IEFP

IEFP - Estágio profissional

Sílvia Antunes Pereira
Sílvia Pereira apresentou a reclamação
13 de outubro 2019
No seguimento da minha, já longa, batalha para encontrar estágio profissional, mais uma vez há a necessidade de manifestar o meu descontentamento e sentimento de injustiça, face a um país e suas instituições públicas, mais concretamente e, neste caso o instituto de emprego e formação profissional e a sua magnífica legislação face aos estágios profissionais.
Ora, começo por relatar resumidamente a minha situação:
Formei-me em Psicologia e terminei o mestrado aos 31 anos, tendo entrado para a universidade pela iniciativa criada, os maiores de 23 anos, tendo iniciado o curso aos 25 anos.
Quando estava em fase de término do mestrado, estava empregada, no trabalho da moda, num call center para pagar as contas. Quando terminei o curso, e ainda com a ilusão de estar num país justo, dirigi-me ao centro de emprego, onde me foi dito que não podia usufruir do estágio, por um lado porque estava empregada e, por outro tinha mais de 30 anos. Portanto, segundo a legislação do centro de EMPREGO teria de ser desempregada de longa duração (12 meses e neste caso não podia ter terminado o curso há mais de 3 anos) ou ter menos de 30 anos ou ser mãe solteira ou ser ex-reclusa ou, ainda ter alguma perturbação e/ou ser portadora de deficiência, como não preencho nenhum dos requisitos não existe qualquer apoio.
Pergunto-me então, a iniciativa dos mais de 23 anos, face a esta legislação não tem qualquer sentido, se depois do término do curso as oportunidades não forem iguais para todos (é que paguei as mesmas propinas). Mais, existe uma fomentação ao desemprego, quase que obrigando a pessoa a despedir-se do trabalho para ter alguma oportunidade na área em que investiu tempo e dinheiro.
O que pretendo, com esta reclamação, não é que retirem estes apoios, mas que sejam alterados no sentido da não discriminação de pessoas, a favor da igualdade de oportunidades, que se criem também apoios para as empresas contratarem pessoas mais velhas (antes dos 45 anos, porque nesta idade já há apoios, dos 30 aos 45 anos, não há qualquer apoio) porquê? será que uma pessoa as 30 e mais anos não está em condições físicas e psicológicas para exercer devidamente a sua profissão, quando há cursos com término após esta idade?
Pergunto, porque são criadas condições para o regresso de emigrantes (nada contra, mas...), quando os que optam por não abandonarem o seu país, não têm apoios? Porque é que as normas dos estágios parecem favorecer o desemprego? Porque é que um cidadão que tem de trabalhar e estudar tem menos oportunidades que os outros, quando contribui com os seus impostos?
É triste, injusto e medíocre !
Agradeço a oportunidade destes desabafos retóricos, com o desejo de deixarem de o ser.
Sílvia Pereira
Data de ocorrência: 13 de outubro 2019
IEFP
14 de outubro 2019
Exma Senhora,

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Ao nível do Portal da Queixa, fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, tendo em conta que a matéria em causa é do foro privado.

Com os melhores cumprimentos
Sílvia Antunes Pereira
Sílvia Pereira avaliou a marca
4 de junho 2023

Nunca fui contactada por nenhuma entidade neste sentido, aliás nem resposta obtive e já estamos em 2023. No entanto supostamente " está resolvida". Gostaria que me informassem então da resolução, visto que eu não a sei!

Bom Dia Silvia, estou na mesma situação! Ridícula! Conseguiu resolver ? Obrigado