44.0
2 Destinia 74.2
3 Tripmonster 54.3
iCliGo44
My Favourite Experience - Eventos Turísticos, Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua 28 de Janeiro, n.º 350, Candal Park
    4400-335 Vila Nova de Gaia
  • geral@icligo.com

iCliGo - Cancelamento de viagem

Rogério Silva
Rogério Silva apresentou a reclamação
30 de março 2020
Efectuei reserva de viagem organizada para partida em 22/05/2020 e chegada a 30/05/2020 para ilha do Sal em Cabo Verde.
Tal Reserva foi efectuada a 26/09/2019 e sinalizada no valor de 600€, posteriormente em 10/02/2020 efetuei o pagamento de 1000€ ou seja o restante valor da viagem.
Mais tarde com a chegada da pandemia (COVID-19) e consequente decretar de estado de emergência no nosso pais e o desaconselhamento de viajar pelo ministério dos negócios estrangeiros efetuei contacto com a agência no sentido de cancelar a referida viagem e obter a devolução em dinheiro que por ser viagem organizado tenho direito.
Estou na linha da frente no combate a pandemia, sou Bombeiro de profissão, como tal a remarcação das minhas ferias esta inviabilizada. Tenho um problema com a agência que não me quer reacercer em dinheiro, mas sim e voucher (solução que não aceito).
Por se tratar de viagem organizada que se enquadra com o decreto lei 18/2018 de 8 de Março, concretamente artigo 25/2 - Pretendo a devolução em dinheiro
Data de ocorrência: 30 de março 2020
iCliGo
1 de maio 2020
Exmo. Sr. Rogério Silva

No seguimento da situação epidemiológica que atravessamos derivado da doença COVID-19, a qual, determinou abruptamente uma mudança nefasta no nosso quotidiano social, pessoal e profissional, vimos irremediavelmente o setor do TURISMO sofrer um enorme revés na sua atividade, e, mais ainda, todos os nossos clientes, fruto da não efetivação das viagens planeadas ou devido ao cancelamento das mesmas por fato imputável ao surto da pandemia da doença COVID-19.

Ora, no caso em concreto e, em muitos outros, com situações semelhantes a V. Exa, desde a primeira hora, a empresa tem mantido uma atitude responsável , cooperante, preocupada e assertiva nas soluções apresentar junto de todos os seus clientes, prova dessa mesma postura, e muito antes da publicação e entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 17/2020, de 23 de Abril, foram disponibilizados VOUCHER dos valores então pagos pelo cliente, para serem utilizados até ao dia 31 de Dezembro de 2021.

Na verdade, esta tomada de posição da empresa visada desde logo garantir o direito e reserva do consumidor/cliente, face à "tempestade" que se avizinhava, o que assim sucedeu.

E, em bom rigor, efetivando-se o propósito apresentado, muito recentemente com a publicação do Decreto Lei n.º 17/2020, de 23 de Abril, comprovou-se que a solução inicialmente apresentada pela empresa, correspondeu em grande medida ao que o legislador consagrou, enquanto direito dos viajantes a serem ressarcidos em caso de não realização de viagem programada entre o período de 13 de Março de 2020 a 30 de Setembro de 2020, por fato imputável à doença COVID-19, através da utilização do mesmo método de reembolso, ou seja, emissão de VOUCHER/VALE ou possibilidade de reagendamento da viagem até ao dia 31 de Dezembro de 2021.

Assim, certos que desde a primeira "hora" mantivemos e continuamos a ter uma postura responsável, sóbria e equitativa, para solucionar todas as questões que nos são apresentadas junto do nosso departamento de apoio ao cliente, vimos, solicitar que contate o nosso departamento para que possa o quanto antes, e, em cumprimento dos requisitos elencados no disposto dos artigos 2 e 3º, n.º 1 do Decreto Lei n.º 17/2020, de 23 de Abril, apresentar junto de V. Exa, a melhor solução para o caso evidenciado, desde logo, emissão de vale ou reagendamento da viagem até 31/12/2020.

Sem mais de momento,

A Equipa ICLIGO