IEFP
Instituto do Emprego e Formação Profissional
  • Rua de Xabregas, 52
    1949-003 LISBOA
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Exclusão e readmissão como desempregada no iefp de almada

Marina Duarte
Marina Duarte apresentou a reclamação
20 de junho 2019

Venho pelo presente solicitar a vossa atenção ao caso que venho expor, agradecendo antecipadamente a vossa disponibilidade.
No passado dia 06 de Novembro de 2018 enviei um mail para Sr. Carla Contente (funcionária do IEFP de Almada) a solicitar a continuidade da inscrição no IEFP bem como uma declaração para entregar no Citeforma para iniciar uma formação. No dia 08 do mesmo mês recebo a declaração e no mesmo mail a confirmação que continuo com a inscrição activa (conforme mail anexo).
No dia 10/01/2019 num atendimento presencial (no balcão de atendimento geral) ao qual me dirigi para solicitar uma nova declaração, em virtude das mesmas só terem a validade de 1 mês, informaram-me que desde dia 29-11-2018 a minha inscrição foi cancelada por incumprimento da minha parte (por não ter entregue um postal nos referidos serviços, postal esse que nunca recebi), no momento solicitei de pronto que me fosse facultada prova de envio do mesmo e ainda a informação dos CTT da impossibilidade de entrega na minha residência , morada que consta nos ficheiros do IEFP, tendo obtido a resposta, que o postal sai directamente do sistema não conseguindo assim provar que o mesmo foi enviado/entregue.
Desde sempre tomei iniciativa e mostrei interesse em ter formação. Também tomei a iniciativa de pedir a continuidade da inscrição, acreditando que sem informação contrária por parte do IEFP, continuava inscrita, se tivesse recebido o postal a resposta teria sido efectivada pois era do meu interesse continuar inscrita.
De acordo com o supra exposto e em desacordo total com a informação obtida enviei um mail no dia 10-01-2019 ao cuidado do Sr. Dr. Vítor Castanheira (Director do Centro de Emprego de Almada, que junto em anexo) a expor a situação e solicitar a continuidade sem interrupção da inscrição no IEFP. No dia 21-01-2019 obtive a resposta que passo a citar “Poderá vir ao centro das 9h às 16h para fazer a inscrição, diz que falou com a Carla.”. Procedi de acordo com o mail e fui surpreendida com uma nova inscrição a partir de dia 11 de Janeiro 2019, ignorando todo o meu tempo de inscrição anterior (desde 27-07-2015) com a desculpa que não poderiam fazer mais.
Pelo exposto solicito a V. Exas., a reposição da totalidade do meu tempo de inscrição no IEFP, de 27-07-2015 até à presente data.

Data de ocorrência: 20 de junho 2019
IEFP
25 de junho 2019
Exma Senhora,

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
A presente reclamação, ao nível do Portal da Queixa, fica no estado de concluída, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, tendo em conta que a matéria em causa é do foro privado.

Com os melhores cumprimentos
Marina Duarte
Marina Duarte avaliou a marca
7 de agosto 2019

O portal da queixa foi rápido e objectivo, muito eficaz na resolução da situação no Timing certo com carinho conclusao positiva.