14.2

Iberdrola - Manipulação no processo de venda

João Pereira
João Pereira apresentou a reclamação
16 de maio 2019

Fui abordado em casa duas vezes por jovens que, alguns minutos depois percebi serem comerciais da Iberdrola. Como já relatado por outros utilizadores, tenho a dizer que a argumentação de venda é pouco transparente, com base em argumentos pouco claros, com intuito de, não esclarecendo o cliente, criar nele uma ilusão de conveniência simples, assente numa relação de confiança já estabelecida com a entidade que durante muitos anos dominou o mercado: a EDP.

A premissa enunciada pelos comerciais (fazer uma leitura de contador, ou ver a fatura) é uma rapida criação de vínculo interpessoal entre o cliente e o comercial que fragiliza o primeiro no seu juízo relativo à abordagem comercial. As palavras escolhidas pelo comercial são propositadamente dúbias, há afirmações duvidosas relativas à mecânica da empresa e, o único momento no qual se dá a percepção da mudança é na assinatura do formulário de adesão. Nesse momento a Iberdrola é descrita pelo comercial como "parceira da EDP" e não como concorrente. O produto da Iberdrola talvez até seja bom, mas a estratégia de venda leva-me a não confiar. Seria mais sério e profissional, na abordagem comercial, contextualuzarem o cliente relativamente ao mercado livre de fornecimento de energia, e ao posicionamento da empresa que representam. Isto é, se houver efectivamente benefício para o cliente em fazer a mudança de fornecedor de energia.

Data de ocorrência: 16 de maio 2019