IEFP
IEFP Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
89.2
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
99,4%
Tempo Médio de Resposta
91%
Taxa de Solução
96,1%
Média das Avaliações
50,6%
Taxa de Retenção de Clientes
58,3%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
Instituto do Emprego e Formação Profissional
  • 215 803 000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua de Xabregas, 52
    1949-003 LISBOA
  • aqja@iefp.pt

IEFP - Queixa contra formador do IEFP e críticas a todo o percurso formativo

Resolvida
Ricardo Manuel Carlos da Costa
Ricardo Costa apresentou a reclamação
28 de agosto 2017

No decorrer da formação do IEFP, no edifício de Belém, junto da escola Marquês de Pombal, com inicio a 24 de Outubro de 2016 e término no dia 31 de Julho de 2017, percurso efa pro em programação de informática.
Tive um prazo para dar feedback relativamente à formação, mas como não o fiz atempadamente, venho expor aqui a minha queixa relativamente a este percurso. No decorrer da formação tivemos vários módulos, desde iniciação, redes e programação, onde o foco deveria ser este, programação e não redes, estes módulos que fazem parte do referencial deveriam servir apenas como complemento. O senhor formador Carlos Silva, de redes, desde o primeiro módulo, das 175 horas de redes que fez questão de dar aulas com um grau de exigência de tal forma elevado, que chegou a reprovar mais de um terço da turma, no primeiro módulo com argumentos que caso conseguíssemos validar os módulos seguintes também validaria o primeiro módulo de 25 horas, o problema com o decorrer dos módulos com este senhor foi que o foco começou a ser apenas nos formandos que foram validados com média razoável. Os formandos falam entre si e dessa forma descobrem-se algumas situações menos agradáveis que nunca exporia aqui se eu não saísse prejudicado com este formador. Em conversa com a minha coordenadora referi que um formando foi favorecido em relação aos restantes que também não validaram, e aqui exponho que é uma formanda e em aula eram apenas duas que foi favorecida, salvo erro no terceiro módulo onde o formador lhe atribui um 14 se esta ter média para tal, com dois teste, um teste com dois valores e outro de dez valores, gostaria de saber se este senhor goza com a cara dos restantes formandos, favoreceu, irá para estágio, em comparação com os que tiveram mais dificuldades e eu sou um desses formandos, validei todos os módulos, completei o percurso e em falta ficaram três módulos de redes, três formandos foram para recuperação, onde este senhor envia um teste de extrema dificuldade, sem consideração nenhum para com os formandos e no fim, não valida pelo menos dois deles, impedindo de seguir para estágio. Se acharem que as acusações são graves façam uma auditoria aos critérios de avaliação deste formador e ao resultado final dos trabalhos e na nota que o mesmo atribuiu, uma vez deixem de favorecer os formadores e façam o correto. É uma vergonha a falta de ética deste formador. Irei até às últimas consequências para denunciar esta situação, seja no POPH como na DGERT. Não quero prejudicar a minha colega e como tal não exponho o nome da pessoa aqui, mas é de lamentar, os formandos que foram validados sempre defenderam este formador. No decorrer da formação os que sabiam muito ficaram a saber o mesmo e os que não sabiam nada assimilaram conhecimentos, mas a formação sempre andou ao ritmo dos que sabiam mais e a turma não era equilibrada por esse motivo.
Em relação a outra questão, sempre fui acompanhado por uma clínica que já encerrou atividade, na altura, que já estava para fechar as minhas justificações médicas foram postas em causa pela coordenação.
Não há nada de positivo neste curso, a não ser alguns formadores que tanto como pessoas e formadores foram excelentes, onde o Carlos Silva garantidamente não está incluído.
Não sou obrigado a ter um pc que suporte máquinas virtuais e em três dias fazer um teste com doze páginas, a mesma data atribuída a um formando só com um módulo por validar, eu e outro colega tivemos que fazer o trabalho em conjunto e em momento algum disseram que não era válido.
Aqui fica a mensagem do formador:

Ricardo Costa e Manuel Henriques- Não Validados. Não responderam a 74% das questões e as que responderam têm ambos igual. Não me interessa quem copiou de quem. Não valido nem um nem outro. Um porque copiou e o outro porque consentiu a cópia.

Assim não vão para estágio. Lamento!


O senhor coordenador Ivo que nunca entrou na sala de formação, apenas no primeiro dia e quando necessitávamos de algo tínhamos que nos deslocar ao seu gabinete ou recorrer à Dr.ª Ana Quelhas, a única pessoa que dava a cara pelos formandos, referiu que era uma cortesia do formador Carlos Silva esta recuperação, para uma recuperação deste teor dispensava bem.

Os coordenadores sempre foram ao encontro das necessidades dos formadores e nunca dos formandos e isso foi nítido, mesmo no email da moderadora, que mais uma vez defendeu a postura do formador Carlos Silva.

Gostaria que dessem uma solução a esta situação porque não aceito, após todo o esforço em validar os módulos de programação, pois esse é o principal foco ficar pelo caminho por módulos de redes, onde formadores também exigentes validaram todos os módulos.

Se não for resolvido irei mexer-me em todas as entidades possíveis como agora o fiz na DECO e não em privado para todos verem a vergonha que são os centros de formação do IEFP. Não sou só eu que tenho esta opinião, independentemente dos cursos serem co-financiados não é um favor que nos fazem porque as entidades também ganham com os formandos, ganham os formadores e acabam por ganhar todos.

Aguardo uma resolução e não uma resposta cordial.

Cumprimentos,
Ricardo Costa

Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 28 de agosto 2017
IEFP
4 de setembro 2018
Exmo(a) Senhor(a)

Tendo em conta o tempo decorrido, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Alguma questão não hesite em contactar-nos.

Com os melhores cumprimentos
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
29 de agosto 2017

Aceito perfeitamente que reclame dos favorecimentos, mas.. Reclamar de exigência elevada? Reclamar de ser chumbado porque copiou (LOL)? Reclamar porque está em informática e não acha que tem de ter um computador não corra uma máquina virtual?
Devia ter reclamado atempadamente, na altura em que era devido.