IEFP

IEFP - Demora na aprovação de Estágio Profissional

Marta Oliveira Martins
Marta Martins apresentou a reclamação
3 de março 2014

Em Julho de 2013 fiquei desempregada. Felizmente, em Novembro do mesmo ano, fui aceite para trabalhar na entidade sem fins lucrativos IADIS (International Association for the Development of the Information Society), através de um estágio profissional remunerado, com perspectivas de integração.

Estamos em Março de 2014 e ainda não estou a trabalhar, porque o IEFP ainda não aprovou o estágio. Embora todas as condições estejam reunidas, apenas sabem dizer à entidade (que os contacta regularmente) que têm muitos processos, que estas demoras são normais, etc. Ao fim de vários meses a única evolução no processo foi que o IADIS recebeu a indicação de que está "em análise"!!

Eu pergunto como pode ser normal demorar tanto tempo a validar um simples processo, especialmente um processo que implica colocar uma pessoa desempregada no activo - que supostamente é a missão do IEFP. Os critérios para a realização destes estágios estão claramente definidos à partida; foi dito à entidade que todos eles estão cumpridos neste caso; então quando tempo é preciso para um funcionário olhar para uns papéis ou uns ficheiros no computador e dar o OK?!?

Em vez de estar a trabalhar, a aprender algo e a contribuir para o avanço deste país, continuo a receber o subsídio de desemprego, com todos os constragimentos e estigmas sociais que isso implica, especialmente para uma pessoa jovem.

Espero sinceramente que isto não esteja relacionado com o facto de eu, como desempregada, ter sido chamada para trabalhar na Segurança Social num Contrato de Emprego Inserção, no qual o próprio IEFP me colocou em Janeiro. Será que lhes é mais vantajoso ter-me a trabalhar quase a custo zero, e por isso protelam a minha saída?

Por favor resolvam esta situação, não me interessa como, pois se por qualquer razão a entidade que me quer contratar chega à conclusão que não vale a pena o tempo e a chatice que estão a ter para me contratar, eu fico sem nada, com o subsídio de desemprego a acabar já em Agosto deste mês. E se eu perder este emprego por causa do IEFP, terei de exigir compensação.

Data de ocorrência: 3 de março 2014
IEFP
4 de setembro 2018
Exmo(a) Senhor(a)

Tendo em conta o tempo decorrido, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Alguma questão não hesite em contactar-nos.

Com os melhores cumprimentos

Comigo está a acontecer exactamente o mesmo, não acredito que esteja de todo relacionado com o facto de teres trabalhado na Segurança Social. As respostas que têm fornecido à entidade que pretende celebrar um contrato de estágio comigo são idênticas às tuas e também têm insistido praticamente numa base diária com o IEFP.
A diferença é que no meu caso a candidatura foi efectuada em meados de Dezembro, portanto se for por ordem de entrada do processo, terás a aprovação antes de mim.
A minha situação também é grave uma vez que deixei de receber subsídio no mês de Dezembro. Nunca na vida imaginei que em Março ainda não estaria a trabalhar, nem a empresa.
Esta situação é insustentável e deixa-nos num beco sem saída, uma vez que também no meu caso, a empresa tem-se vindo a demonstrar séria e demonstrou interesse em manter a continuidade após o estágio, se tudo correr bem. Sendo uma empresa que me cativou, que me oferece boas condições e que me seleccionou entre muitos outros candidatos, não faz sentido eu desistir, mas naturalmente não posso viver do ar, daí o beco sem saída.
Subscrevo tudo o que escreveste e ainda acrescento que este atraso do IEFP acaba por penalizar maioritariamente as empresas que cumprem a lei. O que tem vindo a acontecer é que devido à demora nas aprovações dos estágios, muitas empresas admitem os candidatos antes do estágio estar aprovado e pagam-lhes por fora (quando pagam). As que cumprem a lei e são sérias, como é o caso das nossas, aguardam indefinidamente pela aprovação com carência de pessoal.
Não somos apenas nós que receamos que a empresa desista, quando uma empresa abre candidaturas e passa por um processo moroso de entrevistas, selecciona um candidato e aguarda meses para poder ter essa pessoa a trabalhar, também tem receio que o candidato desista e que após tanto tempo de espera e com muito trabalho para fazer, tenha de passar por um processo de recrutamento de novo, correndo o risco até de o IEFP demorar ainda mais tempo a aprovar o novo candidato.
Caso tenhas notícias sobre a aprovação do teu estágio publica sff. Boa sorte!

E VAI MAIS UMA PESSOA COM O MESMO PROBLEMA. jULHO DE 2014 O PEDIDO DE CONTRATAÇÃO VIA ESTIMULO 2013 É EFECTUADO, DEZEMBRO DE 2014 É APROVADO FINALMENTE MAS NO ÍNICIO DO ANO A ENTIDADE TEM DÚVIDAS SOBRE A NECESSIDADE DE MAIS UM TRABALHADOR. E PRONTO ESTAMOS EM JANEIRO COM TUDO ACERTADO E O SUBSIDIO A ACABAR (O SUBSEQUENTE) E NÃO HÁ TRABALHO PARA NINGUÉM.
É ESTE O PAÍS DOS DESEMPREGADOS QUE QUANDO APARECEM OPORTUNIDADES FICA TUDO PARADO POR CAUSA DA BUROCRACIA.