IEFP
Instituto do Emprego e Formação Profissional
  • Rua de Xabregas, 52
    1949-003 LISBOA
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Não foi entregue carta registada.

André Luís
André Luís apresentou a reclamação
5 de agosto 2017

Para conhecimento do IEFP redigi no dia de hoje uma reclamação aos CTT sobre a seguinte situação descrita, já do vosso conhecimento:

"Estando eu inscrito e a receber subsídio de desemprego e sendo esse o pouco sustento que tenho na minha família foi-me redigida uma Advertência Escrita no dia 26/01/2017 pelo Instituto Do Emprego e Formação Profissional alegando que, e, sem meio de Prova, um Incumprimento do Dever de Falta Injustificada a uma Convocatória. Resignado com a situação, desempregado, em casa, e com o correio sempre em dia não me foi entregue nenhuma carta, nenhuma convocatória de comparência, nenhum correio emitido pelo IEFP e entregue pelos CTT na minha morada. Dirigi-me ao Centro de Emprego no qual estou inscrito para questionar acerca da situação, em Picoas, Lisboa, sendo-me esclarecido que a carta foi enviada e que pedia a minha comparência na casa da Musica numa data cuja mesma agora não posso precisar qual seja. Afirmando sempre, o IEFP, que a carta teria sido definitiva e seguramente enviada. Perante a situação, mais me indicam que, na próximo pedido de comparência devo explicar novamente a situação, indicando que não me foi entregue a correspondência. Assim o fiz, quando voltei a ser chamado, desta vez ao IEFP de Benfica, na Rua das Pedralvas, Lisboa, mostrei mais uma vez a minha indignação com a situação, dizendo que não devo ser penalizado por algo no qual eu não tive direta interveniência e desresponsabilização. No IEFP disseram-me que não era ali que eu deveria apresentar a reclamação, pois tendo a Delegação diversos Departamentos, não era aquele o mais indicado para resolver a situação.
Mais tarde, no dia 07/06/2017 foi redigida uma carta do IEFP, essa sim, entregue pelos CTT, solicitando a minha comparência na Junta de Freguesia de Campolide. Assim fui, e mais uma vez contei toda esta situação, quando para meu espanto, de 10 elementos, 4 deles queixavam-se do mesmo, de correspondência não entregue; e que tendo ido eles ao IEFP pedir esclarecimento acerca de suas situações terá sido dito para apresentarem reclamação nos CTT, pois todas as cartas foram redigidas e enviadas. Isto põe em causa a vida das pessoas, e intervém diretamente nos seus rendimentos, e na sua sobrevivência enquanto cidadãos. Uma irresponsabilidade destas, não pode ser feita, e no fim assobiarem todos para cima. Ou O IEFP passa a emitir correio com aviso de receção, ou assim será sempre as palavras de uns contra a dos outros. Alguém tem de ser responsabilizado. Não são toleradas faltas injustificadas ao IEFP, ainda mais de quem tem todo o interesse em comparecer, na virtude e experiência de poder voltar a entrar no Mercado de Trabalho com a ajuda do IEFP.
Aguardo com toda a expectativa uma resposta a esta situação. "

Assim sendo, e de se notar tamanha importância deixa aqui a cópia para vosso inteiro conhecimento da situação.
André Luís Cantador

Data de ocorrência: 5 de agosto 2017
IEFP
4 de setembro 2018
Exmo(a) Senhor(a)

Tendo em conta o tempo decorrido, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Alguma questão não hesite em contactar-nos.

Com os melhores cumprimentos