IEFP
IEFP Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
89.1
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
99,7%
Tempo Médio de Resposta
95,8%
Taxa de Solução
94%
Média das Avaliações
52,1%
Taxa de Retenção de Clientes
60%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.8
3 IMPIC 75.2
Instituto do Emprego e Formação Profissional
  • 215 803 000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua de Xabregas, 52
    1949-003 LISBOA
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Estágio obrigatório por atribuir

Resolvida
Ricardo
Ricardo apresentou a reclamação
23 de janeiro 2023
Prezados,
Venho desta forma expor em público uma queixa relativa aos serviços prestados por este órgão estatal.
O curso na área de Informação e Animação turística começou em meados de 2016, e era suposto acabar cerca de ano depois, mas dada a trapalhada que viria a ser constante ao longo de todo o processo, o IEFP falhou nas suas metas e acabou por estender o curso por mais um ano por falta de formadores e instalações onde lecionar. No final, já em Agosto de 2018, quando o curso terminou, por ter um módulo em falta (CLC_5) não me foi possível frequentar o estágio (de cariz obrigatório para a conclusão do curso).
Acabei por me inscrever novamente em Agosto/Setembro de 2018 para terminar o módulo em falta, algo que fiz, mas no final do curso, por já estar a trabalhar na altura, não me foi possível aceitar o estágio.

Mais tarde, quando tive finalmente a capacidade para frequentar novamente o estágio, entrei em contacto com o IEFP, mas ou não obtinha resposta ou ficavam de me contactar mais tarde, sendo que nunca o fizeram.
Esta situação repetiu-se quatro vezes no total, sem que nunca fosse encontrada uma solução satisfatória.

Aproveito também para reportar a forma como toda a minha passagem, como a de outros que comigo frequentaram o curso, foi sempre no mínimo vergonhosa, com a altivez e ociosidade a ser predominante nos cargos de gestão do IEFP - onde falharam pagamentos, horários eram dados à semana e às vezes com um dia de antecedência, e todo e qualquer problema que aparecesse ficava sempre por resolver por aqueles pago para o efeito, obrigando a contactar várias pessoas e entidades e apresentado várias queixas só para dar inicio a um processo. A falta de supervisão e imputabilidade tornou, para mim, toda a experiência na pior que tive com um órgão público e pelos vistos nada mudou nos anos seguintes.

No entanto, e por - relembro- ser necessário a frequência de um estágio para concluir o 12º ano de escolaridade, volto a pedir novamente para que a situação seja resolvida o mais depressa possível.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 23 de janeiro 2023
IEFP
25 de janeiro 2023
Exmo Senhor

Pelo presente acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., responsáveis pela sua análise e tratamento que, de acordo com a lei e regulamentos internos, dispõem do prazo de 15 dias para envio da resposta. Estando a reclamação já a ser objeto de tratamento, estamos a encetar todos os esforços para o envio da resposta o mais célere possível.
Ao nível do Portal da Queixa, a reclamação fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, e não ao nível desta Plataforma, em cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Com os melhores cumprimentos
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.