IEFP Marca Recomendada Marca do Mês
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Curso invalidado por causa injusta

T apresentou a reclamação
23 de março 2023
Pelo ano de 2020 frequentei um curso ministrado no iefp de Coimbra, onde me foi "vendido" o sucesso de empregabilidade a 100% com o benefício de obter 12ano de Escolaridade e o nível 4 de qualificação referente ao curso de técnico de proteção civil.
Acontece que no final do curso se deu a fase de estágio e por motivos de saúde, devido ao covid e com os meus filhos doentes obrigatóriamente faltei tendo sido tudo justificado pelo médico.
Nessa altura nada me foi explicado inclusive não me foi advertido que não poderia ter dado essas faltas. Sinto-me injustiçada, pois não faltei por querer. Querendo resolver a situação da melhor forma já contactei várias vezes os serviços do iefp para chegar a um rumo justo mas até ao momento continuo sem resposta e prejudicada a nível profissional.
Data de ocorrência: 23 de março 2023
27 de março 2023
Exma. Senhora

Pelo presente acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., responsáveis pela sua análise e tratamento que, de acordo com a lei e regulamentos internos, dispõem do prazo de 15 dias para envio da resposta. Estando a reclamação já a ser objeto de tratamento, estamos a encetar todos os esforços para o envio da resposta o mais célere possível.
Ao nível do Portal da Queixa, a reclamação fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, e não ao nível desta Plataforma, em cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Com os melhores cumprimentos
7 de abril 2023
O IEFP refere que ultrapassei o limite de faltas previstas pelo regulamento, faltas legais e justificadas por motivos de saúde.
Concordo que é verdade mas não tenho culpa de estar doente e de ter 2 filhos que muitas vezes precisaram da minha assistência.
O que não posso concordar é que o IEFP alega que para recuperação dessas faltas me foram dados trabalho, na qual afirmo que tal não é verdade pois sempre entreguei todos os trabalhos propostos e fiz um esforço no tempo em que estive doente para os entregar assim que melhorei. Gostaria que me dissessem quantas vezes é que contactei o iefp Pedrulha, pois por 2 vezes dirigi-me pessoalmente até lá para tirar outro curso para colmatar a falta a este. Nada foi feito nem chamada fui. Lamento ter de vir publicamente demonstrar a minha indignação. Pois não tive nenhuma madrinha que me levasse ao colo, presenciei essa situação com alguns formandos tanto em formação como no estágio. Afirmo por ser verdade que estive a primeira semana do mesmo sentada numa secretária sem nada para fazer. Totalmente desgovernada. A usar o meu PC por iniciativa própria fiz pesquisas e trabalhos relativos ao estágio, que foram entregues e um ou outro melhorado a pedido da tutora. Mas estou aqui apenas e só para testemunhar a minha situação ,tendo todos os documentos em formato digital para que não hajam dúvidas. Lamento que por prestar assistência aos meus filhos por covid tenha sido tão prejudicada.
10 de abril 2023
Ex.mo(a) Senhor(a)
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., que já procederam à análise, tratamento e resposta da mesma, através do Ofício S/OF/24955/2023/C-EFCO, de 2/04/2023.
Com os melhores cumprimentos
T avaliou a marca
9 de abril 2023

Instituição com bons e maus profissionais, como em qualquer serviço público. É o 3° curso que já frequentei e nunca me senti tão injustiçada como agora. Espero sinceramente que as suas políticas mudem pois quando se investe na formação e se faz um esforço esse mesmo esforço devia ser reconhecido e valorizado. Refiro-me mais à parte final que foi o estágio e a minha integração no mesmo. Apenas concordo em manter a situação resolvida na esperança de receber uma resposta em tempo útil por parte da entidade iefp. Caso isso não se verifique irei proceder por outros meios.