9.1

Iberia - Reembolsos em período covid 19

Ana Neto
Ana Neto apresentou a reclamação
20 de fevereiro 2021
Em Dezembro de 2019, adquirimos voos pela Iberia Porto - Costa Rica - Porto (com escalas em Madrid). O voo partia a 15 de Abril, do Porto e foi cancelado pela Ibéria. Devido ao cancelamento foi-nos dado um voucher (não nos foi dada possibilidade de reembolso em dinheiro e quando entrei em contacto com a Ibéria disseram-me que devia ter pedido o dinheiro antes de o voucher ser emitido - ora, eu nem tive escolha se o voucher seria ou não emitido, primeiramente).
O voucher tinha que ser gasto até 31 de Dezembro de 2020 e comprámos nova viagem para 22 de Março de 2021, no sentido de gastar o voucher.
Em Fevereiro de 2021, a Ibéria altera um dos voos de ligação (Madrid-Porto): ao chegarmos pelas 15 a Madrid ficava impossível de apanhar o voo que passou a ser as 7h. No website da Iberia é-nos dada possibilidade de pedir novo voucher ou (num sítio mais escondido) pedir um reembolso ligando para as suas linhas.
Depois de 3 chamadas falhadas e 20 minutos de espera, é-me dito que vão devolver o valor do voucher em voucher e o dinheiro que pagámos a mais (da primeira viagem de 2020 para a de 2021), seria devolvido para o cartão. Ao perguntar porque é que não era devolvido todo em dinheiro, informam que esse tinha sido o método de pagamento e que só podiam fazer a devolução para o método original.
Quando pergunto se vou receber um email de confirmação desta devolução, é-me dito que, por norma, estes e-mails demoram 1 mês e meio e que vou ter que aguardar.
Portanto, neste momento, nem tenho uma garantia de que vou receber o voucher.

Não julgo que isto seja um bom atendimento ao cliente. Não sinto confiança na companhia aérea,
Um bom serviço ao cliente é transparente. Devia-me ter sido dada a opção em Abril de 2020 (quer o reembolso em voucher ou dinheiro?). Em Março de 2021 essa falta de consideração podia ter sido colmatada, mas a companhia prefere agarrar o cliente com uma trela em vez de pelas melhores razões - satisfação com o atendimento.
Data de ocorrência: 20 de fevereiro 2021