IEFP

1949-003 LISBOA
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Anulação de inscrição de desemprego

João Silva apresentou a reclamação

No dia 8 de setembro, desloquei-me ao IEFP de Odivelas a solicitar uma declaração para fins múltiplos.
Fiquei surpreendido quando a funcionária me disse que a minha inscrição no IEFP tinha sido anulada a 30 de Junho de 2022.
Questionei essa funcionária o motivo dessa anulação, ao qual ela me respondeu que eu já não estava a receber o subsídio de desemprego e que tinha uma falta numa convocatória.
Ao que eu contrapus que foi só uma advertência. Quando soube dessa situação, fui no dia 8 de Junho esclarecê-la. A técnica que me atendeu garantiu que a inscrição não seria anulada mas que não poderia faltar mais nenhuma convocatória.
Ao estar anulada a inscrição, fiquei muito prejudicado, como estava inscrito no curso de técnico de contabilidade de longa duração no Centro Profissional de Amadora, estava aguardar uma vaga no respetivo curso. Ao não ser contactado pensei que não tivesse vaga nesse curso.
Este curso poderia ser uma mais valia para a minha integração no mercado de trabalho, visto que eu já tenho noções básicas de contabilidade (frequentei curso de técnico administrativo no Centro
Profissional de Amadora).
Não concordo com a anulação da inscrição no IEFP, porque não comunicaram previamente e nem me consultaram se eu pretendia a continuação da minha inscrição e nem se justifica, eu não estar a receber o subsidio de desemprego.
Venho por este meio, pedir a reinscrição no IEFP sem penalização de desempregado de longa duração em virtude não ter culpa do sucedido.
Aguardo uma breve resposta, visto que esta situação não é viável.
João Silva
14 set 2022
IEFP adicionou uma resposta

Exmo. Senhor

Pelo presente acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., responsáveis pela sua análise e tratamento que, de acordo com a lei e regulamentos internos, dispõem do prazo de 15 dias para envio da resposta. Estando a reclamação já a ser objeto de tratamento, estamos a encetar todos os esforços para o envio da resposta o mais célere possível.
Ao nível do Portal da Queixa, a reclamação fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, e não ao nível desta Plataforma, em cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Com os melhores cumprimentos

14 set 2022
IEFP alterou o estado para Resolvida
03 out 2022
João Silva avaliou a marca

No meu caso a resposta foi positiva e rápida.
Aconselho a reclamarem qualquer situação, que pensem que não esteja bem, com provas fundamentadas.
Agradeço ao portal da queixa por ter sido o meio utilizado para resolver a minha reclamação.