9.1

Iberia - Falha na sincronização

Andrei Motta
Andrei Motta apresentou a reclamação
27 de outubro 2022
Comprei uma passagem Lisboa-Brasília, ida e volta, diretamente no site da Iberia. Os trechos Lisboa-Madrid e Madrid-São Paulo foram operados pela Iberia, e o trecho São Paulo-Brasília, pela LATAM.

Na ida não tive nenhum problema. Na volta, deparei-me com uma dificuldade ao tentar realizar o check-in online: consegui garantir o cartão de embarque para os voos operados pela Iberia (São Paulo-Madrid e Madrid-Lisboa) mas não para o voo operado pela LATAM (Brasília-São Paulo). A mensagem que me aparecia era que por ser um voo operado por outra empresa, deveria realizar o check-in no aeroporto de origem (Brasília). Ao chegar ao aeroporto em Brasília às 8:30 da manhã de terça-feira, dia 25 de outubro (o meu voo estava programado para às 10:35 daquele mesmo dia), não consegui realizar o check-in nem mesmo no balcão da LATAM. A princípio, disseram-me que não estavam conseguindo encontrar minha reserva. Enviaram-me a um outro balcão LATAM, e lá conseguiram encontrar minha reserva, mas esta aparecia como cancelada. Depois disto, pediram-me para ir a loja da LATAM naquele aeroporto para tentar ver se resolvia com eles: também não deu certo. Confirmaram-me a informação de que minha reserva aparecia como cancelada, e que nem sequer me poderiam enviar para São Paulo para depois tentar resolver diretamente com o balcão da Iberia lá (o aeroporto de Brasília não possui nenhum balcão da Iberia). A única solução, a atendente da LATAM disse-me, era ligar para a Iberia.

Lá vou eu então, às 9:15 da manhã (1:20h antes do voo partir), ligar para o atendimento ao cliente da Iberia no Brasil. O primeiro rapaz que me atendeu fez um péssimo trabalho, e acabou por desligar o telefone na minha cara. Liguei novamente, e dessa vez a senhora resolveu meu problema, às 9:30 da manhã, uma hora antes do meu voo partir. Por pouco não perdi o meu voo.
Além disto, tive que sair da zona de embarque no aeroporto de São Paulo e correr para o balcão de check-in e despacho de malas da Iberia para completar o meu check-in lá, uma vez que em Brasília a LATAM não conseguiu fazer o meu check-in para todos os voos. A culpa, como a LATAM confirmou, é da Iberia, já que o bilhete foi comprado diretamente com eles.

Péssimo serviço, não sei se viajaria com a Iberia novamente. Como é possível que eu tenha comprado um bilhete diretamente no site da Iberia e o sistema não sincroniza a minha reserva com a LATAM, uma empresa parceira da Iberia? Eu ainda consegui resolver rapidamente o problema em Brasília porque sou um jovem de 26 anos com competências digitais em dia, mas e se fosse alguém de meia-idade ou um idoso? Seria bastante mais complicado. 10 minutos a mais e não teria conseguido apanhar o voo em Brasília. Senti-me desamparado pela Iberia, além de bastante estressado naquele momento. Gostaria de ser recompensado por isso. É o mínimo que vocês podem fazer.
Data de ocorrência: 25 de outubro 2022