Iberdrola - Taxa "ajuste mibel" cobrada sem qualquer aviso/explicação

Bruno Cimenta apresentou a reclamação

Boa Noite

No passado dia 27/09/2022 recebi a fatura referente ao período de 19/08/2022 a 19/09/2022 onde me deparei com o valor de 254.81€. Fiquei estupefacto porque pagava cerca de 30 € nos restantes meses. Deparei-me também que esta fatura tinha uma estimativa do mês passado e que não seriam valores reais dai algum acerto referente ao mês de julho. (foi a primeira leitura de estimativa em 15 meses de contrato decorridos).
Liguei de imediato para o apoio ao cliente ao que me disseram que tinha sido uma taxa (MIBEL) aplicada pelo governo que servia para acompanhar o aumento bruto do valor de eletricidade e para os clientes não sentirem tanto na fatura e que seria obrigatório a cobrança da mesma.
Eu questionei se era obrigatório a mesma e foi-me dito que sim e que todas as distribuidoras tinham de aplicar a mesma, mais tarde ou mais cedo. A mesma taxa era para ser aplicada todos os meses até maio de 2023 (pelo menos).
Disseram também que nada podiam fazer, mas que, me iam "oferecer" 5% de desconto a contar a partir do dia 27/09 e quando chegasse a Janeiro "ofereciam" mais 45% para "ajudar" nas despesas que terei todo o tempo até la.

Agora eu pergunto-me como é que podem cobrar uma taxa onde nem sequer avisam os clientes da mesma?
Se me fosse explicado que a iberdrola era a UNICA distribuidora que cobrava a taxa Ajuste MIBEL, garantidamente, que cessaria contrato com a mesma.

Com isto pretendo que me seja feita uma nova fatura com o que realmente eu acordei em pagar quando fiz o contrato com a iberdrola, sem taxas de ajustes.

Aguardo uma resposta com a maior brevidade possível,
Bruno Cimenta

17 out 2022
Bruno Cimenta adicionou uma resposta

Continuo sem qualquer resposta da Iberdrola sobre este assunto, apenas me ligaram para saber o porquê de ter cancelado o contrato e se não queria rever um novo contrato com eles... simplesmente ridículo.

28 nov 2022
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de atividade

Ver perfil de Luis Ferreira da Costa

Luis Ferreira da Costa

Embora seja "legal" pelo que li só poderia ser aplicado a contratos novos E apenas até Janeiro de 2023. Porém a Iberdrola é a UNICA companhia que cobra essa taxa pelo que a sugestão é dd mudar para qualquer outra que não cobre a taxa

Ver perfil de Luis Ferreira da Costa

Luis Ferreira da Costa

...só é "legal" para contratos novos com menos de 1 ano...

Ver perfil de Mário Trindade

Mário Trindade

Caro Bruno estou consigo! Fui, ou aliás sinto-me "roubado" Paguei O AJUSTE MIBEL de 27/5 a 27/6 e meses seguintes até 27/8 a 30/8/ de 2022 altura a que mudei de Comercializador! E a ERSE Onde está?
Ao Caro Luís Costa, tenho a dizer-lhe que já era Cliente há 3 anos, sendo informado pela IBERDROLA que este AJUSTE MIBEL, VAI ABRANGER TODOS OS CLIENTES IBERDROLA NA RENOVAÇÃO DOS SEUS CONTRATOS. Cumprimentos.

Ver perfil de Mário Trindade

Mário Trindade

Para que conste! Está na hora de Saírem da IBERDROLA ANTES DA PRÓXIMA RENOVAÇÃO DOS VOSSOS CONTRATOS - O AJUSTE MIBEL "ESPERA-VOS"