9.0
IBERIA LAE SA Operadora Unipersonal

Iberia - Cobrança (indevida), após marcação de lugar indicado como gratuito

Pedro
Pedro apresentou a reclamação
16 de julho 2019 (editada a 16 de julho 2019)
No dia 26-05-2019, viajava de Nova Yorque para Madrid e efectuei o checkin para o voo, 24h antes da hora do mesmo, tal como a empresa o permite. Eram 2 bilhetes e marquei os 2 lugares, para que pudessemos viajar lado a lado (Um indicava um custo de 15€ e o outro estava descrito como Gratuito), marquei então os lugares e fiz o pagamento de 15€, mas não consegui obter os bilhetes, indicando uma mensagem de erro.
Esperei algumas horas e o mesmo erro persistia, indicando que deveria deslocar-me a um balcão Ibéria no aeroporto JFK. Após algumas tentativas de obter os bilhetes falhadas, aparece-me um valor extra em falta de pagamento de 26,90€. Para evitar ficar retido no aeroporto porque resolver estas questões num aeroporto costuma ser bastante dificil, fiz o pagamento dos 26,90€. Conseguindo então obter os bilhetes. Para meu espanto, o recibo referente a este valor era pertencente à marcação do lugar "gratuito". Se o lugar estava indicado como gratuito, porque tenho que pagar um valor que não estava descrito?
Fiz entretanto uma reclamação no site da Ibéria, pelo que obtive uma resposta cerca de 1 mês depois; "Acusamos a receção da sua comunicação sobre a cobrança do lugar contratado no voo BA4268 na data 26/05/2019.
Segundo consta no nosso registo de check-in, foi-lhe disponibilizado o lugar correspondente à sua aquisição, pelo que não é elegível para reembolso."
Isto é uma política enganosa por parte da Ibéria, isto para não classificar com outros termos.
Praticamente, obrigam as pessoas a pagar uma coisa que não era suposto, claro que depois de marcar o outro lugar eu iria pagar este, já que a ideia era viajar em 2 lugares juntos. Mas indicar lugares gratuitos e depois cobrar pelos mesmos, não é correcto.
Data de ocorrência: 16 de julho 2019
Pedro