14.1
Participações, SGPS S.A

Iberdrola - comportamento de comerciais porta à porta

Ana
Ana apresentou a reclamação
22 de maio 2018

No dia 21 de Maio de 2018, cerca das 18:30, na Amadora, dois comerciais da Iberdrola (uma senhora e um senhor) bateram à minha porta e identificaram-se como sendo do "gás".
Abri a porta e a sra. comercial identificou-se como comercial da Iberdroal.
Respondi que eu não celbrava qualquer contrato porta à porta.
A sra. comercial respondeu que afinal ela era uma "funcionária da Companhia de Gás de Lisboa" que é a empresa que inspecciona todos os pontos de fornecimento de gás e mede a intensidade do gás, e perguntou-me se recebia a factura do gás por mail ou por escrito.
Respondi que recebia por mail.
A sra. comercial pediu-me para lhe mostrar uma factura de gás.
Informei-a que não tinha nenhuma factura imprimida.
A sra. comercial solicitou que eu acedesse através do meu telemóvel à factura do gás.
Respondi que seguiam para o mail do meu marido.
A sra. comercial propôs que eu entrasse na conta de mail do meu marido.
Respondi-lhe, questionando-a: "Mas se a sra. é da empresa que inspecciona os pontos de fornecimento de gás e intensidade, vem aqui da parte da Iberdrola, como é que a sra. não sabe qual é meu ponto de gás e se tenho, ou não, contrato com a Iberdrola? Afinal, o que é que a sra. está a qui a fazer?"
A sra. comercial respondeu, aos gritos, que estava a trabalhar, abriu a porta das escadas de serviço do prédio e e saiu, batendo a porta com toda a força.
Uma vez que me parece ter afugentado a sra. comercial quando se aperecebeu que não me iria conseguir ludibriar, infelizmente não tive já oportunidade de lhe responder, por isso faço-o agora: Louvo que a sra. comercial da Iberdorla trabalhe, mas faça-o com CORRECÇÃO e HONESTIDADE, competindo à Iberdrola formar comerciais com um mínimo de ética e fiscalizá-los, sob pena de estar a pactuar com este tipo de práticas comerciais inadmissíveis.

Data de ocorrência: 22 de maio 2018