IEFP Marca Recomendada Marca do Mês

IEFP - Falta de informação adequada

Sofia Brito Rodrigues
Sofia Rodrigues apresentou a reclamação
9 de agosto 2022
Recebi uma convocatória para estar presente numa sessão de direitos e deveres (obrigatória) a 24 de agosto em Ramalde (delegação do Porto. Ora, nesse mesmo dia recebi a confirmação de uma viagem que faz com que eu não possa estar presente na sessão. Prontamente, liguei para a Rua Guedes e informaram-me que bastava enviar comunicação por e-mail para justificar a falta.
Para melhor entendimento, já não estou a receber subsídio de desemprego, vou começar a trabalhar em setembro e sempre cumpri os meus deveres.
Ora, hoje enviei o dito e-mail e ainda me remeteram para a legislação do código de trabalho e Direitos e Deveres. Também me disseram para comunicar quando iria começar a trabalhar (algo que só será definido pela empresa que me vai contratar em setembro).
A minha pergunta era a mesma: existe algum tipo de declaração para que possa preencher e entregar no 5° dia consecutivo após a falta. Imagino se tivesse mais dias de férias, não conseguiria cumprir o prazo.
Por outro lado, fiquei a perceber que as penalizações possíveis são: anulação da minha inscrição como desempregada no IEFP e possibilidade de reinscrição apenas 90 dias depois dessa anulação.
Mais uma vez, e numa troca de e-mails “surda”, apelei a que me dissessem como justificar a minha falta por motivo de férias, referindo que nunca tirei férias durante o meu período de desemprego.
A Dra. Noémia Silva, que me enviou todos e-mails, enviou-me pelo menos 3 vezes os Direitos e Deveres, que li e reli, não encontrando nada sobre a justificação e seus moldes. Terei que me dirigir ao IEFP no dia 29 de agosto? Com que documentos? Levo os cartões de embarque ou comprovante de estadia?
Cheguei a referir que os e-mails que a Dra. Noémia Silva me estava a enviar pareciam “resposta automática” e que na minha humilde opinião cada caso é um caso.
Além de mencionar com o nome errado (não sou Sara Gabriel, mas sim Ana Sofia Pinto de Brito Rodrigues), a funcionária nunca respondeu ao que lhe perguntava. Não era assim tão complicado, sendo que o IEFP deveria ponderar quem presta informações aos seus utentes.
Termino sem respostas e sem saber se me vão ser aplicadas as penalizações e quais.

Os meus dados:
Ana Sofia Pinto de Brito Rodrigues
Nº: 214508494
Nº Utente: 12019641344
CC: 11318193 0 ZV27
Tlm.: 912289677

Portanto, penso que tenho o direito de justificar a minha ausência sem penalizações e não tenho informação útil para tal, após horas e horas perdidas.

Os melhores cumprimentos,

Ana Sofia Rodrigues
Data de ocorrência: 9 de agosto 2022
10 de agosto 2022
Exmo(a) Senhor(a)
Pelo presente acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa. Ontem recebemos pelo canal do IEFP esta sua manifestação, que foi prontamente encaminhada para os Serviços competentes, para análise e resposta.
Informamos que esta reclamação foi igualmente encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., responsáveis pela sua análise e tratamento que, de acordo com a lei e regulamentos internos, dispõem do prazo de 15 dias para envio da resposta. No entanto, estamos a desenvolver todos os esforços para que a resposta seja o mais célere possível.
Ao nível do Portal da Queixa, a reclamação fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, e não ao nível desta Plataforma, em cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Com os melhores cumprimentos.
11 de agosto 2022
Exma. Senhora
Verificando que já foi enviada resposta às dúvidas colocadas, através de email de 10 de agosto, consideramos a presente reclamação como concluída.
Com os melhores cumprimentos
Sofia Brito Rodrigues
Sofia Rodrigues avaliou a marca
10 de agosto 2022

O IEFP sempre funcionou bem, sem queixas a apontar. A não ser nesta situação "inédita", e que não me foram dadas as informações necessárias. Aguardo, então, pela resposta. Obrigada. Cumps., Ana Sofia Rodrigues.