IEFP

IEFP - Mau atendimento

Ana Fernandes
Ana Fernandes apresentou a reclamação
17 de maio 2019
Boa tarde, venho por este meio mostrar o meu desagrado enquanto utente do centro de emprego infelizmente não por opção minha, pois se pudesse estaria a trabalhar, mas por não ter opção e ter sido despedida, estou a receber o subsídio de desemprego que é meu por direito pois já descontei durante muitos anos. No inicio do mês de Abril, fui parar a uma formação no Cesae que fica na zona de Pinheiro Manso no Porto, onde fui um dia para ver como era, mas quando lá cheguei fui informada de que apenas pagavam o subsídio de almoço que era cerca de 114 euros e o passe. Só não me informaram que teria de gastar dinheiro para poder almoçar, pois não havia sitio para poder levar comida e aquecer, sendo que iria gastar o subsidio de almoço lá. Fui apenas naquele dia e não fui mais pois nesse mesmo dia, recebi alguns telefonemas para ir a algumas entrevistas, falei com a coordenadora da formação que queria desistir pois queria dar prioridade á procura de emprego e a formação não me iria compensar pois tinha que gastar dinheiro todos os dias para almoçar. Antes de cessar o contrato na formação, consegui emprego suspendi o subsidio de desemprego mas só estive dois dias, nesse emprego pois não fiquei com a vaga. Dirigi-me ao IEFP do Porto, para voltar a ativar o subsidio, entretanto passado 1 mês a coordenadora da formação ligou me para me pedir que enviasse uma carta, a explicar que queria sair da formação por querer dar lugar á procura de emprego e por ter que gastar dinheiro nas refeições e não compensar. Assim fiz, enviei a carta registada ao cuidado dela, entretanto uma semana depois recebi uma notificação do IEFP na qual me foi dito que iriam suspender a minha inscrição pois teria saído dessa mesma formação sem justificar o motivo.
Dirigi-me de imediato ao IEFP, andei de balcão em balcão ninguém me sabia ajudar! acho inadmissível haver tanta gente a precisar de trabalhar e têm pessoas desqualificadas que nem um assunto sabem como resolver. Disseram que não sabiam o que fazer e que teria que ligar á coordenadora da mesma formação e que seria ela que teria que resolver. Saí de lá e liguei para a coordenadora que me disse, que nada tem que avisar o IEFP visto que não têm nada haver com eles e que não me podem suspender o subsidio sem mais nem mais pois ela justificou a minha saída. Liguei novamente para o IEFP onde o senhor que me atendeu foi mal educado, onde ficou ofendido por ter ligado para aquele contacto pois ali só resolvia questões que tivessem que ver com o serviço online. Desliguei o telefone, onde decidi então fazer esta reclamação pois, é ridículo controlarem as pessoas da maneira que controlam como se tivessem a pagar do bolso deles quando não estão e é algo a qual eu tenho direito e ainda por cima não tem pessoas competentes para resolver esta situação ou seja se não resolver este problema até terça feira dia 21 de Maio vão me suspender o subsídio e a minha inscrição sem mais nem menos. Espero que esta reclamação sirva para mudar algo pois isto não pode continuar desta maneira.
Data de ocorrência: 17 de maio 2019
IEFP
20 de maio 2019
Exma. Senhora

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.
A presente reclamação, ao nível do Portal da Queixa, fica no estado de concluída, uma vez que a resposta à questão colocada lhe será transmitida diretamente pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, tendo em conta que a matéria em causa é do foro privado.

Com os melhores cumprimentos
Ana Fernandes
27 de maio 2019
Venho por este meio mostrar novamente o meu desagrado, pois o iefp deu como resolvida a minha reclamação e o modo como a resolveu foi anular a minha inscrição, dirigi-me ao iefp no dia 20 de Maio onde uma técnica me recomendou que escrevesse uma carta, a justificar a minha desistência da mesma formação, onde deveria colocar a data em que iniciei trabalho e a data que voltei a activar o subsidio, assim fiz e como resposta a esta reclamação e a essa mesma carta, foi ignorado o facto de ter estado a trabalhar apesar de ter tido azar e não ter ficado com a vaga, o iefp decidiu desvalorizar e anular a minha inscrição.É UMA VERGONHA! pois vão me tirar o pouco que é meu, quando tenho motivos suficientes para ter desistido da formação, e o modo como dão por resolvido estas questões é ignorar a situação das pessoas. Espero que desta vez seja dada a merecida atenção á minha situação e me ajudem a resolver.
Ver perfil de
18 de maio 2019

lol. as formaçoes sao para se frequentar de caracter obrigatorio... pensavas que ir 1 dia ao emprego dava suspensao da formaçao? para a proxima nao te armes em chica esperta