14.2

Maria Teresa Dias Gomes Silva
Maria Silva apresentou a reclamação
5 de novembro 2014

Contrato Iberdrola nº 506180049
Em 03.07.2014 paguei uma factura no valor de 108,27 por transferência bancária com IBAN fornecido pela Iberdrola por email e enviei comprovativo de transferência em resposta para a Iberdrola.
Entretanto outras facturas foram pagas mas por entidade e referência (a Iberdrola não consegue cobrar por débito directo Sepa apesar de já ter conseguido e o débito directo Sepa de manter activo desde 26.02.2014 - mas isso são outros problemas que a Iberdrola ainda não conseguiu resolver).
No passado dia 30.10.2014 recebi uma carta da Iberdrola emitida em 22.10.2014 a informar que devia essa mesma factura de 108,27. Voltei a enviar comprovativo de transferência para provar o pagamento.
Hoje ligaram para o meu telefone a confirmar novamente que devo essa factura porque em 21.10.2014 dei ordem ao meu banco para anular a transferência bancária. Isso não faz sentido. Não dei essa ordem, nem sabia que podia anular uma transferência bancária. Os débitos directo sei que posso anular mas transferências bancárias é novidade. Liguei para o banco que me confirmou o que eu já sabia, a transferência bancária não foi anulada, nem foi devolvido o dinheiro para a minha conta.
Pedi á Iberdrola comprovativo de anulação de transferência??? (que não existe).
Certamente a Iberdrola deveria ter melhor organização no seu serviço financeiro em vez de incomodar os clientes com problemas que eles criaram por incompetência. Perderam o rasto ao dinheiro? creditaram outra conta que não a minha? Tenho comprovativos de todos os pagamentos feitos e não devo nada á Iberdrola. Inclusivé pedi á Iberdrola que me devolvesse o valor que estava credora para a minha conta, forneci o meu Iban e fizeram transferência que recebi em 04.11.2014 no valor de 23,35 (credito de 34,50 menos factura de 11,15).
Infelizmente a Iberdrola prende os clientes com um contrato de fidelização 12 meses. Oferecem um desconto de 10% á tarifa regulada mas é falso. Esse desconto dilui-se com os aumentos das tarifas de redes ou lá o que isso é, e depois ficamos com um desconto como os outros, ou seja quase nada.
Felizmente, acaba a prisão no dia 03-12-2014!
Já pedi é EDP para a partir dessa data ser cliente. É muito importante saber que mais importante que o preço, quando falamos de energia, é a qualidade do serviço.
Não podemos correr o risco de que, alguém venha unilateralmente, decidir que não pagamos uma factura, quando temos provas que pagamos, e eventualmente ameaçar cortar a energia com todos os inconvenientes que acarreta (financeiros e do dia a dia). No final de contas, mesmo tendo razão corro riscos reais, porque não confio na Iberdrola, de que me queiram cortar a energia! Como nos podemos defender de algo assim? Alguém que possa ajudar a resolver este problema? Tenho provas de tudo que exponho e ainda mais.
Por telefone a Iberdrola não tem ninguém para dar a cara e resolver o problema. A conversa é vou reportar ao departamento financeiro....... abrir uma reclamação... que só respondem daqui a muito mais de 30 dias que foi o que aconteceu quando reclamei do preço.

Data de ocorrência: 5 de novembro 2014
11 de novembro 2014
Bom Dia
Estimado Cliente
Foi com agrado que acusamos a recepção do seu email que mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que já se encontra em aberto a reclamação nº 470610200 relativamente á situação exposta, a cliente receberá resposta por carta em 30 dias.
Sem outro assunto

11 de novembro 2014
Exmos. Senhores,
Como podem verificar, isto não é uma resposta.
É uma informação de que vão responder! Não resolve nada.
Típico da Iberdrola, respostas vazias de soluções.

Esqueci mencionar o contrato 506180049
10 de dezembro 2014
Boa Tarde,

Exmos senhores

Foi com agrado que acusamos a recepção do seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à situação exposta vimos desta forma informar que a reclamação já foi respondida e amesma seguirá por carta para a morada do cliente.

15 de dezembro 2014
Exmos. Senhores,
Até hoje, dia 15 de Dezembro de 2014, ainda não recebi nada por correio.
Vai acontecer como as faturas? 15 dias para correio?
Continuo a aguardar... segundo o contrato que tinha com a Iberdrola, nº 506180049, a resposta a reclamações deveria ser dada em 30 dias.
Atenciosamente,
Teresa Silva
17 de dezembro 2014

Acusamos a recepção do seu email que mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à situação exposta vimos desta forma informar que foi dada resposta á reclamação gerada a 05 de Novembro com o número 470610200.
A resposta foi enviada a 05 de dezembro e junto anexo cópia da carta enviada.

18 de dezembro 2014
Exmos. Senhores,
Hoje são 18 de Dezembro e a V/ carta ainda não chegou no correio. Não é por ser Natal, o vosso correio sempre demorou uma média de 15 dias a chegar a minha casa desde a data de emissão (tanto cartas como faturas).
Vejamos, V. Exas. têm problemas com a fatura mensal, pois emitem mais que uma por mês, e dizem que o problema é da EDP que fornece as leituras; têm problemas com os débitos diretos e dizem que o problema é do banco, que confirmei junto do banco e da SIBS (tenho email a confirmar) que não é; agora têm problemas com os CTT porque a Vossa resposta á minha reclamação ainda não chegou por correio.
Conclusão, a Iberdrola não tem culpa de nada.
Não consigo ver o anexo, podem enviar por favor?
Obrigada.
20 de dezembro 2014

Relativamente à situação exposta vimos desta forma informar que a resposta a esta reclamação foi enviada por carta, directamente para o CENTRO INF. MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM CONSUMO, que irá informar o cliente.

5 de janeiro 2015
Exmos. Senhores,
Recebi a resposta da Iberdrola por correio em 02.01.2015 (carta datada de 05.12.2014).
Hoje mesmo, também o CIAB me informou que recebeu a mesma resposta.
Seja, assunto resolvido e não devo nada. Pedem desculpa e dizem tratar-se de " uma anomalia registada no sistema de cobranças da Iberdrola".
Ora, depois de tanto tinta, só tem esta resposta? Empresa IBERDROLA não merece mais comentários.
Dizem também que reativaram o Débito direto? depois de um ano activo? e depois de eu informar que um vez que passaram a pagamento por entidade e referência cancelei o débito direto em Novembro?
Mais brincadeira com os clientes. As repostas nunca são em tempo útil e depois já não são válidas.
A incompetência e falta de respeito pelos clientes merece uma grande chamada de atenção para clientes e futuros clientes.
Este empresa não tem processos claros e transparentes em nenhuma das fases. Seja pré contrato (que não esclarece sem margem para dúvidas que os preços serão alterados e o desconto de 10% não existe) seja durante os 12 meses de fidelização onde surgem todos o tipo de problemas e que ninguém dá a cara para resolver de imediato.
Não há confiança possível numa empresa assim.
Enfim, já não sou cliente Iberdrola, sou cliente EDP de onde nunca deveria ter saído.
Atraída pela banha da cobra, deveria saber melhor que não existem milagres. Nunca me passou pela cabeça que uma empresa tão grande funcionasse tão mal.
Reforço que todas as informações são verdadeiras e estou disponível para prestar provas e mais informações desde que não seja mais nenhuma conversa de surdos como até aqui....
6 de janeiro 2015
Assim, informo:
Reclamação resolvida, afinal confirmaram, depois de muita complicação desnecessária, não devo nada.
Obrigada!
Teresa Silva
Bom Dia,

Estimado cliente,

Acusamos a recepção do seu pedido que mereceu a nossa melhor atenção.
Informamos que foi enviada carta de resposta á reclamação aberta, no dia 15/12/2014 para a morada de correspondência do cliente.
Conforme solicitado, enviamos em anexo o certificado de facturação.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.
Sem outro assunto de momento,

Serviço de Apoio ao Cliente IBERDROLA
Disponíveis para qualquer esclarecimento adicional 808 50 20 50.
Exmos. Senhores da Iberdrola,
Como sempre, resposta fora de tempo.
Não encontro nenhum anexo, podem enviar? A que se refere certificado de faturação? extrato de conta corrente? se sim, foi o que pedi, quero ver espelhado no papel que não devo nada. Para o caso de daqui a algum tempo me quererem cobrar novamente. Não confio na Iberdrola, tenho motivos para isso.
Aguardo então que junto com V/ resposta para a minha morada me enviem conta corrente para o meu arquivo.
Contrato: 506 180 049
Maria Teresa Dias Gomes Silva
Maria Silva avaliou a marca
7 de janeiro 2015

Acho um portal válido. Não sei que poderes tem mas pelo que percebi só serve de intermediário. No meu caso, penso que seria preciso uma entidade que obrigasse a Iberdrola a corrigir os seus procedimentos perante os clientes. Um gigante não pode de maneira nenhuma "ameaçar" um pequeno. Não estou a falar literalmente mas figurativamente. Senti-me sem poder para fazer valer a minha posição que era a de verdade, justiça e retidão. Alguém tem que punir estes comportamentos. A Iberdrola ficou sem punição pelos seu erros. Não é justo. Pelo que consigo perceber isso não é nem nunca foi da V/ competência, mas seria bom que fosse. Recorri também ao tribunal arbitral (CIAB), que me prestou o mesmo serviço. Se tivesse meios (financeiros e psicológicos - porque é preciso dinheiro, tempo e capacidade de aguentar o desgaste que uma situação destas provoca) recorria ao tribunal para tentar punir a Iberdrola.