IEFP Marca Recomendada Marca do Mês

IEFP - Anulação indevida da inscrição no iefp

Maria apresentou a reclamação
29 de julho 2019

Boa tarde

Estou inscrita no Centro de Emprego de Gondomar, no IEFP, desde 2017-12-07. Sempre fui a todas as convocatórias e sempre respondi aos postais a informar que continuava interessada.

Com o passar do tempo achei estranho não me enviarem mais convocatórias. Então enviei um email à Segurança Social a perguntar como estava o estado da minha inscrição no IEFP. Ao qual me responderam que para saber o estado da minha inscrição teria de ir ao site https://iefponline.iefp.pt.

Então, fiz a inscrição no site referido e encontrei a seguinte descrição:
"Estado de candidatura interna : Passiva. Anulada a 2019-02-27 por Falta ao Controlo. "

Enviei email a perguntar que falta ao controlo se referem. Solicitei que fossem concretos e que dissessem em que dia faltei ou que falta era essa.

O IEFP de Gondomar não me responde, não conseguem dizer que falta ao controlo foi. Fogem da questão. Acabando mesmo por não me responderem mais aos emails, que antes respondiam atempadamente.

Eu informei-lhes que sempre fui a todas as convocatórias e sempre respondi aos postais.

Solicitei que corrigissem o erro deles. Ao qual dizem, fugindo à responsabilidade deles, que posso inscrever-me no IEFP, mas que a data seria a de hoje.

Mas se existe um erro da parte do IEFP, são eles que têm que corrigir. Ou seja, o IEFP, deve corrigir este erro. E como tal deve ser colocada a data antiga da inscrição desde 2017-12-07.

A mesma situação já aconteceu com a minha filha que felizmente foi atendida por alguém de bom-senso que fez a correcção do estado da inscrição para a data antiga.

É impressionante, anulam a inscrição e nem fazem uma comunicação a confirmar se a pessoa está interessada ou não. Este tipo de processo está errado. Pois só favorece as estatística e não os utentes. Antes de cancelarem a inscrição deveriam solicitar a confirmação da pessoa, assim seria o correto. Mas para as estatísticas convém andarem a cancelar inscrições para aparecer na TV que o desemprego diminuiu.

Agradecia que solucionassem esse erro. Pois o erro é do IEFP, que nem sabem responder às perguntas, fugindo sempre às questões.

Aguardo uma solução.

Data de ocorrência: 29 de julho 2019
30 de julho 2019

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.

Ao nível do Portal da Queixa, fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, tendo em conta que a matéria em causa é do foro privado.

30 de julho 2019

Como ainda não obtive resposta da parte do IEFP em relação à reclamação não posso considerar resolvida. Pois ainda aguardo justificação pela anulação ou, sendo um erro da parte do IEFP de Gondomar, aguardo que efectuem a correcção da inscrição para a data de 2017-12-07.

O meu problema ainda não foi resolvido.
Aguardo resposta
31 de julho 2019

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., que irão proceder à sua análise e tratamento, mas terá que aguardar.

A queixa foi enviada ontem, dia 30, ao Serviço Competente que, naturalmente, levará alguns dias até lhe apresentar uma resposta.

1 de agosto 2019

Enquanto não me responderem não poderei considerar como resolvido. Pois eu já estou à espera da resposta pelo departamento responsável (à mais de 1 mês) até agora não me responderam. Foi necessário fazer a reclamação pelo Portal da Queixa, para finalmente alguém atender-me.

Se eu fiz a reclamação pelo Portal da Queixa, foi porque o IEFP de Gondomar não me responde aos emails (estou à espera da resposta à mais de 1 mês). Antes respondiam-me no próprio dia ou até no dia seguinte. Mas como não querem assumir o erro (visto que nem conseguem justificar a anulação de forma concreta) preferiram ignorar os meus emails. Para eu me cansar e desistir.

Deste modo, se vou estar à espera (não sei quantos meses) não posso considerar como resolvido.

Mas não se preocupe, assim que me responderem com seriedade , responsabilidade e assumirem o vosso erro, eu virei ao Portal da Queija marcar como resolvida. Não me vou esquecer.

Enquanto não obtiver resposta, eu irei esperar, e a depender da resposta poderei informar se está resolvido ou não. Eu aguardo e só depois decidirei se considero se fui bem esclarecida ou não.

Aguardo resposta
Atentamente
14 de agosto 2019

Em média demoram quantos meses para responder a uma pergunta simples como a que faço?
Mas caso não queiram responder, por favor, me informem.

Obrigado
Cordialmente
1 de setembro 2019
Vossas Excelências,

Ao consultar o Decreto Lei 220/2006 de 3 de novembro na versão consolidada com a data de hoje 01-09-2019, encontra-se a seguinte informação no artigo 49º:

Artigo 49.º
Anulação da inscrição no centro de emprego
1 - Determinam a anulação da inscrição no centro de emprego as seguintes actuações injustificadas:
(…)
h) Falta de comparência a convocatória do centro de emprego;
3 - Nos casos previstos nas alíneas f), g) e h) do n.º 1, a anulação da inscrição só tem lugar nas situações em que o
beneficiário já tenha sido advertido por escrito nos termos do artigo anterior.
(...)

Link do Diário da República onde podem consultar os decretos de lei:

A lei é clara o IEFP antes de anular a inscrição deve comunicar por escrito ao utente advertindo-o, ou seja, avisando-o da possível anulação no caso do não cumprimento dos seus deveres. Mas este 1º comunicado (por escrito) serve apenas para avisar da possível anulação (mas não anula a inscrição apenas informa que corre esse risco, caso volte a ter alguma falha de cumprimento dos seus deveres). A 2ª comunicação (por escrito) é para anular a inscrição, caso tenha ocorrido uma 2ª situação de incumprimento.

O IEFP de Gondomar nunca me alertou, nem nunca referiu a ausência ou falta a alguma convocatória. Está aqui mais uma prova da vossa má gestão e falta de profissionalismo. Eu não recebi nenhum comunicado a advertir-me sobre alguma falta. Foi preciso consultar o site https://iefponline.iefp.pt para descobrir essa situação.

Gostava de perceber porque é que ainda não conseguiram dar resposta à minha pergunta. Que falta ao controlo se referem, sejam específicos, esse dia era para tratar de que assunto? Sejam explícitos. Como já informei sempre respondi aos postais e sempre fui ás convocatórias.

Estão com dificuldades de admitir o vosso erro? Ficava-lhes muito bem fazerem um pedido de desculpas, mostrariam democracia, bom senso e humanismo. Os cidadãos iriam apreciar tal humanismo e a instituição seria mais respeitada se assumissem as falhas (todos temos falhas e vocês não são excepção). Fazem disto um braço de ferro, uma guerra, fica-lhes mal. Parece uma ditadura. Todas as pessoas falham e quem trabalha no IEFP são pessoas passíveis de virtudes e erros como qualquer cidadão.

Ainda bem que não coloquei esta reclamação como resolvida, pois mais uma vez isso seria apenas uma falsidade. Seria bom para enganar as pessoas nas estatísticas. Pois tenho a certeza que a maioria das reclamações nem são resolvidas por este meio. Já deu para perceber que vocês dão uma resposta padrão para quase todas as reclamações. Abafando e adiando o problema, dando a ilusão que foi resolvido, mas não resolvam nada.

Aguardo resposta.
2 de setembro 2019
Exma Senhora,

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
A presente reclamação, ao nível do Portal da Queixa, fica no estado de concluída, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, tendo em conta que a matéria em causa é do foro privado.

3 de setembro 2019
Vossas Excelências,

Como já deixei bem explicito, enquanto não me responderem de forma profissional, com seriedade e honestidade não posso considerar como resolvido. Isso é iludir e enganar as estatísticas no Portal da Queixa.

Vocês dizem que encaminharam a reclamação para os serviços competentes do IEFP e já lá vão meses e até agora não me responderam.

No Portal da queixa, o IEFP dá sempre a mesma resposta padrão, falta saber se, de fato, dão continuidade à resolução ou se só limitaram-se a responder da forma como respondem sempre, marcando como resolvido (algo que nem sequer foi resolvido), apenas para ficarem bem vistos nas estatísticas do Portal da Queixa. Isso é uma farsa.

Está mais que visto que o erro é do IEFP e enquanto não me responderem com seriedade e responsabilidade não posso considerar como resolvido.

Mas não se preocupem, quando o IEFP de Gondomar corrigir o erro deles, eu colocarei como resolvido. Estou a aguardar a resposta (já lá vão vários meses) e não me dão nenhuma satisfação, é uma falta de respeito. Não percebo a vossa dificuldade ou será má fé?

Assumem os erros, fica-vos bem e os cidadão irão confiar mais em vocês se conseguirem ser mais humanos, sensíveis e profissionais.

4 de setembro 2019
Exma Senhora,

Cumpre-nos informar que a sua reclamação já foi encaminhada para os serviços responsáveis, encontrando-se em fase de análise, pelo que em breve receberá a resposta à questão colocada.

4 de setembro 2019
Vossas Excelências,

Hoje o IEFP de Gondomar entrou em contacto telefónico comigo. Devo informar que a senhora que falou ao telefone basicamente não me deixou falar! Foi extremamente agressiva, não parou para me ouvir. Espero que a conversa tenha sido gravada. E acabou por desligar-me na cara! Tive que voltar a telefonar e fui atendida por outra funcionária.

Eu disse-lhe que sempre fui a todas as convocatórias e sempre enviei os postais. E que só descobri esta situação (do cancelamento da minha inscrição), porque achei estranho não me enviarem mais convocatórias, e fui-me informar para saber como estava o estado da minha inscrição.

A senhora do IEFP de Gondomar, muito mal intencionada disse "É a sua palavra contra a nossa". A funcionária não demonstrou habilidade de comunicação. Esteve constantemente ao ataque e não teve a humildade nem o humanismo de me ouvir, de tentar perceber o que estou a comunicar. 80 % da conversa foi sempre a funcionária a falar e a berrar agressivamente. Não me deixou falar.

O objetivo dessa funcionária foi fazer uso de intimidação, dizendo que o que enviei online é de má educação e de má criação que não se pode dizer o que estou a dizer.

Está tudo online, e assim como eu, estão muitos cidadãos a passar pelo que eu estou a passar. Se todos ficarmos calados, ninguém vai saber o que está a acontecer na realidade. Eu estou correta, estou a ser bem educada e a fazer uso de argumentação válida. Não disse nenhum palavrão e não agredi ninguém.

Estou a dar a minha perspectiva, a minha análise do que está a acontecer. As verdades incomodam muita gente. Aprendam a ter mais sabedoria e paciência.

A funcionária de Gondomar falou de uma forma mal intencionada e com má vontade. Ao telefone parecia que estava na guerra.

Por favor, vamos ter bom senso, quem trabalha no atendimento ao público tem de estar apto para lidar com vários tipos de pessoas, feitios, formações, culturas e personalidades. Eu nunca disse nenhum palavrão, nunca tentei intimidar. Eu simplesmente me expressei online, expus a minha a situação, defendi-me e argumentei.

Mas para o azar dessa funcionária, eu não tenho medo. Vivemos em democracia. Está na Lei que todos os cidadãos têm liberdade para se expressar. Cada indivíduo tem direito à sua personalidade.

Eu quando perguntei que falta ao controlo se referem, a funcionária de Gondomar, não gostou, berrou dizendo que ia desligar. Mais uma vez a intimidação. Não me soube responder e não gostou que eu me defendesse. Ela queria que eu ficasse calada e baixasse a cabeça. Está mal habituada.

Deviam haver mais pessoas como eu que exponham estas situações online, para que estas funcionárias sejam repreendidas, para que recebam uma formação sobre "como realizar um bom atendimento ao publico".

Em Portugal, os cidadão têm direito de se expressarem. Quer o IEFP de Gondomar goste ou não, têm de nos respeitar. Quantas vezes somos mal atendidos pelas funcionárias do IEFP de Gondomar, grosseiras e mal educadas ao balcão e temos que estar lá a aguentar a frustração e a má língua dessas funcionárias.

Sugestão: o IEFP devia dar formação de boa educação, tolerância e humanismo às funcionárias. As funcionárias deviam ter habilidade para lidarem com diferentes tipos de pessoas. Pois quem trabalha com o atendimento ao público deve saber, a priori, que vão ter que lidar com vários tipos de personalidades. Senão gostam da profissão que têm, estão no lugar errado. Há muitas pessoas que querem trabalhar, estão a ocupar o lugar que poderia ser para outros.

As funcionárias de Gondomar deviam ter mais maturidade e sensibilidade para perceber que cada pessoa tem o seu modo de se expressar, o seu modo de falar, de andar e até de se vestir. A descriminação ou a intolerância não vos leva a lado nenhum, leva-nos às guerras e aos conflitos. As funcionárias do IEFP de Gondomar não têm competência para tratar deste assunto.

Estou a dar a minha opinião democraticamente (com a liberdade, que o nosso regime político concede aos cidadãos), isto não é ser mal educada, isto é fazer uma análise à situação e tirar as minhas ilações. Quer vos agrade ou não. Paciência, têm de aceitar.
O povo já tem de aceitar muita coisa inadmissível.

Se querem falar comigo, que seja alguém que saiba ouvir, que tenha humanismo que me deixe expressar e argumentar. Porque da forma como procedem estão a pôr funcionárias que só querem intimidar e não se esforçam para resolver o problema.

Esse método de enviar postais não tem rigor algum. É uma vergonha em pleno ano de 2019, com o rigor da internet ainda recorrerem a um método tão ineficiente quanto nulo. É um método primata (devo dizer até primitivo) que não dá para provar nada, pois as cartas mesmo sendo enviadas podem ser extraviadas (perdidas), não há aviso de recepção nem correio registado. É um método ridículo! Que só favorece as estatísticas e prejudica o utente.

Sugestão: reforço, antes de cancelarem as inscrição, devem solicitar a confirmação do utente online ou então com uma carta com aviso de recepção e correio registado. Não é com postais, isso não tem seriedade nem valor nenhum. Pois facilmente pode ser extraviado.

Esta situação já aconteceu com a minha filha. E felizmente, teve sorte, pois foi atendida por alguém que não complicou e resolveu tudo online, sem ter que sair de casa. E puseram a inscrição dela com a data antiga. Tinham dito que faltou a uma convocatória, mas ela tinha ido. Mais uma vez, um erro do IEFP de Gondomar. Ela até disse-lhes se têm câmaras de filmar vão-me ver aí.

E no meu caso, não me conseguem dizer que falta ao controlo foi, não são específicos. Ficam chateados quando faço essa pergunta. Por email não me respondem mais e hoje por telefone desligou-me na cara, quando fiz a pergunta! Péssimo atendimento, zero de profissionalismo!

O que eu quero é que me coloquem a inscrição na data antiga, ou seja, 2017-12-07.
Pois o erro é vosso. Não é meu.

A funcionária de Gondomar não gostou que eu fizesse uso de argumentação, não gostou que me defendesse. Nas palavras dela dá para concluir que isto é uma ditadura em que o utente não tem liberdade para se expressar, não podemos mostrar a nossa indignidade, devemos baixar a cabeça e silenciar os nossos pensamentos.

Quando eu queria falar, ela só dizia em tom de intimidação "eu vou desligar". A senhora esteve a maior parte do tempo a falar e nem me deixou falar. Então eu tive que me impôr e disse-lhe "Deixe-me falar, vocês querem que as pessoas baixam a cabeça" e comecei a usar a argumentação que já está exposta online. Não gostou e desligou-me na cara.

É esse tipo de profissionalismo que o IEFP de Gondomar tem. Funcionárias grosseiras, mal educadas e ditadoras.

Para começar, nunca respondem às minhas perguntas. Quando pergunto pelas provas, eles não respondem. Dizem apenas que é por falta ao controlo. E eu pergunto que falta ao controlo foi? Há sempre um silêncio, não conseguem provar o que estão a dizer.

No telefone, a senhora que entrou em contacto comigo, foi desde o início muito arrogante, expressou-se com uma postura autoritária, falava alto, interrompia o meu discurso e não me deixava falar.

No meio da conversa, desligou-me o telefone na cara, porque não gostou de saber que eu sei defender-me. Estava á espera que eu tivesse um comportamento passivo, de calar, ouvir e aceitar, sem argumentar. Não gostou de me ver a fazer questões e a exigir provas. Quando comecei a contra-argumentar e a exigir provas, disse que eu era mal-educada.

Ser mal-educada, é saber falar bem e me proteger?

Quando eu disse que ia chamar um representante legal para me proteger, ela disse que não podia ser. Que não é permitido, que só eu é que podia me auto-representar pois não é permitido ter um representante legal para me proteger. Desde quando? Se eu for a tribunal, tenho todo o direito de ter um advogado. Ninguém pode proibir o direito de me defender, pois isso é intimidação e abuso de autoridade.

No telefone, fizeram-me crer que eu não posso pedir ajuda a ninguém. Posso sim. Senão, é abusivo. Eu posso contratar alguém que me represente.

Eu não disse nenhum palavrão, no discurso baseei-me apenas em fatos. Ela começou a desviar o assunto sobre o meu modo de falar. Eu disse-lhe que cada pessoa fala como sabe e tem que respeitar o jeito de cada um. Pois quando vou ao balcão, os funcionários berram para cima das pessoas e temos que ouvir calados. Óbvio que ela não gostou. Ela é que estava a ser mal-educada, pois falava muito alto e não me deixava falar.

A senhora que entrou em contacto comigo não sabe fazer atendimento ao público, é fria e arrogante. Não gosta de ouvir contra-argumentos, não sabe discutir, leva tudo para o lado pessoal. Devia ter formação, pois quem faz atendimento ao público tem que ter habilidade para lidar com todo o tipo de público. Ela não sabe falar, não tem classe, nem sofisticação no discurso, apenas berra e intimida. Tem um discurso rústico e grotesco, o que não é recomendado para quem faz atendimento ao público, pois com esse tipo de atendimento não se chega a lado nenhum.

Ela disse que eu fui mal-educada, mas na realidade, ela é que foi. Pois no meio da conversa, desligou-me o telefone na cara. Interrompia-me e não me deixava falar. Nunca respondia às minhas perguntas. Desviava sempre o assunto.

Uma vez que não nos informam do cancelamento da inscrição, as pessoas não se apercebem. Pensam que estão inscritas sem estar. Quando passa muito tempo sem recebermos postais ou convocatórias, começamos a estranhar. É aí que temos noção que nos tiraram do IEFP sem nenhuma justificação válida.
Exma Senhora

Vossas Excelências,

Enquanto não estiver de facto resolvido, não posso considerar como resolvido.
Ou seja, a colocação da minha inscrição na data antiga 2017-12-07.
Não posso enganar as estatísticas no Portal da Queixa.
Mas não se preocupem, assim que tudo estiver resolvido irei colocar com todos o gosto nesse estado.

11 de setembro 2019
Vossas Excelências,

Devo informar que ao consultar o site:

Denoto, que o meu problema ainda não foi resolvido. Aguardo a colocação da minha inscrição desde a data antiga.
Se conseguiram resolver este mesmo problema quando ocorreu com a minha filha, também conseguem resolver o meu (com boa vontade vocês conseguem, mas se querem fazer braço de ferro só vos fica mal).

Ao entrarem em contato comigo, tenho preferência que seja por escrito (carta ou email), visto que por telefone ou ao balcão as funcionárias são mal educadas. Devido a isso prefiro que todas as respostas sejam bem registadas por escrito.

Aguardo a correção da inscrição para a data 2017-12-07.
Obrigada
12 de setembro 2019
Exma. Senhora,

Os Serviços competentes irão enviar resposta à Reclamação por escrito.

16 de setembro 2019
Vossas Excelências,

Com o devido respeito, eu já estou à espera de uma resposta do IEFP de Gondomar faz vários meses.

Parece que estão com má vontade de me responderem. Devido a isso, enquanto não me responderem com seriedade, respeito e humanismo não posso declarar como resolvido. Pois a conhecer o histórico do IEFP de Gondomar não me conseguem transmitir crédito nem profissionalismo.

Porque é que têm dificuldade de me responderem a uma pergunta tão simples "Que falta ao controlo se referem?".
Se o IEFP de Gondomar fosse responsável e profissional teriam respondido logo no 1º email que lhes enviei a solicitar esclarecimento. Mas pelos vistos é ofensivo pedir esclarecimentos.

Aguardo a correção para a data antiga.
16 de setembro 2019
Vossas Excelências,

Aguardo a correção para a data antiga.
18 de setembro 2019
Exma. Senhora

Acusamos a receção da sua reabertura de reclamação apresentada através do Portal da Queixa.

Contatámos hoje os Serviços competentes do IEFP, I.P., que nos informaram que a resposta lhe deve chegar por escrito até ao final desta semana.

Ver perfil de
5 de setembro 2019

Olá Maria. Força, não desista. Mas que bodega de serviço!