1.5
  • geral@icenter.pt

iCenter - Publicidade de promoção incorreta

Ricardo Guedes apresentou a reclamação
30 de dezembro 2020
Ao fazer uma pesquisa no Google deparei-me com a empresa iCenter, no qual entrei no site deles e no qual a primeira comunicação no site é de uma promoção que dita o seguinte: iCenter Reparações APPLE 20% de desconto em todas as reparações.
Visto isto clico no botão que se encontra precisamente no mesmo sítio da promoção e verifico que o problema que preciso de reparar se encontra lá.

Foi pedido orçamento e quando recebo a informação do orçamento foi-me dito que neste caso não teria direito aos 20% de desconto por ser um valor já com "pouca margem".

Após 2 semanas, no dia de levantamento, perguntei novamente pelos 20% de desconto em todas as reparações apple em que me foi dito que se tratava de um erro no site e que não teria mesmo os 20% de desconto. Ora se o desconto é para "todas as reparações" e após 2 semanas de um erro no site e ainda continuar online, chego à conclusão de que se trata-ta de uma publicidade enganosa.

Para além do atendimento ter sido feito de uma forma incorreta ao ponto de dizerem a um cliente que para "não chorar mais fariam o desconto" também foi feita uma recusa de entrega do livro de reclamações, que depois de ter perguntado várias vezes se teria de chamar a PSP, foi-me dito que sim, que teria de chamar ao qual eu o fui fazer, entretanto após contato com a PSP e pedir a sua presença para tal situação um funcionário entrega-me o livro de reclamações.

Fico também um bocado pensativo em relação a no site estar a dizer que em todas as reparações iCenter têm um garantia vitalícia, no entanto na loja me terem dito que tinha garantia de 1 ano.

De longe o pior atendimento que já tive numa loja ao ponto de me sentir gozado.
Data de ocorrência: 30 de dezembro 2020
12 de janeiro 2021
A situação continua na mesma sendo um "erro" acho que já tiveram mais que tempo para o resolver, mas pronto.
Em anexo uma imagem da "garantia vitalícia" que pelos vistos também é mentira.

Entretanto passou mais de uma semana e ainda nem me informaram da caixa de transporte com que deixei o meu imac e entregaram-me numa toda desfeita que nem faz parte do meu modelo de iMac.
Ricardo Guedes avaliou a marca
28 de dezembro 2022

Não foi resolvido.

Boa tarde, Sr. Ricardo Guedes,

No passado dia 10 de dezembro de 2020, o Sr. Ricardo Guedes apresentou-se na nossa loja (iCenter) e solicitou a reparação do seu iMac, o qual, segundo nos disse, se desligava subitamente e sem aviso. Levámos a cabo um diagnóstico completo à máquina, na sequência do qual detetámos que o problema residia na Logicboard (isto é, a placa principal). Na sequência deste diagnóstico, telefonámos ao Sr. Ricardo Guedes, informando-o de que, uma vez que o computador em questão é categorizado pela própria Apple como um equipamento «obsoleto», não seria possível efetuar a reparação na nossa loja. Como tal, o único modo de o ajudarmos a resolver o seu problema seria enviando a máquina para um laboratório com o qual temos uma parceria, para aí ser reparada. Comunicámos-lhe ainda que este serviço teria um custo de 289€ e a garantia de 1 ano.
No decurso desse telefonema, o Sr. Ricardo Guedes indagou se poderia beneficiar de um desconto de 20%, no âmbito de uma campanha a decorrer então na iCenter. Foi-lhe explicado que a reparação em causa não estava abrangida por este desconto, uma vez que a reparação seria levada a cabo por uma entidade externa à iCenter. Esclarecida a questão relativa ao facto de a promoção não se aplicar à reparação em causa, o Sr. Ricardo Guedes aceitou as condições propostas.
É de salientar, a propósito, que, na nossa loja, o custo das reparações de Macbooks e iMacs não é tabelado, fazendo-se sempre sob consulta, uma vez que é impossível denominar de antemão um preço fixo para as diferentes reparações dos diferentes modelos, e ainda porque grande parte das intervenções feitas nestes modelos são efetuadas por uma entidade externa (o laboratório parceiro a que aludimos acima).
No dia 30 de dezembro de 2020, o Sr. Ricardo Guedes apresentou-se na iCenter para levantar o iMac e tornou a questionar-nos em relação à campanha de desconto de 20% (uma vez mais, após ter aceite as condições acima mencionadas). Mais uma vez, foram-lhe expostos os motivos pelos quais não poderia beneficiar desse desconto. Ainda assim, como o nosso objetivo é, sempre, a máxima satisfação dos nossos clientes, decidimos abrir uma exceção e conceder ao Sr. Ricardo Guedes o desconto de 20% na reparação em causa, conforme comprova a fatura em anexo.
Não satisfeito com esta solução, o Sr. Ricardo Guedes fez questão de apresentar uma reclamação, alegando que a iCenter estava a fazer «publicidade enganosa».
À data, o colaborador que se encontrava na nossa loja, a atender o Sr. Ricardo Guedes, dispunha da informação de que ainda se encontrava em vigor o Decreto-Lei n.º 2-C/2020, de 17 de abril, no qual consta a suspensão da obrigatoriedade de disponibilização do Livro de Reclamações físico. Como tal, o nosso colaborador solicitou ao Sr. Ricardo Guedes que fizesse a reclamação online, através do portal www.livroreclamacoes.pt.
O Sr. Ricardo Guedes, porém, recusou esta possibilidade, fazendo questão de chamar ao local as autoridades. Tendo entretanto verificado que o Decreto-Lei n.º 2-C/2020, de 17 de abril, já não se encontrava em vigor, o nosso colaborador apresentou ao Sr. Ricardo Guedes o Livro de Reclamações físico.
Saliente-se a este propósito que a situação pandémica que se vive há quase um ano em Portugal tem constituído para os estabelecimentos comerciais, do ponto de vista puramente legislativo, um contexto extremamente difícil, com mudanças constantes do quadro legal em vigor.
O facto é que o Sr. Ricardo Guedes recusou a possibilidade de fazer uso do Livro de Reclamações físico e preferiu esperar pela chegada das autoridades, postura a nosso ver excessiva, tendo em conta o problema em causa. Apresentado o problema aos agentes da PSP, estes esclareceram que, uma vez ter já sido feito o desconto e tratar-se de uma situação de natureza cível (e não do foro criminal), só restava ao Sr. Ricardo Guedes apresentar uma participação relativa ao sucedido e, em seguida, lavrar a reclamação no respetivo Livro.
Quanto à embalagem do iMac, reconhecemos o lapso por nós cometido, o qual será resolvido com a maior brevidade possível.
Em suma, ao contrário do que refere o Sr. Ricardo Guedes, a nossa campanha promocional não constituía um «erro», mas sim uma campanha válida, abrangendo as reparações efetuadas nas instalações da própria iCenter, algo que não se aplicava ao problema identificado no equipamento do Sr. Ricardo Guedes. Sublinhe-se mais uma vez que esta situação lhe foi explicada de viva voz e por ele aceite previamente ao início da reparação do equipamento.
Salientamos, à laia de conclusão, que a nossa empresa goza de excelente reputação junto dos nossos clientes. Uma simples consulta às redes sociais da nossa empresa bastará para comprová-lo. Mais ainda, orgulhamo-nos de o site Prémio 5 Estrelas nos ter classificado em primeiro lugar no Prémio 5 Estrelas 2020, na categoria de Reparações de Smartphones na região de Lisboa. Refira-se, por fim, que, ao cabo de 6 anos a operar no mercado, a queixa do Sr. Ricardo Guedes é a primeira a figurar no Portal da Queixa a nosso respeito, o que nos parece atestar a nossa postura séria e a satisfação daqueles que procuram os nossos serviços.