumidores.

Data de ocorrência: 16 de junho 2019
Maria Moura
16 de junho 2019
ADENDA:
No meu texto deixei este alerta por concluir:
Alerto ainda para que sem que seja prestado qualquer informação sobre o serviço de urgências elétricas e do respectivo custo 1,95/mês (sem Iva incluído) este serviço é obrigatório, mas aos consumidores a informação é totalmente subtraida. Nem uma palavra acerca par mencionar a existência desse serviço obrigatório.