IEFP

1949-003 LISBOA

aqja@iefp.pt

IEFP - CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO

Shallonbaby apresentou a reclamação

Venho por este meio, denunciar o Centro de Emprego de Odivelas (sob a Coordenação da Srª Virgínia Alves), que ao invés de apoiar e incentivar pessoas desempregadas, com ofertas de empregos, trabalham na intenção contrária ao objetivo, cancelando as inscrições, seja lá por quais motivos.
Os Centros de emprego pertencem ao serviço público de emprego nacional - IEFP. Este último tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego através da execução de políticas ativas de emprego e de Formação Profissional.
Enviam-nos convocatórias fora do domicílio fiscal, como por exemplo, resido na Póvoa de Santo Adrião (Odivelas) e fui convocada em 26/07/2017, às 14 h, a comparecer a Convocatória para Sessão sobre Formação Profissional, em Venda Nova - Amadora. Em 24/07/2017, compareci ao Centro de Emprego de Odivelas a pé, que fica a 5 KM da morada, para entregar a justificativa pessoalmente (em anexo). Sem falar, nas convocatórias que são “ditas” entregue pelos Correios, mas como não são registadas, sabe se lá, se são realmente enviadas ou não, mas tal fato não é levado em conta, e agem de forma deliberada. Já não basta que as pessoas estejam em dificuldades financeiras e psicológicas devido ao desemprego, que o IEFP de Odivelas finaliza o processo, prejudicando ainda mais os utentes, cancelando as inscrições.
Em 20 de agosto/2017, compareci ao IEFP de Odivelas para pegar uma Declaração de Desemprego, e fui informada pela Srª Paula Guedes, que não estava inscrita. Como assim?????? indaguei a Srª, afinal é a 2ª inscrição, feita em 22 de junho de 2017. Ela respondeu-me que a justificativa entregue não foi aceita. Ou seja, ainda que a Convocatória seja a título de Informação, como foi essa e tantas outras, somos obrigados a custear todos transportes quantos forem necessários para conseguir manter a inscrição ativa no IEFP, ainda que NÃO se receba NENHUM SUBSÍDIO do Governo.
Gostaria de saber aonde consta, no Estatuto de Direitos e Deveres do IEFP, que somos obrigados a custear as despesas de transportes, para se deslocar a Convocatórias Informativas, assistida dezenas de vezes, (que não ajudam em nada a custear minha sobrevivência), sem estar a receber nenhum tipo de subsídio do Governo?
Em conjunto com pessoas que se sentem prejudicadas, vamos buscar auxílio aos meios de comunicação para assegurar nossos direitos, afinal o Centro de Emprego foi criado com o objetivo de encaminhar as pessoas ao Emprego/Formação Profissional, mas não é isso que tem feito, ao longo do tempo.
04 Set2018

Exmo(a) Senhor(a)

Tendo em conta o tempo decorrido, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Alguma questão não hesite em contactar-nos.

Shallonbaby adicionou uma resposta

A situação não se resolveu, porque o Instituto de Emprego estabelece as regras como lhe é conveniente, e de preferéncia sem respeitar as condições financeiras dos desempregados.

Prezados Senhores,
Esta reclamação não se resolveu e por isso gostava de apenas mudar o "ESTADO", se possível for.
Desde já, agradeço e parabenizo a toda equipa do Portal da Queixa, que nos viabiliza esse canal interativo de compartilhamento e "possíveis" soluções para várias questões rotineiras.
Soraya Fernandes

25 Out2018
Shallonbaby editou a reclamação
07 Nov2018
Shallonbaby adicionou uma resposta

A situação NÃO FICOU esclarecida, coisa nenhuma.
Não vou colaborar para que seja divulgado nos meios de comunicação, que a TAXA de DESEMPREGO baixou, quando na verdade, o IEFP ao invés de "tentar" encaminhar os desempregados as oportunidades de emprego, elimina grande parte dos inscritos através de Convocatórias meramente informativas e repetitivas, assistida imensas vezes, que rigorosamente só tem o intuito de nos fazer GASTAR o que NÃO TEMOS com os transportes, uma vez que somos enviados para fora da área de abrangência da morada, para participar de reuniões que na verdade são apenas ILUSÃO.

Exma Senhora

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., que irão proceder à sua análise e tratamento.

Shallonbaby adicionou uma resposta

A situação descrita não foi resolvida pelo IEFP.

20 Nov2018
26 Nov2018
Shallonbaby adicionou uma resposta

A situação não se resolveu.

26 Nov2018
20 Fev2019
10 Abr2019
Shallonbaby adicionou uma resposta

A situação NÃO se resolveu.

10 Abr2019
28 Jun2019
29 Jun2019
Shallonbaby adicionou uma resposta

A resposta é pro forma, para que o utente ''acredite na possibilidade de ter o caso solucionado'', entretanto, é pura ilusão.
A intenção é apenas deixar o prazo prescrever e temos pena.
Afinal, o foco é noticiar na mídia que os índices: desceram, baixaram, diminuiram e por aí vai.

29 Jun2019
02 Jul2019
11 Jul2019
Shallonbaby adicionou uma resposta

A intenção é apenas deixar o prazo prescrever e temos pena.

11 Jul2019
29 Ago2019
17 Set2019
Shallonbaby adicionou uma resposta

A situação não foi resolvida coisa nenhuma e toda vez que o Instituto modificar o "status para resolvida", tornarei a reabrir a reclamação, quantas vezes forem preciso.
Não compactuarei com manipulação de dados informados nos meios sociais, que NÃO CONDIZEM com a REALIDADE.
Arrumam maneira de excluir as inscrições dos desempregados para noticiar nas mídias, que o percentual de desempregados baixou.
Tentem fazer o vosso trabalho com hombridade, inserindo desempregados no mercado de trabalho, ao invés, de priorizar a exclusão dos utentes, que certamente não fazem parte da vossa família.

17 Set2019
30 Dez2019

Exma Senhora

A informação será dada pelos canais oficiais, pelo que damos a reclamação como resolvida neste Portal.

30 Dez2019
25 Jan2020

25 Jan2020
31 Jan2020

Exma Senhora

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., que já procederam à análise, tratamento e resposta da mesma.

31 Jan2020
02 Fev2020

02 Fev2020

Exma Senhora

Em face da reabertura da reclamação já apresentada, cumpre-nos informar que a resposta à mesma será proporcionada pelos canais próprios do IEFP, I.P. e não ao nível desta Plataforma.
A sua reclamação já foi encaminhada para os serviços responsáveis, encontrando-se em fase de análise, pelo que em breve receberá resposta à mesma.

06 Mar2020

27 Mar2020

27 Mar2020
30 Mar2020

Exma Senhora

Pelo presente acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.

30 Mar2020

07 Jun2020
16 Jun2020

16 Jun2020

Ex.ma Senhora

Ao nível do Portal da Queixa, a reclamação fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada foi lhe transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, e não ao nível desta Plataforma, em cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

19 Jun2020

19 Jun2020
25 Jun2020
Shallonbaby avaliou a marca

Péssimo trabalho de pessoas más, incapazes de competência e sentido de responsabilidade no que diz respeito a ética e moral, falta de respeito aos DIREITOS humanos que não são cumpridos. Certamente, um Instituto que deveria ser extinto, pois não exerce função alguma de auxílio aos desempregados.

Esta reclamação foi considerada como sem resolução

Ver perfil de Ângela Vasques

Ângela Vasques

Assino por baixo! O nosso IEFP não presta! Muitas vezes os desempregados não recebem nem um centimo do estado e eles acham-se no direito de nos chamar para convocatorias onde lhes apetece!

Ver perfil de Shallonbaby

Shallonbaby Autor

Convocatorias repetitivas, discursos emblemáticos, que não nos levam a lado nenhum e Não servem para NADA, porque os desempregados estão em busca de oportunidades de emprego e ainda nos fazem gastar, o que muitas das vezes nem temos.

Ver perfil de João

João

Mudar regras IEFP!!!
Boa tarde! Também faltei uma convocatória. A minha explicação, por motivos de distância não foi aceite. A distância de Rio Maior a Santarém é de + - 64km 32kmx2. Eu já tinha feito, pedido de transferência de processo do Centro Qualifica por proximidade de residência, para escola secundaria de R.M. Tenho 90 dias de anulação de inscrição. Há também o problema do ambiente! Deslocações dos carros libertam co2 para a atmosfera, muito prejudicial para o ambiente. A longo prazo, um perigo, para as futuras gerações do planeta terra. Mudar regras IEFP!!! https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT93045
Outros https://peticaopublica.com/search.aspx?q=iefp

Ver perfil de Roberto Carvalho

Roberto Carvalho

Existe algo mais que possamos fazer para além de escrevermos reclamações em portais digitais ?

Rogério Marques

Esta reclamação parece ser simbólica de todo o funcionamento do IEFP que vi acontecer relativamente a mim e às pessoas próximas.

Tal como nesta reclamação em específico e nas reclamações em geral nesta plataforma, o IEFP usa cosmética estatística para ficar bem visto.

Desempregados aumentaram?
Para o IEFP basta desinscrevê-los para cosmeticamente fazer baixar a estatística do desemprego.

Reclamações no portal da queixa?
Basta forças o fecho das reclamações para dar cosmeticamente fazer o IEFP parecer competente.

Sinceramente, por mim. a instituição devia ser desmantelada, e, as autoridades nacionais têm de repensar o conceito e acabar com esta situação inconcebível a que assistimos praticamente de todas as vezes que recorremos à instituição, que é ver as pessoas que a compõem parecerem incentivados a não fazer nada benéfico em prol da sociedade.

Desempregados aumentaram?

Reclamações no portal da queixa?
Basta forçar o fecho das reclamações para dar cosmeticamente fazer o IEFP parecer competente.

Sinceramente, por mim, a instituição devia ser desmantelada, e as autoridades nacionais repensar o conceito. Não podemos mais tolerar a situação inconcebível a que assistimos praticamente de todas as vezes que recorremos à instituição, que é ver as pessoas que a compõem parecerem incentivados a não fazer nada benéfico em prol da sociedade.

Rogério Marques

Sim, existe, Roberto Carvalho, escrever aos nossos deputados que queremos que resolvam o problema que é o IEFP.