14.2
Participações, SGPS S.A

Iberdrola - Deixei a habitação, no entanto tenho recebido faturas em meu nome

Odzilande Vera Cruz
Odzilande Cruz apresentou a reclamação
20 de maio 2019
Caros Sr(a),

Venho expor a seguinte situação, vivia na R CONSELHEIRO PEQUITO, 14, CVº, 2700-211 AMADORA, tendo deixado a habitação no dia 30 de Março de 2019 e a leitura registada no contador era de 49363. No dia 04 de Abril de 2019, enviei uma carta registada para o endereço da IBERDROLA, comunicando o fim do contrato, e fiz referencia a leitura registada na altura.

Antes de deixar a habitação tinha recebido uma fatura no valor de 58,06€ com leitura estimada (49380) correspondente ao período de faturação: 17/02/2019 - 15/03/2019. No entanto, como nessa altura já sabia que ia deixar o apartamento, deixei para quando estivesse a comunicar o fim do contrato que nessa altura, fosse feito o acerto com a leitura real. Entretanto, no mês seguinte foi-me gerado mais uma fatura correspondente ao período de faturação: 15/03/2019 - 12/04/2019, com leitura estimada (49675) no valor de 59,98€.

Antes de deixar a habitação liguei para linha de apoio da Iberdrola ainda no mês de Março, solicitando de que forma poderia fazer a transferência de contrato de uma habitação para outro, e nunca me foi dito que antes de deixar a habitação deveria enviar a leitura para EDP. Uma vez que desconhecia esta situação o que fiz foi, ao entregar as chaves a proprietária, registamos a leitura do contado, inclusive tirei fotos para apresentar em caso de problemas.

A Iberdrola que deveria anular a fatura de 15/03/2019 - 12/04/2019, com leitura estimada (49675) no valor de 59,98€ e fazer o acerto da fatura de 17/02/2019 - 15/03/2019 no valor de 58,06€. Alegam que não foi comunicado a leitura a EDP. Por esta razão venho solicitar a vossa ajuda para resolver esta situação.

Ainda que não tenha registado a leitura na EDP, poderei sempre solicitar a proprietária da habitação que serva de testemunha, ou solicita ao novo inquilino uma copia do seu contrato onde consta a sua primeira leitura. Tendo em conta esta situação, a mim é evidente que a Iberdrola sabe a leitura correta, pese embora a mesma não tenha sido comunicada por mim, no entanto, ela foi comunicada pelo novo inquilino.

Odzilande Vera Cruz
Data de ocorrência: 20 de maio 2019