IEFP
IEFP Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
89.2
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
99,5%
Tempo Médio de Resposta
95,4%
Taxa de Solução
94,7%
Média das Avaliações
50,7%
Taxa de Retenção de Clientes
60,9%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.2
Instituto do Emprego e Formação Profissional
  • 215 803 000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua de Xabregas, 52
    1949-003 LISBOA
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Falta de pagamento da bolsa de formação

Resolvida
Susana Pereira
Susana Pereira apresentou a reclamação
10 de janeiro 2020
Iniciei através do centro de emprego de Valongo,nas instalacoes do mesmo,o curso de informática no dia 15 de outubro de 2019 o qual teve fim no dia 19 de Dezembro, 1 e 2 mes de formação a bolsa foi paga em data tardia e sempre após reclamação dos formandos que na situação que se encontravam dependiam do dinheiro da bolsa para tirar o passe para se poderem deslocar para a formação, em Dezembro informaram-nos de que o valor da bolsa relativa ao mes de Dezembro seria paga assim que terminasse o formação que aconteceu no dia 19.
Hoje 10 de janeiro de 2020 continua sem ter sido paga, após ida ao centro de emprego e de vários telefonemas continuo sem saber quando será feito o pagamento pois as respostas são as do jogo do empurra; aqui não sabemos informar mande um mail para aqui e para ali; ligue para o porto ou ligue para a linha de apoio; linha de apoio diz que quem tem de saber informar e o centro de emprego onde fiz a formação....
Gostaria que a situação fosse resolvida pois para quem esta desempregada e sem receber qualquer apoio do estado o valor em divida faz falta.
Data de ocorrência: 10 de janeiro 2020
IEFP
10 de janeiro 2020
Exma Senhora

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
Informamos que a mesma foi encaminhada para os Serviços competentes do IEFP, I.P., que irão proceder à sua análise e tratamento.
Ao nível do Portal da Queixa, fica no estado de resolvida, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, tendo em conta que a matéria em causa é do foro privado.

Com os melhores cumprimentos.
Susana Pereira
13 de janeiro 2020
O assunto não esta resolvido, dizer que foi encaminhada para algum lado não é resolução.
Susana Pereira
13 de janeiro 2020
Una resposta automática dada pelo servidor não pode ser considerada como resolvida.
IEFP
31 de janeiro 2020
Exma Senhora

Cumpre-nos informar que a sua reclamação já foi encaminhada para os serviços responsáveis, encontrando-se em fase de análise, pelo que em breve receberá a resposta à questão colocada.

Com os melhores cumprimentos.
Susana Pereira
10 de fevereiro 2020
A situação não esta resolvida por isso mesmo volto a reabrir a reclamação.
Aproveitando para atualizar o ponto de situação.
Consegui chegar a fala com a DT Raquel responsável pelo curso em questão ao que ela ne informou que o meu pagamento tinha sido bloqueado por faltas.
Agora vamos ao motivo das faltas.
Quando me inscrevi no curso em questão a primeira coisa que considerei foi as datas de inicio e termo, uma vez que tenho uma criança com 8 anos a frequentar o 2ano escolar,não tendo eu apoio familiar perto não tenho com quem a deixar nos periodos de férias e uma vez que me encontro desempregada e a procura de emprego como e obvio não posso te-lá num ATL.
Foi informado que o curso terminaria a 17 de Dezembro precisamente no dia que terminava o 1 período escolar, aceitei pois encaixava-se na minha atual situação, 1semana antes (mais ou menos) de o curso acabar foi nos informado que a data do curso iria ser alterada pois a nossa formadora tinha sido convocada por dois dias para outro assunto, ou seja a data de termo passou para dia 19.
Levantei logo a questão de que não teria onde deixar a menina esses dois dias.
Responderam-ne para procurar um ATL que o centro de formação assumiria o pagamento, dirigi-me ao atl sugerido e constatei que para a menina ir para lá eu teria de pagar a inscrição e a mensalidade logo de inicio para poder receber a fatura no curso para poder receber o dinheiro, atencao que não tinha a opção de entregar a fatura depois do final do curso, nem poderia receber o dinheiro para o ATL sem apresentar a fatura ou seja eu teria de ter 130€ disponíveis para fazer o pagamento ao ATL e futuramente receber do centro de formação, coisa que para mim não era possível pois estando desempregada Sem receber subsídio de desemprego ou rendimento social de inserção ou qualquer outro apoio eu não tinha como fazer esse pagamento.
A formadora informou-me que não havia outra maneira, sugeri levar a menina para lá comigo o que responderam que não seria possível, sendo assim fui obrigada a não comparecer esses dois últimos dias de formação.
Agora eu questiono, tenho de ser eu a ser responsabilizada por erro que não foi meu? Fui eu que falhei? Eu comprometida-me para uma determinada data se foi alterada eu não tenho culpa.
Disseram ao telefone que não cumpri todas as horas exigidas para a formação e que por isso não seria valida a minha frequência no curso dai não fazerem o pagamento, o engraçado e que na última semana de janeiro recebi em casa p certificado da formação, esclareçam-me lá por favor porque isto realmente e uma anedota......
Os dois dias de faltas justificam a falta de pagamento e o bloqueio da minha conta,então mas se não cumpri as horas de formação exigidas para poder receber ( atenção que não estou a exigir o pagamento dos dois dias que falhei e sim dos restantes que frequentei a formação) a bolsa como e que e possível me passarem um certificado em como conclui o curso????
Volto a frisar assumam a vossa falta de ética e responsabilidade a culpa das datas do curso serem alteradas e vossa não minha.
IEFP
5 de março 2020
Exma Senhora

Em face da reabertura da reclamação já apresentada, cumpre-nos informar que a resposta à mesma será proporcionada pelos canais próprios do IEFP, I.P. e não ao nível desta Plataforma.
A sua reclamação já foi encaminhada para os serviços responsáveis, encontrando-se em fase de análise, pelo que em breve receberá resposta à mesma.

Com os melhores cumprimentos.
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.