14.2
Participações, SGPS S.A

Iberdrola - Burla qualificada a idosos pelos comerciais. Partilhar por favor!!

Ana Antunes
Ana Antunes apresentou a reclamação
25 de maio 2018

Bom dia. É com muito desagrado que venho aqui, pela primeira vez, escrever no Portal da Queixa. A minha mãe mora numa aldeia isolada no concelho do Cadaval. E como outras idosas, foi enganada pelos comerciais da Iberdrola. O que vocês estão a fazer a estas pessoas é burla qualificada e chegará aos ouvidos das autoridades.

Vieram bater à porta da minha mãe. O comercial alegou fazer parte da empresa EDP e disse à minha mãe que a EDP tinha novos contratos que precisavam de ser assinados. A minha mãe, tal como outras pessoas idosas, assinaram sem questionar. Acreditando que a Iberdrola fazia parte do grupo EDP. Qual não é o meu espanto quando vim cá e vi que lhe enviaram uma fatura a pedir o pagamento de serviços.

Vim a descobrir que ela ATÉ PAGOU UMA FATURA A PENSAR QUE ESTAVA A PAGAR PARA A EDP.

Depois, ela dirigiu-se ao balcão da EDP para esclarecer esta questão, e ai o funcionário disse-lhe que não era a primeira cliente a chegar lá com este problema. No entanto, ela não assinou qualquer contrato de cessação com a Iberdorla.

Infelizmente o facto de eu espalhar este texto por todas as redes sociais não vai ajudar estes idosos. Porque tal como eles não sabem o que estão a assinar, também não sabem usar a internet para se informarem. Mas espero que ajude filhos e netos , como eu, a impedir que estas coisas aconteçam aos nossos pais/avós.

Eles podem ser pessoas desinformadas, mas se eles vos dizem que não, RESPEITEM.
Queria ver se fossem os vossos avós a serem burlados! É crime iniciarem contratos fraudulentos!!

Qual vai ser a vossa próxima táctica comercial? Vão mandar os vossos comerciais vestidos com a farda da edp?

Agradeço resposta e exigo a cessação do contrato e a devolução do valor que cobraram.
Ninguém quer nada convosco.

Ana Antunes

Data de ocorrência: 25 de maio 2018

Bom dia, desde já aviso que sou Comercial da Iberdrola, não, não sou um dos que enganam qualquer pessoa por uma comissão. É verdade que existem comerciais burlões, aliás 99% dos comercias que eu conheci ao longo de 5 anos de carreira que tenho, eram burlões. Infelizmente, no mercado português, tanto a Iberdrola como a Endesa, são conhecidas mais pelas burlas dos seus comercias do que propriamente pelo serviço e os preços que prestam ao cliente, o que apenas dificulta o trabalho aos honestos, e acreditem que eu sei o quão difícil é conseguir clientes sendo honesto. Um simples conselho para saberem sempre o que estão a fazer. Se o papel que pedem para ser assinado diz Iberdrola ou Endesa ou Fenosa, etc e o comercial apresentou-se como sendo EDP, ESTÁ A ENGANAR-LOS, simplesmente não assinem, se tiverem dúvidas, liguem aos vossos filhos, pais, familiares e amigos, etc. Se mesmo assim persistir a dúvida, chamem o vizinho, liguem para a vossa actual fornecedora de energia, etc. Nunca se assina nada sem se ter 100% de certeza do que se está a assinar.
No entanto, se foram enganados e só descobriram agora, sem stress, preencham um " FORMULÁRIO DE LIVRE RESOLUÇÃO " ( até 14 dias depois do dia da assinatura), se ultrapassou esses 14 dias , celebre um novo contrato de fornecimento com outra comercializadora à escolha.
Mas uma coisa é certa, a culpa, NUNCA é da entidade representada. Se foram enganados a culpa foi do comercial, não da empresa, a formação dada por várias pessoas aos novos comercias é nojenta às vezes, a atitude desses mesmos comercias a aceitar fazer as "vendas" dessa maneira é ainda pior. Em todas as profissões do mundo existem tanto bons como maus profissionais, algo que é bastante notável na nossa profissão como já é claro. Espero ter conseguido ajudar alguém.
Cumprimentos e boa sorte para tudo

P.S- peço desculpa se não fui claro em algum assunto.

INACREDITÁVEL!!! Já há mais de um ano que esta gente sem escrúpulos da Iberdrola anda a burlar os consumidores de energia. Estes cobardes e criminosos têm como alvo preferencial os idosos e pessoas isoladas... Os mais indefesos!!! Como é que AINDA ninguém neste país expulsou esta comercializadora de Portugal??? O que estão a fazer é crime!!! É MULTAR , PRENDER estes CRIMINOSOS e BANIR esta comercializadora do mercado livre em Portugal. Aposto que nas cadeias há gente mais séria do que esta gentinha da Iberdola...